É importante relembrar a definição de Marketing digital, área da empresa com o objetivo de atrair novos clientes e negócios, criando assim uma identidade para a marca.
Para tanto, é realizada a promoção de produtos e serviços no ambiente das mídias digitais, usando canais como blogs, sites, e-mail, redes sociais, buscadores etc.
Já o SEO, acrônimo para Search Engine Optimization, é definido como o conjunto de técnicas usadas por um profissional do Marketing digital para alcançar melhores posições nos sites de pesquisa, como o Google.
Mas quais são as estratégias de SEO mais utilizadas e como colocá-las em prática?
O que é Search Engine Optimization, ou SEO?
As estratégias de SEO visam melhorar a posição do conteúdo nos resultados orgânicos dos buscadores, através de palavras-chave predefinidas. Search Engine Optimization significa otimização para mecanismos de busca, em tradução livre.
Conteúdos na parte superior dos sites de busca aumentam as chances de sua landing page ser encontrada por potenciais consumidores. As landing pages são páginas de destino para as quais os usuários são direcionados.
As três primeiras posições orgânicas (não patrocinadas), recebem cerca de 30% dos cliques. Além disso, menos de 1% dos usuários clicam em links da segunda página de resultados.
Como funcionam os mecanismos de busca?
Trata-se de ferramentas formadas por algoritmos capazes de rastrear e ranquear os conteúdos online, exibindo-os ordenadamente quando são pesquisados.
Apesar da hegemonia do Google entre os sites de pesquisa, representando mais de 90% das buscas online, existem outros sistemas importantes no mercado, como o Yahoo!, o Baidu e o Bing.
O funcionamento dessas ferramentas acontece em três etapas. A primeira é chamada de Crawling, quando ocorre o rastreamento do conteúdo, através de robôs (ou spiders) que seguem o caminho apontado pelos links em busca de atualizações.
Na etapa da indexação, as páginas rastreadas são encaminhadas para o índice do buscador, onde são organizadas a partir de critérios como tempo de carregamento da páginas e principais palavras-chave.
A última etapa é a do ranqueamento, quando todo esse material coletado é classificado, posicionando-se entre os primeiros resultados caso responda aos critérios.
E como iniciar uma estratégia de SEO?
- DEFINA SEUS OBJETIVOS
Como um todo, tanto o marketing digital como o SEO possibilitam uma variedade de resultados, como o aumento do tráfego orgânico, a geração de leads, a geração de vendas, o aumento da autoridade da marca e a diminuição do custo de aquisição de clientes.
É fundamental que você estabeleça quais são as suas metas, para que mais tarde seja possível conferir os resultados da campanha nos indicadores específicos. Você também pode optar por uma consultoria SEO, responsável por elaborar essas e outras estratégias.
- CONHEÇA AS FERRAMENTAS BÁSICAS DE SEO
O Google Search Console é a ferramenta responsável por entregar relatórios essenciais ao SEO. É possível identificar as taxas de cliques, conferir resultados de backlinks, monitorar a posição das páginas, saber se existem problemas com o site ou se ele foi penalizado pelo Google etc.
O Google Analytics, por sua vez, apresenta uma variedade de funções dedicadas especialmente à análise de dados. É usado para conhecer melhor os perfis de consumidor, monitorar o tráfego orgânico, entender as taxas de visita e rejeição, identificar os melhores canais etc.
- CRIE UMA PERSONA
Trata-se de um personagem fictício que retrate o consumidor ideal para o seu negócio. Normalmente construído a partir de pesquisas e entrevistas, esse personagem precisa ter problemas e necessidades reais.
É fundamental conhecer a persona e definir que canais de informação ela(e) consumiria. Agora pense no tom que seria absorvido da melhor maneira por essa persona.
- ESTUDE OPÇÕES DE PALAVRAS-CHAVE
A maneira que o usuário escreve suas dúvidas nos mecanismos de busca é o que caracteriza as palavras-chave.
No marketing digital, a pesquisa de palavras-chave visa selecionar os termos com o maior potencial para o sucesso das estratégias. A seleção ocorre de acordo com a competitividade, o percentual de conversões e o número de buscas para cada termo.
Primeiro são pesquisados termos relacionados ao produto ou negócio, ação facilitada pelas ferramentas Google Search Console e Google Analytics ou em mecanismos criados especialmente para buscas de palavras-chave.
Separe, então, os termos mais utilizados em cada estágio do funil de vendas, da geração de leads ao fechamento do negócio.
Entre os mecanismos gratuitos destacam-se o planejador de palavras-chave do Google Ads, que fornece dados como o custo por cliques, a Keyword Tool, que gera ideias de palavras-chave, e o Google Trends, que verifica as tendências de busca.
Pronto, você já sabe como iniciar uma campanha de marketing digital priorizando as estratégias de SEO e como colocá-la em prática. Agora é só começar!