Quem pretende aumentar as vendas na pandemia sabe o quanto está difícil conquistar novos clientes. Além disso, manter os já existentes também é um desafio. Com a queda na economia, e a elevação da concorrência, é preciso investir em diferentes estratégias para fazer com que um negócio se torne viável.
Usar uma ferramenta de CRM, nesse cenário, é uma escolha inteligente. Para quem ainda desconhece o termo, ele significa Customer Relationship Management. Em resumo, esse software é voltado para promover a melhor relação de uma empresa com os clientes dela. Entretanto, o CRM pode ser considerado uma metodologia.
Mesmo antes da popularização da Internet, empreendedores de todo mundo já utilizavam algumas técnicas para tentar conhecer o perfil de seus clientes. Esses relatórios, feitos manualmente, continham dados como nome, gastos, endereço, produtos consumidos, entre outras informações relevantes.
Hoje, com o avanço da tecnologia, as empresas podem analisar as características de cada cliente em poucos segundos. Por isso, o CRM é tão utilizado pelas equipes de marketing e vendas. Sem esse direcionamento proporcionado pela ferramenta, a probabilidade de qualquer ação não entregar o resultado esperado é muito grande.
Abaixo, em destaque, estão 5 motivos para começar a usar um CRM hoje mesmo.
1 – Análise do perfil do cliente
Esse talvez seja um dos principais benefícios de um CRM. Sem compreender os desejos e as objeções do cliente, uma empresa tem poucas chances de obter sucesso. Com o CRM os gestores têm a oportunidade, por exemplo, de verificar a principal fonte de clientes em potencial, os chamados leads.
Caso eles venham pelas redes sociais, é um indicativo de que a empresa deve investir nesse segmento. Por outro lado, sempre que um cliente envia uma mensagem por meio de um aplicativo, esse conteúdo é mantido arquivado no banco de dados. Dessa forma, caso os clientes tenham demandas parecidas, é mais fácil analisar como o problema pode ser resolvido. Além disso, essas mensagens podem servir ainda como inspiração para novos produtos ou serviços.
2 – Captação de leads
Nunca foi tão importante conquistar clientes como nos últimos meses. A crise econômica atingiu em cheio diversos setores produtivos, sobretudo os pequenos negócios. Nesse sentido, o CRM oferece uma vantagem competitiva bastante interessante. Afinal, por meio desse software, é possível captar diversos leads nas redes sociais.
Para os empreendedores, esse processo é simples. Basta realizar a integração do CRM com os perfis deles nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Dessa forma, caso uma pessoa interessada no produto ou no serviço envie uma mensagem pelo WhatsApp, ou pelo Facebook Messenger, por exemplo, o software a cadastra automaticamente como um novo lead no banco de dados.
Esse lead recebe um “card” e vai direto para o funil de vendas. Assim, dados como nome, e-mail, cargo na empresa, telefone, entre outras informações, podem ser cadastrados no perfil desse cliente em potencial.
Com esses leads cadastrados e organizados por categorias, a empresa tem os dados necessários para começar a prospecção e realizar novas vendas.
3 – Melhor atendimento
Tempos atrás, os clientes tinham poucas opções na hora de conversar com uma empresa. Basicamente elas se resumiam entre visitar o ponto de venda ou realizar uma chamada telefônica. Para o bem da comunicação entre um negócio e o seu público, esse cenário mudou. Hoje, há inúmeras formas de um cliente falar com uma empresa. Entretanto, para as companhias, isso também trouxe novos desafios.
Agora, é preciso atender o cliente por e-mail, no Facebook, no Instagram, no WhatsApp e também pelo telefone. Essa alta demanda exige novos processos e novas ferramentas, como o CRM.
Por meio dele, é possível realizar a integração com todos os aplicativos de mensagens citados. Entretanto, todos os contatos realizados pelos clientes vão direto para uma caixa de entrada única. Dessa forma, os atendentes não precisam pular de um aplicativo para outro. Independentemente se um cliente usou o Skype e outro o WhatsApp, basta usar o CRM para respondê-los quanto antes.
Ambas as partes saem ganhando. A empresa, porque conseguiu responder rapidamente, e o cliente, que solucionou o seu problema no menor tempo possível.
4 – Funil de vendas digital
No CRM a empresa pode acompanhar toda a jornada de um cliente. Basta acessar o funil de vendas, e verificar o estágio de cada um deles. Os leads, por exemplo, estarão no chamado “topo” do funil. São aqueles clientes que ainda estão conhecendo as soluções da empresa.
De acordo com as estratégias de marketing e o trabalho da equipe de vendas, esses leads passam para o meio do funil. Caso a negociação continue, esses clientes em potencial são encaminhados para o fundo do funil. É nesse momento que o lead decide se vai comprar ou não.
Todo esse processo pode ser visualizado pelo CRM, por meio de um funil de vendas digital. Esse atributo da ferramenta é muito importante para realizar a melhor gestão dos clientes, sobretudo aqueles que ainda não realizaram a primeira compra de um produto ou serviço.