Quando o assunto são eletrodomésticos, qual cor vem à sua mente? Para a maioria das pessoas, a resposta se resume ao preto, branco ou prata, considerando que essa foi a paleta de cores mais usada nos últimos anos. Entretanto, uma tendência está de volta e ela apareceu para ficar!
Torradeira amarela, batedeira vermelha, liquidificador rosa… Esses são alguns dos exemplos visuais dos eletrodomésticos vintage! Reconhecidos por suas cores diferentes e formatos retrô, eles voltaram associando uma imagem “antiga” às novas tecnologias disponíveis no mercado.
Afinal, por que eles voltaram?
Assim como na moda, na música e na maquiagem, alguns estilos que já foram populares tendem a retornar após alguns anos. A tendência vintage não é uma novidade e também pode ser observada no design de interiores. Impulsionadas principalmente pela nostalgia, as tendências tendem a ter uma boa aceitação entre o público.
No caso dos eletrodomésticos vintage, as batedeiras e os fogões coloridos relembram o padrão utilizado nos anos 1950 e 1960. Quem é dessa geração ou frequentou a casa de pais e avós nesses anos deve se lembrar da mistura de cores que compunham a cozinha.
Como identificar um eletrodoméstico vintage?
O conceito de vintage é muito amplo, por isso a dúvida pode surgir, principalmente para quem é mais novo. Quando se fala em um eletrodoméstico nesse estilo, não estamos falando de itens antigos, mas, sim, de produtos que simulam o design tradicional das décadas de 50 e 60.
A maneira mais fácil de identificar um eletrodoméstico vintage é através das cores. Uma batedeira vermelha, por exemplo, já dá sinais de que faz parte desse grupo. Outros pontos a serem observados são os formatos e o design dos botões.
Os eletrodomésticos são apenas decorativos?
A palavra vintage é muito associada a coisas antigas, por isso, eletrodomésticos dessa categoria podem trazer desconfiança para quem não está por dentro da tendência. Afinal, esses produtos têm a mesma qualidade dos itens mais modernos, ou são apenas parte da decoração?
Apesar de trazer beleza ao ambiente, os eletrodomésticos vintage não possuem a estética como único foco. As tecnologias usadas são as mais modernas, trazendo o aspecto “retrô” apenas na aparência. No caso das batedeiras, por exemplo, você compra um produto com as mesmas funcionalidades, mas agora em um design repaginado!
3 itens vintage para incluir na sua decoração
Agora que você já sabe o que são os eletrodomésticos vintage, como identificá-los e como funcionam, chegou a hora de colocar a mão na massa. Existem muitos itens clássicos que se tornaram símbolo do estilo na cozinha:
Torradeira
As torradeiras são eletrodomésticos compactos e com preço acessível em comparação a outros itens da categoria. Usadas principalmente para preparar café da manhã e lanches, elas costumam ser quadradas e coloridas, seguindo modelo em que se colocam as fatias e estas “pulam” quando estão prontas. Essa é uma ótima opção para começar!
Batedeira de bolo
Uma das peças mais clássicas do estilo vintage não poderia ficar de fora. Batedeiras vermelhas, azuis, amarelas e verdes fazem parte da lista de opções. Para usá-las de forma decorativa, a dica é deixar o item na bancada, trazendo destaque.
Liquidificador
Outro eletrodoméstico multifuncional e com preço acessível é o liquidificador. Nos modelos vintage, você pode usá-lo como parte da decoração da sala de estar ou de um “cantinho” bar. Assim, ele já fica próximo do local de uso.
Cuidado com os excessos
Cheios de cores, os eletrodomésticos vintage são uma ótima opção para quem gosta de ousar no estilo e na decoração. Entretanto, é preciso ter cuidado com os excessos para não pesar o ambiente e perder a harmonia.
A dica é focar na paleta de cores. Assim, escolha tons que se complementam ou um só para garantir um visual bonito e vintage.