A fórmula para monetizar o tráfego da web é simples. Não é nenhum segredo e esta não é uma falácia para enriquecimento rápido. O sucesso depende do tempo, esforço e sua escolha pessoal de ingredientes que você adiciona à mistura – seu conteúdo e seu valor percebido para seu público.
A digitalização de uma página da web leva cerca de 10 segundos em média. Então, geralmente tomamos uma decisão em fração de segundo se devemos investir mais tempo clicando no site.
O visitante questiona subconscientemente o valor de quaisquer ações que está sendo incentivado a realizar.
“Vale a pena clicar nesse link? Como vou me beneficiar investindo tempo e energia no que está sendo oferecido? ”.
Como você chama a atenção do seu público e responde a essas perguntas fica inteiramente a seu critério. A fórmula de três etapas abaixo é simplesmente a mecânica da monetização do tráfego da web. No entanto, para fazer isso funcionar, você precisa investir tempo e energia e, possivelmente, um pouco de dinheiro se estiver com um pouco de pressa.
Fórmula de monetização do tráfego da web em 3 etapas
- Produza conteúdo de valor agregado em seu nicho
- Aumente o tráfego da web
- Converter visitantes
A fórmula é como qualquer receita de boa comida, contanto que você adicione ingredientes de boa qualidade nas quantidades certas à fórmula, você verá um retorno do seu investimento.
Mais velocidade, menos velocidade
A fabricação caseira é uma boa analogia desse método de monetizar um site de bricolagem. Os meses e anos que leva para adquirir um bom vinho são semelhantes ao tempo necessário para cultivar o tráfego da web suficiente para um fluxo constante de renda.
Se todos os ingredientes forem misturados na ordem correta e no momento certo, você obtém um vintage que se torna conhecido entre os especialistas no mundo.
Cultivar um público cativo leva tempo, como conseguir um bom vinho. Foto de Ion Ceban @ionelceban de Pexels
Como e o que você faz para realizar cada uma das três etapas e comprar tráfego que converte (buy traffic that converts) a fórmula de monetização é sua especialidade – a mistura de ingredientes que você traz para seu nicho de mercado.
Etapa 1. Produza conteúdo de valor agregado em seu nicho
Se você está vendendo um produto físico ou digital, já possui ativos tangíveis e um mercado-alvo. Configurar uma loja online é bastante simples nos dias de hoje. Você não precisa de nenhuma habilidade de programação e não precisa investir em nada além de tempo para pesquisar as melhores opções na abundância de ferramentas gratuitas disponíveis em uma ampla variedade de fontes.
O envio direto sob demanda é um excelente ponto de entrada do comércio eletrônico. Você nem precisa ter seu próprio produto para vender. Se você tem um público cativo, pode ser um anunciante ou revendedor de produtos relacionados ao seu nicho específico.
Aproveite a sua localização
No atual clima de medo causado pela ameaça causada pela pandemia, o comércio internacional diminuiu drasticamente, mas houve um impacto positivo da Covid-19 no e-commerce, com os mercados online locais florescendo, já que as pessoas estão mais dependentes de compras e entregas online serviços enquanto a crise forçou muitos estabelecimentos de tijolo e argamassa a se tornarem totalmente dependentes de um ambiente de comércio eletrônico em rápida evolução para se manterem em contato e comercializarem com sua comunidade local.
Quando você chegar à Etapa 2, aumentando o tráfego da web, poderá aproveitar as vantagens desse modelo de negócios descentralizado, direcionando o tráfego da web em um local específico.
Seu conteúdo é um produto
Os produtos não se vendem. Eles dizem que “uma imagem vale mais que mil palavras”, mas no mundo da monetização do tráfego da web, mil palavras agregam um valor significativo a uma imagem.
O seu conteúdo e a forma como é apresentado ao seu público-alvo definem o seu nicho. É importante deixar bem claro o valor do seu conteúdo para o seu público-alvo. Na verdade, seja claro sobre os dados demográficos de seu público e o que você deseja que os visitantes façam quando chegarem a uma de suas páginas de destino.
Sua experiência de vida é um produto
Qualquer que seja o seu conhecimento e experiência, ele tem valor que pode ser monetizado. Foto de Andrea Piacquadio de Pexels
Qualquer conhecimento e experiência que você adquiriu em sua vida, tem valor. Se você está envolvido em alguma coisa há alguns anos, você já se qualifica como um especialista aos olhos de outras pessoas menos experientes.
Da mesma forma, sua opinião como profissional de uma determinada área tem peso ou seu ponto de vista baseado na formação, na experiência de trabalho ou na pesquisa pode pegar como uma ideia revolucionária. Seus ajustes e truques de vida exclusivos podem ser uma fonte de rentabilização.
O ponto aqui é que você não precisa vender um produto tangível para ganhar dinheiro. Você não precisa de uma loja online e não precisa fazer nenhuma transação. O seu público gastando tempo visitando suas páginas da web pode ser suficiente para fazer você ganhar alguns reais.
Transforme sua paixão em um cheque de pagamento
Gostou de um bom discurso? Você pode tirar proveito das coisas que o deixam louco. Foto de Andrea Piacquadio de Pexels
Mesmo que você não tenha nenhuma habilidade ou conhecimento especial, pode capitalizar sua paixão pessoal. Seja você um vegano vocal com um temperamento violento ou um tímido caçador de trens, você pode publicar conteúdo sobre seu passatempo favorito e ter certeza de que existem outros com interesses semelhantes que irão apreciar o que você tem a dizer sobre isso.
As possibilidades são infinitas, mas aqui estão algumas ideias de conteúdo que pode ser monetizado.
- Guias de instruções
- Avaliações de produtos
- Reportagem e pesquisa de notícias
- Opinião política, social e científica
- Memes e outros insights engraçados
- Locais de interesse
- Fóruns para compartilhar conselhos específicos de nicho
- Estatísticas, fatos e números
Etapa 2. Aumente o seu tráfego na web
Você deve se concentrar em aumentar seu tráfego na web somente após concluir a primeira etapa de configuração de sua plataforma, pronta para receber os clientes e dar a cada um deles uma boa experiência – uma que seja positiva o suficiente para começar a promover a fidelidade à marca e o boca a boca.
Aumento de um público orgânico
Como a proverbial aquisição de vinhos finos, aumentar o tráfego da web organicamente é um esforço demorado. Envolve a publicação frequente de conteúdo em seu site e por meio de outros canais de marketing, como mídias sociais. Seu tempo e esforço cultivando um público orgânico é um investimento que acabará recompensando você com um retorno saudável quando seu público amadurecer.
Compra de tráfego da web
É aqui que gastar um pouco de dinheiro vale o investimento para reduzir drasticamente o tempo gasto para aumentar seu público de forma totalmente orgânica. A compra de tráfego da web (Buying web traffic) é uma maneira muito mais econômica de acessar rapidamente uma fonte de clientes potencialmente leais em seu nicho específico.
Não há dúvida de que ter uma presença de mídia social de crescimento orgânico é uma excelente ferramenta de marketing. Clientes ou fãs satisfeitos compartilham seu conteúdo e promovem sua marca sem nenhum custo extra para você.
Pagar por publicidade nas redes sociais é exatamente o mesmo que comprar tráfego na web. A desvantagem é que você paga pelo tráfego da web que circula nos fóruns de mídia social. Uma solução mais econômica é ter especialistas em web (web experts) que enviem milhares de visitantes em seu nicho de destino diretamente para seu site.
Etapa 3. Converter visitantes
Com produtos tangíveis ou digitais, uma conversão é uma transação monetizada direta – o visitante se converte em um cliente e faz um investimento em dinheiro para um produto prometido.
Na verdade, uma conversão pode ser qualquer ação desejada que os visitantes realizam em seu site, dependendo do que você tem a oferecer. Pode ser clicar em um link, compartilhar uma postagem de blog, visitar uma nova página, baixar um documento, assinar boletins informativos, assistir a um vídeo, ouvir um podcast ou simplesmente passar o tempo lendo seu conteúdo.
Nem todas essas ações são conversões monetizadas diretas, mas são todas pequenas etapas para promover a familiaridade com a marca e a lealdade de longo prazo.
Encontre um anunciante afiliado
Os anunciantes precisam de plataformas e influenciadores para promover seus produtos ao público-alvo. Você, como editor que seguiu a Etapa 1 da fórmula de monetização – construindo uma base de conteúdo específico de nicho – tem uma plataforma pronta para gerar receita com visualizações e cliques de anúncios afiliados.
A parceria com uma organização de marketing afiliado monetiza instantaneamente seu tráfego na web. Os visitantes geram receita simplesmente passando o tempo percorrendo seu conteúdo, criando impressões dos anúncios exibidos em suas páginas.
O anunciante normalmente fornece todas as informações de que você precisa para colocar os links, banners e textos que deseja usar para promover seus produtos. Alguns anunciantes pagam uma comissão sobre todas as vendas feitas a partir de seus links.
Tudo que você precisa fazer é incorporar o conteúdo do anunciante ao seu, agregando valor para os visitantes, para o anunciante e para você.