Quer economizar nas compras do dia a dia, mas não sabe como fazer isso? Então você está no lugar certo.
Hoje em dia, economizar pode fazer uma grande diferença no fim do mês. Com a ajuda da internet, ficou mais fácil ainda encontrar um bom código de desconto e promoções para poupar.
Pensando nisso, separamos seis dicas que você pode colocar em prática hoje ainda para economizar mais. Confira.
1. Crie uma lista de compras
Vai sair às compras? Uma das melhores maneiras de evitar compras por impulso é criar uma lista antes de sair de casa.
Fazendo isso, você pode se concentrar apenas no que realmente precisa e evita gastos desnecessários.
Outro ponto positivo em realizar a lista de itens do mercado é evitar comprar produtos já existentes em casa, o que evita ter muita coisa igual que pode ser jogada fora.
Além disso, a lista de compras também economiza tempo. Com tudo planejado, suas idas ao supermercado se tornam mais rápidas e eficientes, já que você sabe exatamente o que precisa levar.
2. Aproveite promoções e compre em atacado
Fique de olho nas promoções e obtenha os benefícios de ofertas sazonais. Isso é uma maneira de economizar.
Itens de limpeza ou higiene pessoal são produtos que você frequentemente verá em promoção, e você pode aproveitar e comprar em grandes quantidades de uma vez só.
Outro truque é fazer compras no atacado para economizar. Isso oferece o benefício de poder comprar em grande quantidade durante as promoções e, para muitos produtos regularmente usados, você pode comprar o suficiente para um período de um a dois meses.
As grandes redes de supermercado ou clubes de compra oferecem descontos especiais nesse sentido. Isso geralmente beneficia famílias grandes e aqueles que gostam de manter as prateleiras cheias.
3. Compare preços online
Antes de comprar algo, definitivamente vale a pena fazer a pesquisa e comparar preços online. Os sites de comparação estarão mais do que dispostos a ajudar.
Eles dão a chance de ver o preço exato do seu produto favorito em várias lojas ao mesmo tempo e descobrir qual deles lhe oferecerá o melhor negócio.
Na verdade, além disso, ao pesquisar o seu produto favorito online, você pode encontrar algumas avaliações e comentários de compradores anteriores, por vezes é exatamente o toque que você precisa para não ter surpresas infelizes após a compra.
Por último, mas não menos importante: muitos dos sites de comparação de preços também oferecem recompensa em dinheiro ou cupons exclusivos se a compra for feita através de links deles.
4. Utilize cupons de desconto e programas de fidelidade
Uma maneira fácil e eficaz de economizar dinheiro é comprar itens através de cupons de desconto. O cupom é aplicado durante a compra e o valor total é deduzido.
Quando você sabe onde encontrar o código de desconto, economiza mais dinheiro. Além disso, há programas de fidelidade para clientes habituais.
O cliente obtém pontos ao fazer compras frequentes ou ao escolher um serviço, assim compra algo de graça. Há também outros bônus por promoções especiais ou descontos. Você também pode comprar um produto em relação à porcentagem no dia de seu aniversário.
5. Compre produtos fora da estação
Outra estratégia inteligente é comprar produtos fora da estação. Roupas e acessórios de inverno, por exemplo, são geralmente mais baratos no verão, e vice-versa.
Aproveitar essas oportunidades pode resultar em grandes economias. Segundo especialistas em economia doméstica, comprar fora de temporada pode reduzir os custos em até 50%.
Além de roupas e acessórios, essa estratégia também pode ser aplicada a outros produtos sazonais, como itens de decoração, equipamentos esportivos e brinquedos.
Comprando esses itens fora da época de alta demanda, você pode encontrar descontos significativos e se preparar para a próxima temporada sem gastar muito.
6. Avalie comprar marcas próprias
Você já foi no mercado e viu que existem produtos com a marca do mercado por um preço mais baixo?
Isso acontece pois muitos produtos de marcas próprias são fabricados pelos mesmos fornecedores das marcas mais conhecidas, garantindo qualidade similar por um preço mais baixo.
Experimentar essas marcas pode mostrar que muitas vezes a diferença de preço não corresponde a uma diferença significativa na qualidade ou no desempenho do produto.