Atualmente, o Google é o maior site de pesquisa no mundo, são basicamente 40 mil buscas por minuto.
Para essas pesquisas, o Google fica como encarregado de passar as páginas mais relevantes ao usuário. E o por que o Google faz isso?
Ele basicamente cataloga todas as páginas, e as melhores ranqueadas ele passa ao usuário. E assim que alguém buscar por um termo, o Google filtra todas as páginas e ordena assim por um determinado ranking.
Isso quer dizer, quanto melhor o ranking de determinada página, maiores serão as chances dela estar em primeiro lugar nos resultados da busca.
Para conseguir melhorar o ranking da sua página, e sempre estar nos primeiros resultados da busca, é importante que o SEO faça parte da sua estratégia de Marketing. Além das três dicas que vamos lhe passar, indicamos que você se inscreva em um Curso de Marketing Digital para melhorar o seu conhecimento.
Então, pegue uma caneta e um papel e anote o que vamos lhe passar.
Vamos lá?
O que é SEO?
SEO é a sigla da frase “Search Engine Optimization”, traduzindo para o português é “Otimização para Motores de Busca”.
Essa ação consiste em preparar o site e informar corretamente todos os motores de busca.
As práticas de SEO vão se dividir entre on-page e off-page.
SEO on-page: é as técnicas que vão se aplicar na sua própria página, como o conteúdo, o tempo de carregamento, as melhorias nos códigos, etc.
SEO off-page: é as técnicas que estão ligadas aos elementos externos da página, como por exemplo, a obtenção de novos links de outros sites que vão apontar para o seu site.
O SEO vai começar com as pesquisas orgânicas, isso quer dizer, quando alguém faz uma consulta de buscas como o Google.
É muito comum que as pesquisas orgânicas atraiam os novos visitantes do site, e assim gerando um grande potencial para gerar leads e receita, e por isso é sempre importante ter um posicionamento no ranking das buscas.
Por que SEO é importante?
Hoje em dia existe uma grande demanda pelo conteúdo dentro da internet. Podemos definir que a internet é baseada somente em conteúdo.
Tudo que você publicar ou comentar nas redes, sites, blogs, portais vão gerar conteúdo.
Do outro lado, há pessoas com as suas demandas por conteúdo, tudo que lemos, assistimos é conteúdo sendo consumido.
A seguir, preparamos três dicas para os iniciantes no mundo do SEO.
Poderá se interessar também por: Agencia de link building
1. Elabore uma estratégia de palavras-chave
Uma dica para aparecer nos primeiros lugares do Google é usando a estratégia de usar uma palavras-chave.
Definimos as palavras-chave como um termo que será usado pelos usuários no campo de busca do Google. Então, sempre comece definindo qual palavra chave vai estar diretamente relacionada com o seu negócio.
Será importante ir além dos produtos e serviços que você vai oferecer, você deve pensar na jornada do seu cliente e no que ele vai interessar durante cada etapa da pesquisa.
Então, escolha as palavras mais importantes e logo em seguida comece a produzir um conteúdo focado nelas.
Para terminar, ter uma estratégia de palavras-chave vai significar que você vai concentrar todos os seus esforços em atrair visitantes qualificados para o seu site, sem perder o foco.
2. Produza um conteúdo relevante
Toda a base do SEO é uma produção de conteúdo totalmente relevante.
O Google terá várias maneiras de identificar o que será relevante para o usuário, que será de acordo com a palavra-chave pela qual ele buscou.
Quando você usa várias técnicas, elas vão ajudar a melhorar o seu ranking, se por um acaso o seu conteúdo não for realmente relevante para o usuário, ele jamais
vai voltar a visitar o seu site. E isso vai significar que você terá perdido tempo na produção de conteúdo.
O Google tem diversas formas de adivinhar quando o usuário não curte o seu conteúdo. Por isso, conteúdos irrelevantes acabam sendo penalizados nos resultados de busca.
3. Sempre busque ir além do superficial
É muito difícil compreender sobre o que o usuário busca, o Google usa um critério: o tamanho do artigo.
Não existe o tamanho ideal de blog post, porém, todas as pesquisas comprovam que é imprescindível o artigo ir além de 500 palavras.
Se você ainda não entende sobre o blog post, indicamos que você procure por Cursos Online com Certificado.
Os motores de busca sempre tentam evitar as páginas que funcionam como iscas de cliques, elas funcionam para atrair visitantes oferecendo determinados conteúdos curtos e muito pouco aprofundados.
Como já falamos, 500 palavras é o mínimo, quando você for escrever um artigo sempre busque responder as perguntas do usuário.
Depois de ler sobre os tópicos sobre “SEO para iniciantes”, você ficou com alguma dúvida?
Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.
Grande abraço e até o próximo post!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.