Quando o assunto é comprar novos eletrodomésticos, a primeira coisa que pensamos é economizar, mas sem abdicar do que anda interessando: “a eficiência energética”. Eletrodomésticos que consomem menos energia são ótimos para reduzir as contas de luz e trazer economia para seus consumidores. Porém, como encontrar a opção mais barata, sem deixar a qualidade de lado? Essa é a dúvida da vez.
A melhor opção, atualmente, é comprar esses eletrônicos em períodos de promoção sazonal, como comprar fogão na black friday, a geladeira no Natal e outros equipamentos em épocas de descontos futuros. Mas, para isso ocorrer, é importante já estar de olho nas promoções e nas vantagens desses períodos. Além de aproveitar os descontos, é importante saber que a compra de eletrodomésticos eficientes vai muito além do preço imediato.
O custo a longo prazo, relacionado ao consumo de energia, também deve ser levado em conta. E é aqui que entram algumas estratégias que podem fazer toda a diferença na hora de fechar negócio.
3 dicas que auxiliarão o consumidor a comprar seu eletrodoméstico ecoeficiente
Antes de correr para as compras na Black Friday, é imprescindível ficar atento e colocar cada uma destas dicas em prática. Somente assim o consumidor conseguirá economizar de verdade na compra de um eletrodoméstico ecoeficiente.
Nunca abandone a boa e velha pesquisa
Antes de qualquer compra, é de costume fazer uma boa avaliação sobre o produto. Compare diferentes marcas e modelos, considerando as funções que cada um oferece. Hoje, com a internet, essa tarefa se torna muito mais fácil.
Além disso, fique de olho nas funções extras. Às vezes, um eletrodoméstico oferece tecnologias avançadas, como modos de economia de energia ou controle por aplicativo, que podem ser muito úteis e compensar o investimento.
Verifique a classificação de eficiência energética
A segunda dica é ter a certeza de que o equipamento a ser comprado entrega, de fato, a eficiência energética prometida. Para saber isso, é preciso procurar pelo selo do Procel (no Brasil), o qual indica que determinado aparelho consome baixa quantidade de energia quando comparado aos outros equipamentos, significando contas de luz mais baixas.
Aproveite promoções sazonais
A Black Friday é um dos melhores momentos para adquirir eletrodomésticos, mas não é o único. Diversas promoções sazonais, como o Natal, o Dia do Consumidor ou até eventos específicos de lojas on-line, podem oferecer boas oportunidades.
Ao invés de comprar por impulso, a melhor dica é criar uma lista do que realmente é necessário. Assim, o consumidor poderá acompanhar os preços e aguardar o melhor momento para fechar o negócio.
Cuidado com o barato que sai caro
Embora o preço do produto seja importante, é preciso ter cuidado para não cair em nenhuma armadilha. Muitas vezes, eletrodomésticos muito baratos têm eficiência energética baixa, o que resulta em um consumo maior de eletricidade.
Com o tempo, esse consumo se transforma em contas mais caras, fazendo com que o valor “economizado” na compra inicial seja rapidamente absorvido, dando vida a mais um gasto mensal que acabará saindo mais caro do que a opção com maior eficiência.
Isso mostra a importância de escolher o produto com cuidado. Considere não só o preço de compra, mas também os custos ao longo de sua vida útil. Isso inclui tanto o consumo de energia quanto a necessidade de manutenções e eventuais reparos.
Priorize modelos com maior durabilidade
Por último, para garantir economia, é importante comprar modelo com maior durabilidade. Esses aparelhos costumam funcionar por anos e, em alguns casos, oferecem até maior garantia. Com isso, é possível assegurar que terá economia energética e que não irá precisar trocar de equipamento tão cedo.
Colocando cada uma das dicas em prática, tomando cuidado com o “barato que sai caro” e priorizando modelos com boa durabilidade, com certeza todos podem economizar de verdade na compra de eletrodomésticos ecoeficientes.