Quem tem um negócio próprio já deve ter percebido o papel da divulgação e da publicidade na história de sua empresa, como algo imprescindível. Ao falar sobre marketing de performance, o próprio nome da estratégia já chama atenção.
De fato, nos últimos anos fala-se tanto em marketing que alguns empresários e gestores já devem estar ficando receosos da quantidade de novidades que aparecem.
Contudo, é preciso ser capaz de separar o mais importante do secundário. O próprio marketing digital precisa ser compreendido em suas peculiaridades e vantagens específicas, o que nem sempre acontece.
Embora isso também não signifique inutilizar o marketing offline, que mantém sua razão de ser.
Como uma empresa de serviço de cabeamento de rede residencial que pode fazer panfletagem em sua região ou mesmo anúncios fora da internet, como os que são voltados para revistas, jornais e até mesmo rádio e televisão local.
Ao mesmo tempo, dizer que o online não substitui 100% do offline, não quer dizer que não seja preciso ponderar as diferenças estruturais entre as duas modalidades. O próprio conceito de marketing de performance acaba nos forçando a isso.
No fundo, ele depende totalmente de um contexto digital e de tecnologias que até duas ou três décadas atrás seriam totalmente impensáveis.
Assim como a concorrência e competitividade que o mercado verifica hoje também foi inesperada.
Basta abrirmos um dos grandes motores de busca, como o Google, o Bing, o Yahoo ou o Ask Brasil, para procurarmos um produto ou serviço ali e percebermos a que ponto chegamos em termos de facilidade e de nível de concorrência.
Em poucos segundos surgem centenas ou mesmo milhares de opções, sendo que se você pesquisa pelo celular (smartphone) alguns resultados se integram com o GPS para conduzir você até o estabelecimento mais próximo que presta o serviço ou vende o produto.
Inclusive, isso tudo ajuda não apenas o cliente, mas também é precisamente o que pode permitir que uma empresa de manutenção de jardim aplique o marketing de performance em suas estratégias digitais, com certeza do retorno que vai obter.
Lembrando que antes as modalidades e veículos antigos de marketing já trabalhavam elementos de performance, como o famoso ibope que a televisão era capaz de gerar.
Daí que poucos segundos do horário nobre chegassem a custar milhões.
Contudo, é preciso reconhecer que o relatório de retorno das estratégias não era detalhado, já que você não sabia quantas pessoas tinham realmente assistido seu comercial, pois o televisor está ligado não garantia isso com certeza.
O mesmo vale para revistas, jornais e outdoors. Mas, quando surge o marketing digital e as tecnologias como a dos grandes motores de busca, bem como das redes sociais, marketplaces e aplicativos de celular, esse cenário muda consideravelmente.
Agora podemos falar em um verdadeiro salto de qualidade e de precisão, que permite tanto o detalhamento dos resultados obtidos, quanto a própria aplicação mais assertiva de definir qual público deve ser almejado e atingido com aquela ação.
Por exemplo, uma firma de van para viagem com motorista pode detalhar o tipo de público que quer atingir, definindo desde faixa etária e poder aquisitivo até os hábitos mais comuns dessas pessoas, no meio digital ou fora dele.
Por isso, o nome “marketing de performance” não é um exagero, mas a definição exata do que esse recurso promete e cumpre.
Ao mesmo tempo, também foi por isso que deliberamos sobre criar este texto especialmente voltado para ele.
O foco aqui recai não apenas em mostrar os detalhes dessas vantagens e desses diferenciais, mas também em trazer o conceito e as principais características dessa estratégia, como modo de torná-la ainda mais clara para o leitor.
O mesmo se pode dizer de quando falamos sobre os benefícios e as vantagens que esse esforço traz no curto, médio e longo prazo. Ou mesmo dos exemplos que aplicamos, citando segmentos e nichos de mercado que existem realmente.
Até porque, uma das maiores vantagens do marketing de performance é justamente o fato de que ele evoluiu tanto nos últimos tempos, que já pode ser aplicado a todo e qualquer tipo de empresa, seja para vender ou prestar serviços como motoboy frete.
Isso quer dizer que o que mais importa não é tanto o modelo de negócio da sua empresa, ou mesmo o tempo de mercado que ela tem e outros traços similares, mas sim um desejo sincero de crescer por meio de um recursos acessível a todos.
Desta maneira, se agora o seu interesse mais urgente e legítimo é mergulhar de cabeça em um tema que pode mudar consideravelmente a performance de seu negócio, trazendo mais resultados e transparência, então é só continuar na leitura até o fim.
O que é essa estratégia?
Além das referências breves feitas acima, é possível e até preciso aprofundar uma definição técnica de marketing de performance enquanto estratégia diferenciada.
No fundo, ele se baseia em uma verdade universal e antiga nesse meio, que é o fato de que não adianta você ter resultado aqui e ali. Se você quer se manter no mercado, é preciso ser capaz de mensurar esse resultado, a fim de replicá-lo quando quiser.
Ou seja, algumas empresas e marcas podem até conseguir retornos incríveis para seu investimento, mas isso pode ocorrer por sorte, como em épocas sazonais e mais fáceis.
A coisa começa a ficar realmente séria quando você consegue definir planejamentos de médio e longo prazo, com base em subsídios robustos e não em achômetro ou opinião.
Se a firma lida com venda de bateria Moura para carro, é preciso aplicar metas e objetivos claros, para então começar a fazer monitoramento e análise de dados.
O que isso vai permitir para o crescimento do negócio é que haja:
- Previsibilidade;
- Sustentabilidade;
- Escalabilidade;
- Estabilidade.
É precisamente aí que o marketing de performance entra em cena, com ele você pode investir em mídias e veículos digitais sabendo o que está em jogo.
Desta forma, ele ajuda a tornar suas metas algo mais concreto, graças a um monitoramento exaustivo e detalhado. Isso é o que traz previsibilidade e capacidade de antever resultados.
Já a sustentabilidade diz respeito ao poder de tornar o crescimento viável, com processos otimizados, enxutos e que não corram o risco de entrar no vermelho a qualquer momento.
A escala, por sua vez, torna um negócio replicável, seja para aumentar o processo na sede ou para abrir novas unidades.
Assim como a estabilidade garante o funcionamento do conjunto, dando um status verdadeiramente diferenciado para a firma.
Para que ele serve, afinal?
No fim das contas, o marketing de performance serve para a empresa não trabalhar às cegas, mas sim com base em dados, números e subsídios concretos.
Um modo claro de entender isso é por meio da aplicação de KPI (Key Performance Indicators), que são os Indicadores-Chave de Desempenho.
Eles ajudam e muito no crescimento sólido, sendo que só podem ser aplicados quando uma empresa de antena coletiva predial tem domínio dos números para aplicá-los.
Um exemplo claro é o dos KPI de acesso ao blog da marca, é preciso saber quantas pessoas estão entrando, para depois cruzar com os dados de quantas clicam nos links, quantas interagem e daí em diante.
Assim, o marketing de performance serve para uma marca investir apenas com base no seu resultado. Isso pode implicar a reelaboração de estratégias internas, descontinuando umas e ampliando outras, ou em cobranças a um escritório de marketing prestador de serviço.
Sobre sua importância
Também já passamos por vários motivos sobre a real importância do marketing de performance, mas há um aspecto que merece destaque.
Trata-se do fato de que hoje é fundamental investir em tecnologia. As redes sociais e os motores de busca já foram além da inteligência artificial, contando com um conceito novo que é o de machine learning (aprendizado da máquina).
Assim, quando você procura por algo como vidraçaria próxima, essas plataformas sabem que o termo “próxima” tem a ver com seu endereço. Então, ativam o GPS para indicar o estabelecimento mais próximo.
Naturalmente, sobreviver em um mercado desses implica ficar em dia com essas tecnologias, sendo que o marketing de performance ajuda e muito você a tatear esse universo digital, com uma precisão bem maior e mais tecnológica.
Benefícios e vantagens
Podemos terminar mais ou menos onde começamos, lembrando que uma empresa não pode crescer com base no achômetro, ou esperando ter insights milagrosos.
Pelo contrário, é preciso ser realista e ter a coragem de encarar os resultados, como um blog sobre asfalto a frio ensacado, que precisa atrair mais visitantes, para transformá-los em leads e futuramente em clientes efetivos e satisfeitos.
Ou seja, todo o crescimento da empresa depende, no fim das contas, de medidas que podem ser mensuradas e monitoradas.
Sobretudo, pelo marketing de performance, cujo maior benefício é justamente não fechar os olhos para o que mais importa.
Considerações finais
Sendo assim, nos últimos anos as empresas têm buscado formas cada vez mais disruptivas e promissoras de aumentar sua performance. O que passa também pela análise de dados e pelo monitoramento.
Com as dicas que demos acima, vimos como o marketing de performance pode ajudar nisso tudo, tornando seu conceito e seu caminho mais claro e seguro para todos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.