Ao lançar uma campanha de marketing por email, até as empresas mais bem-sucedidas enfrentam a ameaça da filtragem de spam. Os filtros de spam modernos estão sendo aprimorados constantemente; portanto, o envio de emails em massa deve acompanhar essas alterações. E você não pode esquecer que mesmo seus assinantes podem marcar suas mensagens como spam depois de recebê-las.
Na verdade, existem muitas razões pelas quais todos o envio de e-mail em massa pode estar chegando à pasta de spam. O principal é o status da sua lista de emails, o status da autenticação, o valor que você está fornecendo ao destinatário no conteúdo dos emails e sua diligência para verificar suas métricas.
Os e-mails marcados como spam afetam sua reputação como remetente.
É claro que você não pretende que os e-mails em massa enviados a seus clientes sejam preenchidos com mensagens irrelevantes ou inadequadas; no entanto, a Internet pode detectá-los com muita facilidade se você não tomar cuidado. Isto é especialmente verdade se você estiver trabalhando com uma grande lista de receptores.
A maioria dos filtros de spam funciona classificando seus e-mails com base em uma lista de fatores que indicam práticas de spam. Ter mensagens marcadas como spam prejudica a reputação do remetente, afetando todos os emails enviados posteriormente.
Sua reputação abrange quase tudo o que acontece com sua mensagem quando você pressiona enviar. Os exemplos incluem taxas de abertura, taxas de cliques, relatórios de spam e altas taxas de rejeição.
Uma reputação realmente saudável tem muito mais probabilidade de garantir a entrada na caixa de entrada do destinatário.
No entanto, quando você tem uma reputação baixa, o filtro de spam pode optar por rotear seus e-mails para a pasta de spam ou, pior, negá-los completamente e descartá-los como rejeição devido a uma má reputação.
Dicas para impedir que seus emails em massa sejam spam
- Não compre listas: o principal é evitar os endereços de email comprados. Se você não tem permissão para enviar e-mails a alguém, é menos provável que ele seja aberto e clique nele; e é muito mais provável que eles denunciem seus e-mails como spam, o que afeta sua reputação como remetente.
- Evitar linguagem do tipo spam: spam modernos filtros analisam o idioma das linhas de assunto de seu email e outro conteúdo para determinar se seus emails são spam. Evite usar todas as letras maiúsculas e acalme-se com pontos de exclamação, cifrões e palavras como ‘grátis’ e até ‘venda’.
- Oferece opções de assinatura: quando você oferece às pessoas a escolha com que frequência elas gostariam de receber seus e-mails, elas têm menos probabilidade de cancelar a inscrição ou serem denunciadas como spam. Ao dar aos seus contatos a opção, você garante que eles não recebam mais emails do que esperavam.
- Fornece uma maneira fácil de cancelar a inscrição: é contraditório, mas se você ocultar a opção de cancelar a inscrição, é mais provável que seus contatos pressionem o botão de spam. Você não precisa do botão de cancelamento de inscrição para ser o recurso mais óbvio no email, mas deve ser fácil descobrir se alguém está procurando por ele.
- Segmente seus contatos: existem várias maneiras diferentes de segmentar sua lista de e-mails para impedir que ela seja marcada como spam. Comece criando uma lista de contatos não confirmados que não estão realmente abrindo e clicando nos seus e-mails. É importante não continuar preenchendo caixas de entrada de contatos que não estão interessados. Você pode criar facilmente uma lista dessas pessoas e usá-la como uma lista de exclusão por um tempo e enviar a eles um e-mail de fechamento especial mais tarde.