A gravidez é um período muito complexo para a mulher, seu corpo muda e até os níveis hormonais sofrem variações, é completamente normal vivenciar momentos de desejo muito intensos e outros momentos de apatia sexual.
A primeira menstruação é sem dúvida a mais complexa por a mulher ser vítima de náuseas e mal-estar diário, a barriga começa a crescer e isso envolve também uma forma diferente de ver o próprio corpo, depois, porém, a situação torna-se mais simples.
Você pode fazer sexo durante a gravidez?
A menos que seu médico ou ginecologista a proíba de ter relações sexuais, sexo durante a gravidez é absolutamente seguro para ambos os parceiros e não afeta negativamente o desenvolvimento do bebê.
Não só a relação sexual, mas também toda a ampla gama de estímulos eróticos disponíveis. O orgasmo durante a gravidez melhora a circulação cardiovascular e libera uma série de hormônios que têm um efeito calmante e relaxante no corpo e também no feto. A regra geral sobre o sexo durante a gravidez é a seguinte: o sexo é sempre positivo se for agradável e consensual, a gravidez não requer abstinência sexual.
Se você tiver alguma dúvida sobre o uso de gadgets específicos, por exemplo, produtos de sex shop para casais, peça conselhos a um ginecologista antes de fazer sexo com seu parceiro.
Sexo e gravidez: como é?
As alterações hormonais afetam as sensações experimentadas durante o sexo e, em particular, os principais efeitos são: A vagina parece menos “apertada”, A lubrificação aumentou, os genitais tornam-se mais sensíveis
Nesse caso, a primeira dica é dedicar mais tempo às preliminares para criar a afinidade mental certa. A primeira relação sexual durante a gravidez pode parecer estranha para as mulheres, algumas mulheres experimentam um bloqueio e uma dificuldade do ponto de vista psicológico.
Se durante a relação sexual você tiver dor no abdômen ou na pelve, é melhor consultar um especialista. Na maioria dos casos, são apenas dores transitórias relacionadas à gravidez, mas se você sentir que algumas posições não são confortáveis ou aumentam a dor, siga seus instintos e faça o que achar melhor para você.
Mais fácil de atingir o orgasmo
Devido ao aumento do fluxo sanguíneo e às flutuações hormonais, é mais fácil para as mulheres atingirem o orgasmo durante a gravidez! Esta é, sem dúvida, uma boa notícia, porém a gestação obriga o casal a mudar sua rotina mesmo debaixo dos lençóis: o corpo feminino muda dia após dia e algumas posições se tornam cada vez mais difíceis ou até impossíveis.
Além disso, também é possível que a mulher experimente mudança de humor com dias em que sente grande desejo e outros em que, em vez disso, não sente nenhuma excitação sexual. De fato, a sensibilidade excessiva também pode incomodar algumas mulheres por a estimulação ser muito intensa e vigorosa. Novamente, você precisa encontrar o equilíbrio certo com seu parceiro e falar com sinceridade, comunicando seus sentimentos.
Aumente a lubrificação
Durante a gravidez, o corpo feminino se prepara para o nascimento do futuro bebê e coloca em prática todos os sistemas de segurança possíveis para garantir um desenvolvimento completo e seguro do feto. Por isso, a vagina fica mais lubrificada porque as secreções ajudam a combater a possível entrada de bactérias. É um sistema de defesa que também tem vantagens do ponto de vista sexual: você não precisa mais de produtos lubrificantes , está tudo pronto para uma relação sexual perfeita!
O resto do corpo também é mais sensível
Outra grande mudança que envolve o corpo feminino durante a gravidez diz respeito aos seios: os seios se preparam para a produção de leite, de modo que os seios ficam maiores e mais sensíveis. Este aspecto também tem implicações positivas do ponto de vista sexual: as preliminares são mais agradáveis e as zonas erógenas podem literalmente incendiar o parceiro se estimuladas adequadamente.
Fatos interessantes sobre sexo durante a gravidez
Agora vamos ver quais são as principais dúvidas que assaltam os casais durante a gravidez e descobrir todos os segredos desse período delicado que, como vimos, pode se mostrar realmente positivo para o casal.
A penetração não machuca o bebê
Claro, as sensações diferem e mudam dia a dia à medida que o feto cresce no útero, mas em qualquer caso a penetração durante a gravidez não é dolorosa.
Durante a relação sexual, a mulher pode experimentar novas sensações porque o útero aumenta e adquire mobilidade. A penetração não arrisca danificar o feto porque o útero coloca em funcionamento todos os sistemas para proteger o feto, como a placenta. A menos que seu ginecologista tenha recomendado abster-se de relações sexuais por razões específicas, sexo na gravidez é bom para ambos os parceiros.
Segundo um estudo, 80% dos homens têm medo de prejudicar o bebê durante a penetração. Nesse caso, é recomendável que você leve seu parceiro na próxima consulta com o ginecologista para que ele também fique tranquilo quanto à segurança das relações sexuais durante a gravidez. O pênis em nenhum caso pode atingir ou machucar a criança durante a penetração.
Sonhos eróticos são mais frequentes durante a gravidez
Sim, está certo! Devido às flutuações hormonais, durante a gravidez a mulher tem sonhos eróticos com maior frequência, os chamados “sonhos molhados”. Isso se deve ao aumento do estrogênio e ao aumento do fluxo sanguíneo na área genital.
Após dar à luz, tudo volta ao normal, então é um fenômeno absolutamente fisiológico que também pode ser agradável, você acorda mais relaxado e de bom humor. Ao contrário do que se possa pensar, no entanto, o sexo anal não é absolutamente contraindicado e pode ser praticado sem problemas com o parceiro mesmo com a ajuda de um plug anal.