Você sabe como funciona um intercâmbio? Os intercâmbios culturais permitem que você aprenda um novo idioma de forma rápida e natural. Mergulhar em uma nova cultura por meio de um intercâmbio cultural aumentará exponencialmente sua velocidade de aprendizado de idiomas.
Porém, você também precisa saber que nem sempre os cursos ofertados são relacionados a idiomas – apesar de a grande maioria ser – ou seja, existem opções diferentes de cursos que você pode optar.
Neste conteúdo, queremos mostrar a você como funciona um intercâmbio, para lhe ajudar na tarefa de busca e finalização de um contrato de viagem com uma agência que forneça intercâmbios culturais. Leia conosco!
O que são intercâmbios culturais?
Um intercâmbio cultural é um programa de treinamento que prevê a permanência do aluno no exterior por períodos mais curtos ou mais longos, com o objetivo principal de aprimorar o domínio do idioma (nem sempre, conforme mencionado anteriormente).
Mesmo que o aspecto linguístico seja central, o intercâmbio cultural também permite ao aluno aprender profundamente a cultura local e desenvolver atitudes pessoais como abertura de espírito, respeito por si mesmo e pelos outros e sua própria maturidade cívica e social.
Os intercâmbios interculturais representam uma oportunidade única de formação e de vida e são fundamentais num mundo cada vez mais globalizado e multicultural como o atual.
Os alunos que decidem fazer uma experiência de estudo no exterior como esta adquirem um alto domínio da língua local, bem como desenvolvem habilidades interpessoais verdadeiramente únicas, cada vez mais essenciais e exigidas no mundo do trabalho.
Intercâmbios culturais: porque são realmente importantes?
- Eles permitem uma aprendizagem completa e eficaz de uma língua estrangeira, graças ao uso contínuo da mesma nas várias situações da vida cotidiana;
- Permitem que você entre em contato e conheça culturas estrangeiras enriquecendo sua bagagem cultural e humana;
- Forçam a ser o primeiro promotor do seu crescimento pessoal, acelerando o processo de desenvolvimento individual;
- Criam conhecidos, amizades e relacionamentos emocionais que geralmente duram para o resto da vida, especialmente quando se trata de intercâmbios culturais do estilo Host Family.
Que tipos de intercâmbios culturais você pode fazer?
Como funciona um intercâmbio? Quais são os tipos de intercâmbios culturais que você pode realizar? Como eles são contratados e de que forma podem ser encontrados? Conforme mencionamos anteriormente, vamos ensinar tudo passo a passo.
Neste tópico em específico, vamos explicar como funciona um intercâmbio cultural com 5 modelos diferentes, que diferem no tempo de viagem e no momento do ano em que a mesma é realizada. Leia:
1. Trimestre, semestre, ano letivo no exterior
Se você está no ensino médio, pode participar de um programa escolar no exterior. Você será colocado em uma escola secundária local e recebido por uma família anfitriã, no método de intercâmbio Host Family, o qual explicaremos como funciona posteriormente, vivenciando uma experiência de intercâmbio cultural inesquecível.
2. Estudar nas férias no exterior
Além da opção anterior, é possível participar de férias de estudo no exterior durante o verão, a partir de 2 semanas. Você frequentará uma escola de idiomas e participará de atividades organizadas como esportes, excursões e muito mais, desfrutando de uma experiência linguística única e divertida.
Geralmente, essa categoria de intercâmbio é mais indicada para menores de 18 anos, que ainda estudam até o ensino médio e mesmo assim desejam ter uma experiência no exterior, por mais que essa seja curta.
3. Curso de línguas no exterior
Outra forma de funcionamento de um intercâmbio, é participar de um clássico curso de idiomas, sendo essa uma das modalidades mais procuradas. É possível participar de um curso de idiomas no exterior, frequentando uma escola de idiomas por no mínimo 2 semanas.
Nessas escolas específicas você encontra cursos de línguas para crianças, adultos e até mesmo famílias inteiras. É necessário entrar em contato com uma agência de intercâmbio, em todos os exemplos aqui citados, mas ainda mais neste, pois a mesma pode fornecer um local para você ficar e possíveis locais onde se pode trabalhar para conseguir uma renda.
4. Modalidade Host Family
Experimentar uma mudança cultural com uma família anfitriã é certamente uma grande vantagem. Você vai morar com uma família ansiosa para recebê-lo e que vai compartilhar muitas experiências fantásticas com você.
Você não apenas poderá usar o idioma continuamente, mas também entender mais sobre os costumes e hábitos culturais locais, enriquecendo ao máximo o seu intercâmbio cultural. Participar de intercâmbios culturais do tipo Host Family é certamente uma oportunidade única e valiosa.
Na verdade, graças ao alojamento com uma família anfitriã amorosa, você pode colher vários e numerosos benefícios: ter suporte no local para qualquer eventualidade, praticar o uso da língua diariamente com falantes nativos, capaz de fazer com que você desenvolva habilidades linguísticas adicionais no que diz respeito à escola, criar amizades profundas e duradouras, aprender a cultura local de uma forma profunda e abrangente, etc.
As trocas culturais na Host Family garantem uma experiência linguística e de vida de valor incomparável. Novamente, esse tipo de intercâmbio é oferecido por uma agência de viagem, que fornece tanto o apoio quanto a casa aonde você irá se hospedar.
5. Intercâmbios culturais de verão
Os intercâmbios culturais de verão são uma das melhores maneiras de aproveitar ao máximo o verão, vivenciando um programa não só linguístico, mas também altamente educacional, de todos os pontos de vista.
Durante o intercâmbio cultural de verão, você pode viver de algumas semanas a períodos ainda mais longos, combinando aulas de inglês ou frequência em uma escola secundária local, juntamente com muitas atividades extracurriculares nas quais você pode melhorar continuamente seu conhecimento do idioma.
Ao participar de um intercâmbio cultural de verão, você terá a oportunidade de viver por um período de tempo mais curto ou mais longo como um morador local, em uma cidade estrangeira, aprendendo a cultura e a língua estrangeira ao mesmo tempo.
Como fazer um intercâmbio?
Agora que já sabemos como funciona um intercâmbio, como fazer um desses? De forma bem resumida, você deve buscar por uma agência física que trabalhe nesse setor e ofereça todo o apoio, desde o momento da viagem até mesmo ao momento da procura de um emprego temporário em solo exterior.
Busque indicações e leia reviews de empresas que trabalham nesse nicho, buscando encontrar a melhor opção entre as disponíveis, ou ao menos a mais segura, pois estamos falando de uma viagem de algumas semanas para um local totalmente desconhecido. Até a próxima!