Para conquistar novos clientes, é preciso pensar em estratégias que despertem o interesse, além de entender o que as pessoas estão buscando ou o que elas precisam. Atirar no escuro e apenas jogar as informações, sem entender para quem elas são, resulta em perda de investimentos e de tempo.
Hoje, com a tecnologia, é possível pensar em estratégias locais bastante específicas, como a geolocalização. Nela, é utilizada a localização geográfica dos usuários para entregar conteúdo relevante e, quem sabe, transformar essas pessoas em possíveis clientes.
Disponibilização de cupons de desconto
Para lojas físicas e virtuais, o geomarketing ajuda a divulgar descontos e a disponibilizar um código promocional para clientes aproveitarem as ofertas. A ideia é bastante simples: se a empresa está localizada apenas em uma cidade, não há motivos para que o cupom chegue em pessoas de todo o Brasil.
Mesmo para quem tem apenas um Instagram ou loja virtual, como exemplo uma loja de doces de Santos, as entregas serão feitas apenas nessa cidade, então não faz sentido a divulgação atingir uma pessoa que mora no Rio de Janeiro.
Agora, se envolver um produto que pode ser enviado para qualquer lugar do Brasil, a geolocalização vai ajudar a entender onde se encontram aqueles clientes interessados no seu produto.
Atingir um público bastante específico
Um cliente mais específico precisa ser encontrado para entender que existe um produto feito para ele. O geomarketing ajuda a descobrir onde se encontram, por exemplo, pessoas que gostam de frequentar livrarias de rua.
Se elas moram na região central de uma cidade, a divulgação será focada nessa área, com o intuito de falar sobre a abertura da loja, um evento literário ou promoções de determinados títulos.
No meio virtual, o objetivo é o mesmo: atingir pessoas que gostam daquele produto, mesmo que estejam em diferentes regiões do Brasil (ou do mundo). A diferença é que, além de incluir o local, também são adicionados possíveis interesses do público-alvo.
Entender como o cliente se comporta e onde se encontra
O comportamento do cliente ou potencial cliente ajuda a entender o que funciona e o que não funciona para a marca. Assim, as estratégias de geolocalização também são um ótimo teste para desvendar se você está atingindo as pessoas certas.
Além de especificar cidades, bairros e até a faixa etária, alguns gostos pessoais são inseridos no anúncio. Feito isso, é só observar o retorno. Quantas pessoas realmente se interessaram pela marca? Aconteceu de alguém não entender o produto ou se incomodar com a divulgação?
Assim, se a empresa tem um cliente altamente conectado, que faz tudo pelo celular e é da geração Z, não adianta oferecer um desconto que só pode ser retirado na loja física, pois para ele isso não faz sentido.
Identificar o melhor local para se estabelecer
Quando o objetivo é definir uma cidade ou região para se estabelecer, o geomarketing também ajuda a identificar a melhor localização. Para lojas físicas, esse estudo é bastante importante, ainda mais nos casos em que uma loja virtual está partindo para o meio físico.
A disponibilização dos anúncios e a forma como as pessoas reagem (e interagem) ao conteúdo contribuem para analisar se a escolha é interessante. Por exemplo, abrir uma distribuidora de bebidas alcoólicas em um bairro mais familiar e com muitas crianças pode não ser uma boa ideia, mas esse mesmo espaço em um bairro boêmio se torna um grande sucesso.
Assim, vale a pena fazer testes e estudar onde as pessoas gostariam de encontrar determinado produto ou serviço. Quanto antes você identifica essa necessidade, torna-se mais fácil aproveitar a oportunidade e conquistar esses clientes.