Se você deseja que seu conteúdo seja classificado, é necessário considerar a otimização do mecanismo de pesquisa. Por definição, a otimização de mecanismo de busca (SEO) é uma metodologia de estratégias, técnicas e táticas usadas para aumentar a quantidade de visitantes de um site, obtendo uma colocação de alto escalão na página de resultados de pesquisa de um mecanismo de busca.
Para o advogado não especialista em tecnologia, o SEO pode parecer um projeto assustador, mas não deve ser assim. Há várias dicas, ferramentas e técnicas básicas de SEO que você pode implementar para aumentar drasticamente a classificação do seu site e o conteúdo nele.
O SEO pode ser um trabalho de tempo integral por si só – na verdade, existem muitos blogs e sites dedicados a oferecer as informações mais pertinentes e atualizadas para ajudá-lo em sua jornada de SEO. Confira este manifesto para uma análise detalhada dos meandros do SEO do seu escritório de advocacia.
Aqui estão 5 dicas e estratégias básicas de SEO para aumentar seu ranking de pesquisa:
Escolha as palavras-chave do foco certo e implemente-as em todo o seu conteúdo
Palavras-chave são palavras ou frases específicas que descrevem o conteúdo de uma página da web e são os termos-chave que possibilitam que as pessoas encontrem seu site. Por exemplo, se você pesquisar “advogado de danos pessoais”, os sites que o Google serve, serão otimizados para esse termo.
A base básica do SEO começa com as palavras corretas. Idealmente, você deseja classificar termos com alto volume de pesquisa, baixa concorrência e altamente relevantes para sua área de atuação. Se você não tiver certeza de por onde começar, aqui está um guia detalhado de como fazer a pesquisa por palavras – chave .
Depois de escolher as palavras-chave ideais para o seu conteúdo, é hora de implementá-las. Aqui estão algumas dicas essenciais de SEO para colocar palavras-chave em seu conteúdo:
Você deseja incorporar palavras-chave em:
- Publicar títulos
- Cabeçalhos e subposições
- Cópia (a densidade ideal de palavras-chave para seu conteúdo está entre 1% e 3%, evite ultrapassar esse limite para impedir que o Google sinalize seu conteúdo como de baixa qualidade e / ou spam)
- O começo e o fim do seu conteúdo
- URLs
- Atributos alt da imagem
- Meta descrições
- Texto em negrito e itálico
Dica profissional: não faça “coisas com palavras-chave”, inclua apenas palavras-chave onde elas se encaixam no seu conteúdo. A qualidade do seu conteúdo vem em primeiro lugar, e você não pode esquecer que está escrevendo para pessoas, não para mecanismos de pesquisa. Procure encontrar o equilíbrio perfeito entre conteúdo interessante e otimizado.
Criar conteúdo compartilhável
Se o conteúdo é rei, os backlinks são importantes, e uma maneira de aumentar drasticamente o ranking da sua página é atrair links de entrada (ou seja, backlinks ) de outros sites respeitáveis. Nem todos os backlinks são criados iguais e você deseja evitar o incentivo a sites indesejados e com spam para compartilhar seu conteúdo.
As táticas fáceis para incorporar backlinks incluem:
- Compartilhe seu conteúdo através de sites de mídia social para obter backlinks fáceis e respeitáveis
- Busque parcerias e crie postagens de visitantes com links para seu site através de fontes on-line confiáveis
- Dê um pouco, pegue um pouco. Às vezes, a melhor maneira de iniciar uma parceria de conteúdo é vinculando-se a outros sites valiosos nas postagens do seu blog antes de entrar em contato. É mais fácil iniciar a conversa com o pé direito, se você já estiver oferecendo valor à outra parte
Use o vídeo para aumentar sua classificação
Os dois principais mecanismos de pesquisa do mundo são Google e YouTube, respectivamente. O Google possui o YouTube e favorece fortemente o conteúdo de vídeo quando se trata de classificar páginas da web. De fato, as páginas que incluem vídeo têm 53 vezes mais chances de serem classificadas na primeira página do Google.
Além de aumentar sua classificação na pesquisa, o vídeo aprimora sua mensagem para criar uma história atraente para os espectadores se identificarem. Isso ajuda a impulsionar a ação e o envolvimento com seu conteúdo e sua empresa.
Aqui estão alguns fatos rápidos sobre o vídeo on-line:
- 69% de todo o tráfego da Internet dos consumidores até 2017 será em vídeo (Cisco)
- 50% dos usuários de dispositivos móveis listaram o YouTube como destino nº 1 para encontrar informações sobre uma marca ou produto (Google)
- O gozo dos anúncios em vídeo aumenta a intenção de compra em 97% e a associação da marca em 139% (indisciplinado)
- Depois de assistir a um vídeo, é mais provável que 64% dos usuários comprem um produto on-line .
- O usuário médio da Internet gasta 88% mais tempo em um site com vídeo .
- Os espectadores de vídeo para celular têm 1,6 vezes mais chances que os espectadores de TV de conversar com colegas sobre o conteúdo de vídeo que estão assistindo (Google)
Publicar conteúdo regularmente
Os algoritmos de pesquisa favorecem sites que publicam regularmente novo conteúdo em páginas com material estático ou desatualizado. Se você achar que não tem tempo ou recursos para se dedicar à publicação de conteúdo regular de blog, esta é uma oportunidade de incorporar uma parceria de blog convidado em sua estratégia de conteúdo.
Muitos criadores de conteúdo e blogueiros estão ansiosos para trocar o conteúdo do blog por backlinks valiosos (revisite “Criar conteúdo compartilhável” acima), e isso pode ser uma ferramenta útil para aprimorar seu conteúdo.
Criar conteúdo sempre-verde
Conteúdo permanente é aquele que permanece relevante para os leitores ao longo do tempo. O conteúdo permanente nunca fica desatualizado e trabalha para direcionar continuamente o tráfego e influenciar sua classificação de SEO.
O algoritmo de busca do Google favorece sites e páginas com alto volume de tráfego, e o conteúdo sempre verde aproveita esse fato ao direcionar as visitas à página meses e até anos após a publicação inicial.
Alguns exemplos de conteúdo sempre verde incluem:
- Perguntas frequentes (exemplos: “Como encontrou um advogado de ferimentos pessoais”, “O que é ferimentos pessoais?”, “Como faço uma reivindicação de ferimentos pessoais?” Etc.)
- Guias “Como Fazer”
- Tutoriais
- Depoimentos
Embora não exista uma estratégia de SEO infalível e os algoritmos de pesquisa mudem ao longo do tempo, essas 5 dicas básicas de SEO fornecerão uma base sólida para aumentar o ranking de pesquisa do seu site. Além disso, você não precisa ser um guru do SEO para tirar proveito dessas estratégias, e a incorporação dessas táticas pode ter um impacto positivo duradouro na visibilidade da sua empresa. Clientes em potencial não podem contratá-lo se não o encontrarem, e essas 5 dicas garantirão que eles possam fazer exatamente isso.