O marketing de proximidade é um meio do estabelecimento encontrar os consumidores mais próximos de onde estão localizados e atraí-los para o comércio por meio de promoções ou outros serviços.
A prática para esse modelo de marketing ocorre quando os dispositivos móveis, ao estarem conectados na internet, são encontrados por causa de sinais como rede wi-fi, GPS, bluetooth.
E com isso, o sistema detecta o consumidor em potencial para o comércio quando se está próximo, lançando assim, ofertas ou promoções para o aparelho do cliente nos mais diversos formatos com o intuito de atraí-lo.
Exemplificando, uma vidraçaria mais próxima enviaria suas melhores ofertas dos produtos assim que detectasse algum aparelho cujo dono possa ter um histórico recente de busca por materiais de construção.
O que se torna um meio atrativo para convidar o consumidor a visitar a loja e até mesmo, tornar irresistível a opção de comprar com as oportunidades.
A importância do marketing de proximidade
Com os conteúdos certos, o marketing de proximidade pode ser um meio para a conquista para um público mais específico que um empreendimento deseja conquistar.
Sendo possível ser utilizado por diferentes empreendimentos, o formato do marketing de proximidade garante que a marca seja conhecida pelo compartilhamento de conteúdos com relevância, além de em alguns casos, proporcionar experiências com alguma interação.
O que desperta o interesse natural do cliente quando for comprar uma máscara proteção com os experimentos que podem ser feitos de modo online, para saber como ficaria em seu rosto e as estampas que o produto tem disponível.
Os benefícios do marketing de proximidade
Tratando-se de uma estratégia de marketing, alguns benefícios podem ser propícios para o empreendimento ao se aderir ao formato de marketing de proximidade no que se trata de estreitar os laços de relacionamento que possui com os clientes, sendo alguns:
- Baixo investimento;
- Automatização;
- Rastreio fácil;
- Boa escalabilidade;
- Retorno favorável.
Podendo ser considerado um baixo investimento, o marketing de proximidade utiliza a geolocalização para fazer sua estratégia funcionar.
Deste modo, o investimento inicial é considerado baixo por boa parte do processo ser feito com o uso da internet.
E deixando a gosto da empresa de limpeza em condomínio se deseja investir em mais meios ou não.
O funcionamento dessa estratégia é automatizado logo após as primeiras configurações e instalações do sistema, bastando verificar de forma constante os dados que são levantados e os resultados atingidos.
Por conta do fácil rastreio dos consumidores nas proximidades do estabelecimento, os dados que podem ser coletados são atualizados em tempo real, o que permite um melhor meio de se aplicar o método.
E com isso, as escalas de potenciais clientes para uma loja vender bateria automotiva recondicionada são maiores por conta da utilização de aparelhos celulares no dia a dia da população dentro e fora de casa, podendo gerar bons retornos.
A lista dos benefícios também podem ser incluídos itens como:
- Suporte de vários conteúdos;
- Tudo digitalizado;
- Pode se tornar um marketing viral;
- Melhora o relacionamento com o consumidor.
A introdução de novas tecnologias em um empreendimento junto às estratégias de marketing apropriadas são boas formas de torná-lo ainda mais moderno, tanto para o consumidor quanto para quem trabalha nele.
A tecnologia que pode ser usada no marketing de proximidade
Ao se pensar em utilizar esse modelo de estratégia, um empreendimento pode escolher qual tecnologia mais combina com os seus propósitos e com isso, montar seus planejamentos com base neles.
O Geofencing SMS ou GMS é um recurso que utiliza mensagens de texto como fórmula para se chegar ao consumidor a partir de uma região determinada pelo empreendimento, e com isso, as mensagens no formato SMS oferecem ofertas e divulgam conteúdos.
Na maioria dos casos, o raio de quilômetros que o GMS funciona é por volta de dois ou três metros, visto que ao contrário das demais ferramentas, esse recurso precisa de antenas telefônicas e não de torres de internet.
O QR Code, por sua vez, é utilizado como marketing de proximidade na fachada das lojas, podendo oferecer um maior conteúdo sobre o produto vendido como uma espuma de polietileno para embalagem e suas formas de utilização.
Dentro das possibilidades do QR Code, ele também pode ser implantado em prateleiras dentro das lojas e perto de produtos específicos para criar um relacionamento com o cliente para despertar seu interesse.
O NFC é uma tecnologia que, primordialmente, está ligada ao que se refere a pagamentos entre aplicativos, porém, podendo ser explorado para outras áreas, sendo semelhante a função do QR Code.
Bastando se aproximar do terminal de informação ou pagamento, o NFC cumpre o seu objetivo.
Os empecilhos em torno desta tecnologia derivam-se do fato de que nem todos os aparelhos celulares possuem essa inovação.
O hotspot wi-fi é quando o consumidor, dentro do estabelecimento, se conecta com a rede disponível e fornece uma série de dados para validar sua autenticação, o que fica registrado no sistema e assim, envia dados e anúncios para o consumidor.
O dispositivo beacon
Sendo traduzido para “farol”, esse dispositivo tecnológico é um geolocalizador que capta os celulares que estão nas proximidades do empreendimento, e utiliza a tecnologia de Bluetooth Low Energy ou BLE, para se conectar sem gastar muita energia.
Também podendo utilizar a tecnologia de Bluetooth Smart, os dispositivos beacon são pouco inofensivos e transmitem uma maior segurança para o consumidor, pois as ofertas só chegam com a sua autorização.
Portanto, um consumidor só irá receber os conteúdos que o empreendimento quiser enviar sobre disco abrasivo esmerilhadeira se houver autorização, caso contrário, o conteúdo não irá chegar.
Por possuírem um alcance menor do que o GMS, podem se tornar menos atrativos porém ainda sim, bastante úteis pois estes usam ondas de rádio que conectam com o dispositivo do consumidor.
Se uma loja já possui um aplicativo e o consumidor o tem instalado no celular, ao passar pelo sensor, chegará uma mensagem pedindo autorização para que os conteúdos de ofertas e promoções sejam entregues.
Esse modelo de tecnologia funciona com uma maior qualidade em ambientes fechados, portanto sua instalação é recomendada ser feita internamente, proporcionando uma melhor experiência para os clientes na loja.
Tornando uma forma mais fácil de fazer com que o consumidor se torne fidelizado, pois estratégias invasivas tendem a afastar o cliente do que aproximá-lo.
E com o dispositivo beacon, o consumidor pode controlar se deseja receber ou não durante o seu processo de compras, algum conteúdo informativo.
As diferenças entre marketing de proximidade e de localização
Embora possa parecer semelhante por se tratar de localizações e assuntos relacionados no que se refere a um empreendimento de entrega de pequenas encomendas, existe uma tênue diferença entre o marketing de proximidade e o marketing de localização.
O marketing de localização, ou geomarketing, é o que faz uma comunicação com consumidores de uma região específica de onde o empreendimento atua, em uma metragem de quilômetros.
E somente quem estiver dentro desse raio irá receber os conteúdos do empreendimento, o que pode fazer com que o empreendimento determine o raio de metros desejados para os consumidores saberem do negócio.
Em contrapartida, o marketing de proximidade pode personalizar sua estratégia e contextualizá-la, tendo o objetivo de alcançar os consumidores que estão mais próximos do negócio.
Dando a preferência para que não haja deslocamentos para contratar os serviços ou obter o produto, o que pode atrair o cliente se ele for voltado ao realizar pedidos dentro da própria residência.
Considerações finais
Sendo assim, pela tendência da população cada vez mais sair com os celulares de casa, o marketing de proximidade se torna uma boa ferramenta e método.
Além de atrair a atenção do cliente para o empreendimento, pode transformá-lo em um consumidor fidelizado.
Com o auxílio da internet e da tecnologia relacionada a ele, fazer um empreendimento ganhar destaque no meio digital se tornou uma tarefa que pode ser fácil ao mesmo tempo conter desafios, visto que outros negócios também utilizam a estratégia.
Portanto, para que um empreendimento de asfalto a frio ensacado possa conseguir potenciais clientes que encaixem com as metas estabelecidas, recursos como o marketing de proximidade pode ser a solução.
E mesmo com simples dispositivos ou técnicas como o beacon, QR Code, GMS ou NFC, a transformação em um empreendimento mais tecnológico certamente se torna favorável dentro do mercado, não somente para os clientes mas em relação à concorrência.
As modificações mercadológicas para se obter clientes e fazer o empreendimento prosperar são aliados imprescindíveis do qual não podem ser ignorados, principalmente se estes forem de baixo investimento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.