Não é de hoje que o mercado se mostra como um meio competitivo entre empreendimentos do mesmo segmento, e com isso surgem diferentes meios e estratégias para que uma empresa possa se destacar, como é o caso da inteligência comercial.
Também conhecida como inteligência competitiva, essa estratégia trata-se de um conjunto de atividades que os colaboradores realizam, coletando e analisando as informações que são referentes a novas maneiras de se fazer negócio.
O que, por sua vez, pode tornar o mercado ainda mais competitivo e também inovador, uma vez que as demais empresas acabam entrando em uma constante evolução, com o objetivo de superar os outros negócios do ramo.
Como uma empresa de táxi aéreo executivo que, ao utilizar a inteligência comercial, pudesse aprimorar os seus serviços de qualificação de leads para que se destaque no meio de outras companhias.
Os dados coletados podem ser internos ou externos, apresentados no formato de análise para saber tanto as quantidades quanto a qualidade, desde que possam apoiar novas decisões e criar ou reforçar novas estratégias, sempre pensando na menor forma de risco.
Por gerar um modo de competição entre os empreendimentos que passam a utilizar a inteligência comercial, a importância deste método se mostra eficiente quando se deseja obter informações e saber trabalhar com elas.
Isso ajuda não somente a administração de uma empresa que oferece serviços como rápido motoboy, como também as áreas ligadas às vendas de serviços e produtos ou o marketing do negócio.
A inteligência comercial proporciona um entendimento do que pode ser melhor desenvolvido, prever os cenários do empreendimento em determinadas situações, e por ser um passo à frente da concorrência, pode evitar possíveis prejuízos.
Principais benefícios da inteligência comercial
Planejar os passos e as metas de um empreendimento pode ser a diferença entre a prosperidade e os empecilhos.
Ou seja, independente de qual seja o ramo de atuação, como a prestação de serviço de cabeamento de rede residencial ou a venda de produtos, ter objetivos traçados é essencial.
Portanto, alguns passos que possibilitam uma inteligência comercial adequada são:
- Acompanhamento de rankings e de notícias;
- Automatizar processos;
- Acompanhar as métricas;
- Eficiência de estratégias;
- Entender os clientes.
Saber o que acontece no mercado nacional e também mundial é uma forma de inteligência comercial, que garante um planejamento mais adequado das estratégias para eventuais empecilhos que venham surgir.
Nesse sentido, para uma empresa que fabrica e distribui bateria de caminhão de 150 amperes, entender o mercado por meio de rankings ou notícias é primordial para entender os cenários que podem ser prejudiciais ou oportunos.
Quando se trata de inteligência comercial, investir em automatização e substituições de etapas que antes eram manuais, no formato tecnológico são capazes de auxiliar em melhorias no negócio.
Sendo um desses meios o sistema CRM (Customer Relationship Management), que também é conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, responsável pela coleta e gerenciamento de dados que a empresa deseja levantar e monitorar.
Assim como as métricas, o estado bruto das informações relacionadas a empresa ou do cliente que foram coletadas e que serão aprofundadas com a ajuda de KPI (Key Performance Indicator), o indicador-chave de performance do empreendimento.
São ferramentas como essas que mostram o andamento de uma empresa de limpeza em condomínio, por exemplo, porque os dados levantados apresentam tanto os desempenhos internos e, especialmente, os externos, que estão ligados aos consumidores.
Afinal, os dados são a base para entender o quanto uma estratégia está ou não sendo eficiente.
O planejamento de marketing, o sistema de vendas, a abordagem ao cliente, o desempenho dos funcionários e a parte financeira, tudo isso requer dados para serem trabalhados em análises que irão determinar qual a posição do negócio.
Inteligência comercial também é colocar em prática investimentos financeiros em estratégias ou áreas da empresa que possam ajudar a elevar o número de vendas, como o marketing e seus anúncios por meios online ou offline.
Afinal, é através do levantamento do número de vendas que é possível entender ainda mais o público-alvo do negócio, além de seus desejos e necessidades em relação ao que lhe é ofertado.
Isso porque se um consumidor está a procura de um sistema de interfone para condomínio de última geração, é necessário que a empresa mantenha seus produtos atualizados para que a necessidade dele seja atendida e para não ficar atrás no mercado.
As etapas dessa atividade comercial
Quando uma organização decide utilizar a inteligência comercial para aprimorar seu desempenho, pode ser necessário adotar quatro etapas importantes, que são:
- O planejamento;
- A coleta;
- A análise;
- A interpretação.
Durante o planejamento, podem ser considerados os levantamentos iniciais de empecilhos que o negócio possui, para então estabelecer o que é necessário para que a estratégia gere resultados positivos.
Logo em seguida, é feita a coleta de todos os dados possíveis, e esses devem ser categorizados como informações e separados por sua relevância ou não para o que está sendo buscado, antes de iniciar a análise.
Uma empresa de locação de impressora laser colorida pode no fim do seu processo de inteligência comercial, interpretar melhor os dados que foram obtidos de uma maneira lógica.
Esses resultados podem ser mais simples para que uma empresa entenda como está funcionando e sendo vista pelo mercado ou pelos consumidores, e possibilita que as informações possam ser aplicadas e avaliadas pelas equipes responsáveis.
Atuação da inteligência comercial nos departamentos
Sendo uma forma de ajudar diferentes departamentos de uma empresa, a inteligência comercial pode ter sua atuação ativa no marketing, Recursos Humanos, finanças e até mesmo no próprio produto.
No marketing, é possível saber e ter uma nota sobre a concorrência, principalmente os conteúdos lançados que mais chamam a atenção do público-alvo e os canais que mais tem investimentos para a mensagem ser divulgada.
A inteligência comercial permite verificar quais palavras e conteúdos estão sendo mais buscados pelos consumidores, para assim elaborar uma estratégia de marketing em cima disso, analisando como será recebida pelos consumidores para fortalecer a marca.
No setor de Recursos Humanos, também conhecido como RH, é possível analisar os desenvolvimentos dos funcionários e do próprio negócio como um todo, ao mesmo tempo em que possibilita analisar como o departamento pode ter alguma melhoria.
No setor financeiro, a inteligência comercial se torna um pouco mais importante e necessária devido aos investimentos que são feitos.
Se eles estão sendo bem-sucedidos em relação aos demais negócios do ramo, ou se eles estão precisando de melhorias ou ainda, se há a necessidade de cortes em gastos desnecessários ou supérfluos.
Estratégias de redução de custo são maneiras assertivas para organizar melhor as finanças de um empreendimento após um levantamento de dados, porque elas se tornam uma forma de planejamento de progresso.
Investimentos a longo e curto prazo também devem ser monitorados, mesmo em caso de sucesso, para saber se está sendo mantido ou não da mesma forma de quando começou, e também se o mercado ainda utiliza aqueles meios ou se já possui atualizações.
O produto, por sua vez, tem uma ligação ainda mais forte com o consumidor, posto que são eles que irão mensurar o nível de satisfação com a empresa.
Averiguar pontos positivos e negativos se transforma em um meio de criação de melhorias, entendendo ainda mais o consumidor em relação aos seus níveis de satisfação, ou do quanto a inovação foi bem recebida.
A inteligência comercial também permite que haja comparações entre o produto da empresa com a concorrência, desde as embalagens até as opiniões do consumidor, que também pode fazer as comparações nos feedbacks mais públicos.
Essa etapa ainda inclui o preço, qualidade e o serviço de cada negócio, desde o momento da compra até o pós-venda.
O feedback do consumidor é um dado importante, que se transforma em um outro ponto de vista, fazendo com que as melhorias possam ser baseadas nesses resultados, possibilitando superar as empresas concorrentes.
Considerações finais
Utilizar a inteligência comercial como uma forma de progredir o empreendimento é um dos passos para destacá-lo não somente no mercado em que atua, como também entre os concorrentes.
Ter a vantagem de identificar os crescimentos, trabalhar as tendências que virão e as oportunidades pode fazer com que um negócio saiba o que está trabalhando, ao mesmo tempo que possibilita que não haja surpresas que gerem prejuízos.
Com isso, até mesmo empreendimentos familiares como uma vidraçaria próxima em um bairro comercial pode se organizar melhor, com o objetivo de se aprimorar cada vez mais.
Os feedbacks dos clientes também se transformam em um meio para que a inteligência comercial seja posta à prova de como está funcionando, e se as melhorias ou adaptações da empresa estão surtindo um efeito positivo no consumidor.
Por isso, implementar a inteligência competitiva em uma empresa, se mostra como algo propício para que ela prospere no mercado em que atua, tornando-se referência entre os consumidores e os concorrentes pelo seu método de trabalho e de vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.