Você gostaria de aumentar a produtividade nos seus estudos? Certamente que sim. Nos últimos anos, com o aumento pela procura da flexibilidade de horários oferecida pelos cursos online, por exemplo, muitos estudantes e profissionais acabam esbarrando em diversos fatores que afetam a produtividade nos estudos.
Ao iniciar uma capacitação em Cursos EAD, a ideia é aproveitar o tempo, ser mais produtivo e conseguir resultados satisfatórios. Estes objetivos estão ligados diretamente a dois fatores fundamentais: o primeiro está relacionado ao ambiente de estudo e o segundo ao comportamento do aluno.
É muito difícil separar um do outro, mas não se preocupe, vamos desdobrá-los para explorar os detalhes que podem levar você a melhorar sua produtividade, em menos tempo, e com mais qualidade.
Começaremos pela configuração de um ambiente ideal para os seus estudos. É muito comum ouvirmos alguém dizer que está estudando “tantas horas” todos os dias, mas seus resultados não estão saindo conforme as expectativas.
É bem provável que o ambiente de estudos não esteja ajudando, esteja favorecendo distrações e outros obstáculos para que seus resultados sejam melhores. Um bom local de estudos pode ter tanta influência no resultado dos cursos à distância quando o tempo dedicado a eles.
O local de estudo
Por mais que seja senso comum afirmar que o lugar mais confortável e reservado da casa é o seu quarto, não quer dizer que este seja o melhor lugar para você estudar. A simples presença de uma cama pode levá-lo a “tentação” de querer, por exemplo, estudar deitado. Mesmo assim, a questão da privacidade acaba levando a maioria dos estudantes de Cursos EAD a optar pelo quarto como ambiente de estudo.
Portanto, se não houver a possibilidade de estudar em outro local reservado que não seja o quarto, a solução mais comum é a criação de um “cantinho de estudo” dentro do quarto. Neste caso é necessário estar atento às distrações, procurando separar os ambientes. Sempre que possível, deixe a cadeira de costas para a cama, e também para televisão, se houver. Assim estará prevenido da tal “tentação”.
A Mobília
Um ambiente de estudos tem alguns aspectos técnicos que merecem muita atenção. Por exemplo , a mobília. Uma escrivaninha adequada deve ter o tamanho adequado ao espaço em que será colocada, e também estar numa altura ideal para estudos, que é de 0,75cm do chão.
O mesmo caso é aplicado à bancada de estudos, o ideal é que ela tenha 0,75m de altura do chão, e, no mínimo 1m de largura. Essa medida possibilita que o computador e os cadernos sejam abertos lado a lado. Melhor ainda se fizer a opção de colocá-la próxima a uma janela, que permita bom arejamento no ambiente. Uma boa mesa de estudos também estará nestas dimensões.
Atenção, alguns móveis como as escrivaninhas, mesas e bancadas podem ser esteticamente bonitos,mas pouco funcionais na hora de utilizar, fique atento aos detalhes!
Cadeira Ergonômica
Este móvel é de extrema importância, e de grande influência na sua produtividade. Por isso, a cadeira na qual você passará algumas horas sentado deve ser produzida segundo a Norma 13962/2006 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Veja algumas das recomendações para que a cadeira seja segura e de qualidade, e não promova lesões ou mesmo cansaço excessivo.
O assento deve ser regulável, de maneira que o usuário possa ajustar sua altura. Desta maneira, ficará com os joelhos formando um ângulo de 90º em relação ao piso, com os pés totalmente encostados no chão. Essa é a postura ideal para sentar-se durante os estudos.
Encosto
A largura mínima do encosto é de 30cm, e a altura mínima é de 24cm. Há casos ainda, em que o encosto é separado do assento, e nessas ocasiões, ele também deve ter uma regulagem que permita que o encosto se ajuste ao ângulo natural da coluna vertebral do usuário.
Material do Assento
O estofamento do assento deve ser firme e ao mesmo tempo macio. Se possível, dê preferência aos tecidos que “respiram”, ao invés dos sintéticos.
Rotação e Rodinhas
Importantes, e ótimas para evitar que se levante ou faça esforços desnecessários ao alcançar algum objeto. Quem nunca brincou de deslizar com uma cadeira com rodinhas? Brincadeiras a parte, elas ainda ajudam a não degradar o piso do seu local de estudos.
Braços das cadeiras
Que sejam, preferencialmente ajustáveis. Os braços das cadeiras permitem que, ao relaxar seus braços, o usuário também relaxe a musculatura do pescoço, uma das regiões mais exigidas na atividade de estudar online. Favorecer sua postura certamente aumentará sua produtividade.
Notebooks e Computadores
Procure valorizar o conforto da sua atividade, principalmente no que diz respeito à digitação. Com a utilização de mouse pads ergonômicos e apoios para os punhos. Geralmente esses acessórios são “recheados” com gel, e ajudam a prevenir dolorosos problemas, como a tendinite.
A opção por equipamentos sem fio também ajuda a manter o local mais limpo e organizado, caso o equipamento tenha fios, não há problema algum, basta mantê-los fora do seu campo de ação, organizados de maneira que não lhe atrapalhem na sua movimentação.
A resolução do monitor do seu computador ou notebook também é de extrema importância. Procure manter o nível de brilho e contraste da tela que você está usando num modo confortável.
É importante fazer pequenas pausas de 10 minutos a cada hora olhando para a tela. Olhe para outros pontos de vez em quando, e também pisque várias vezes se perceber que já está há muito tempo diante do monitor. Um monitor mal regulado poderá prejudicar sua visão, além de incorrer em mais esforço e cansaço ainda.