Tudo na vida exige trabalho e dedicação. Para o marketing de afiliados não é muito diferente, é preciso conhecer o seu mercado para conseguir ganhar dinheiro.
E você não precisa de uma Consultoria em Marketing Digital para começar.
Para quem ainda não foi apresentado, os programas de afiliados são serviços de publicidade prestados por pessoas que disponibilizam seus sites e blogs e recebem uma remuneração por isto, muitas vezes baseada em resultados.
Esta modalidade é muito procurada por ser interessante para quem tem blog ou site, visto que plataformas como o Google Ads chegam a repassar 60% do valor dos cliques em anúncios para o dono da plataforma.
No fim das contas, todo mundo ganha com o marketing de afiliados, já que quem anuncia pode aumentar as vendas de seu produto e quem recebe o anúncio vai ganhar uma remuneração para tal.
Conheça os principais passos para ser um afiliado de sucesso
Isto não é uma regra geral, mas existem alguns passos que fazem com que as chances de sucesso aumentem e muito. A primeira delas é o planejamento. Mas existem nuances dentro deste planejamento que podem ser decisivas para um bom resultado, assim como sua ausência pode refrear os resultados obtidos.
1. Nicho
A internet se organiza como uma grande biblioteca, e por isso, é evidente que nela existem diversos nichos. Cada qual no seu espaço. Para o marketing de afiliados não é diferente.
Depois de definido qual o nicho e tendo muita certeza disso, é hora de começar a colocar a mão na massa e criar conteúdo segmentado. Mas não qualquer conteúdo.
É preciso educar a audiência, ensiná-la do que você fala e dar-lhe conteúdo de verdade e que seja de qualidade.
Fique atendo a sua audiência, o conteúdo só é bom se engaja e faz seu público se interessar. Sem bom conteúdo a audiência cai e as chances de sucesso diminuem drasticamente.
Uma dica especial é: se você quer falar de culinária, já temos aqui um nicho bem definido. Mas dentro de culinária existem diversos subnichos, alguns muito saturados e outros ainda não explorados e com uma boa margem de atuação no mercado.
Procure esses nichos, teste e construa sua audiência, sem esquecer que não adianta de nada ter um blog que trata de diversos assuntos, cheio de anúncios e sem uma audiência consolidada.
2. Crie seu site
Crie seu espaço na internet, monte um site ou blog que seja seu e não apenas de algum sistema de blog. Ao seguir em uma estratégia dessas, você corre o risco de jogar fora todo o seu trabalho.
A partir do momento em que você utiliza a plataforma de uma empresa, você está vinculado a ela e refém dos interesses dessa companhia. Se por alguma razão a empresa resolver que você está burlando a política de uso, seu blog pode ser bloqueado ou deletado.
E todo o trabalho vai por água abaixo.
Portanto, compre uma hospedagem, um domínio e monte o seu site, existem várias ferramentas que podem te ajudar com isso e no mercado é possível encontrar os mais diversos preços.
Outro fator importante é o amadorismo. Nos tempos recentes somos bombardeados de informações e muitas vezes entramos em sites estranhos, cheios de anúncios, com cara estranha e que não nos faz sentir a menor credibilidade no trabalho que é desempenhado por aquele portal.
Portanto, invista. Se não é possível pagar um design, pense no WordPress, e nos vários temas gratuitos ou pagos que possui e que podem dar uma outra perspectiva de apresentação do seu portal.
O conteúdo é o ponto central, mas o visual é a porta de entrada. Se o site não for bonito, as pessoas podem desistir de consumir o conteúdo.
3. Seja o seu principal cliente
Sim, tem que pensar no seu negócio com o mesmo carinho e dedicação que pensa no seus clientes. Se você não gerir de forma adequada, passar tempo trabalhando nele e construindo estratégias, não dará certo.
É preciso se dedicar, pensar em como crescer sua audiência, seu engajamento. Não uma vez ou outra, mas sim todos os dias. Manter sua página atualizada com conteúdo rico é uma tarefa difícil e que não pode ser deixada em segundo plano já que é a partir do conteúdo que ocorrerá a manutenção e expansão da sua audiência.
Se organize. É muita coisa para ser feita, sem organização as coisa podem ficar muito perdidas, serem esquecidas e consequentemente, você pode perder dinheiro, ou deixar de ganhar dinheiro.
Utilize ferramentas como agenda, lista de tarefas e várias outras que otimizem a sua produtividade.
4. Seja criterioso
Você se dedica a produzir conteúdo de qualidade, faz uma série de planejamentos, educa uma audiência e dedica tempo de vida e dinheiro para levar qualidade para o público. Então, você aceitaria qualquer coisa para divulgar outras marcas para o seu público qualificado?
A resposta deve ser não. O ideal é que você seja de fato criterioso com o que é anunciado no seu espaço. Procurar anúncios que façam sentido para o seu público. Fazer cálculos para saber se a comissão é boa, ou se tem outras que podem ser mais vantajosas para você.
É difícil, mas se você fizer isso, a sua chance de sucesso aumenta de forma considerável. Tanto para as conversões feitas a partir do seu site, quanto o valor que a publicidade agrega ao trabalho que você já desenvolve.
5. Divulgue seu trabalho
Pode parecer óbvio, mas divulgue seu trabalho. Use campanhas para chegar a novos leitores e aumentar a sua audiência qualificada. Mas não use isso como estratégia principal ou exclusiva.
A aplicação de SEO é fundamental, o tráfego orgânico é o que tem maior potencial para rentabilizar melhor e impulsionar o seu sucesso em programas de afiliados. Foco no conteúdo, atenção na audiência e cautela.
Conclusão
É possível ser um afiliado de sucesso realizando um trabalho estratégico e com afinco. Sem deixar de se valorizar e procurando construir mesmo nos anúncios uma coesão com o conteúdo do seu site ou blog.
Não existe magia ou sorte, apenas dedicação e estudo para conseguir entender como funciona a audiência e formas de aumentar o tráfego, sem esquecer: você é o seu principal cliente, cuide do seu negócio.