A NR10 é uma norma regulamentadora que trata da proteção dos trabalhadores que manuseiam energia elétrica no trabalho. Esta norma visa prevenir acidentes e manter a vida, integridade e segurança.
A NR10, criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 1978, passou por diversas atualizações até chegar à versão atual, publicada em 2004.
Na publicação de hoje você conhecerá o que é e o que significa NR10, bem como as disposições mais importantes contidas em seu texto.
O que é NR10?
A Norma Regulamentadora 10 é uma diretriz que regulamenta o trabalho e as atividades associadas ao uso ou gerenciamento de energia elétrica. Possui regras que deixam claro quais cuidados devem ser tomados e como fazê-lo.
Suas disposições incluem fatores como medidas de controle, isolamento, dispositivos de proteção, entre outros, que, de forma coletiva ou individual, contribuem para a segurança das atividades que requerem energia elétrica ou são realizadas em ambientes residenciais.
Quais são os objetivos da NR10?
Tornar o ambiente de trabalho mais seguro, reduzir acidentes e evitar choques elétricos fatais são alguns dos objetivos do Treinamento NR10. No entanto, o objetivo principal é estabelecer requisitos e condições mínimas de segurança para todas as atividades nas quais o trabalhador esteja exposto a riscos elétricos.
As empresas que não cumprirem com as obrigações estipuladas no regulamento estão sujeitas a multas e penalidades. Portanto, a NR10 visa eliminar ou pelo menos reduzir qualquer risco à saúde e à vida do trabalhador devido à exposição à eletricidade.
Qual a importância do NR10?
Diferentes ramos de atividade requerem a manipulação, transformação ou mesmo a produção de eletricidade. Antes da criação da NR10, as taxas de acidentes e óbitos decorrentes desse tipo de atividade eram muito altas.
Desde sua criação, esses índices vêm sofrendo forte queda, o que demonstra a eficácia da norma regulatória. Portanto, podemos dizer que a importância da NR10 se deve à redução do risco de vida, previsto nas disposições estabelecidas em seu texto.
Além disso, a NR10 também estabelece que os empregados que trabalham nessas condições devem necessariamente receber treinamento sobre as disposições sobre segurança e prevenção, devendo esse treinamento ser atualizado no mínimo a cada 2 anos.
Dessa forma, além de determinar as ações de prevenção e segurança contra riscos elétricos, a NR10 também garante que os colaboradores estejam cientes do disposto na norma, para serem eles próprios supervisores dos trabalhos realizados pelas empresas.
Em caso de descumprimento de qualquer disposição por parte de seus empregadores, o trabalhador terá o direito de requerer a regularização das condições de trabalho. A empresa que recusar ficará sujeita às penalidades previstas no texto do regulamento.
NR10 é uma forma de garantir que não só existam as melhores formas de prevenção e segurança, mas também que sejam seguidas.
Quais são as principais disposições da NR10?
NR10 tem inúmeros detalhes em suas disposições. Somente um treinamento completo através de um Cursos Online com Certificado abrange o padrão que será capaz de transmitir todo o seu conteúdo. No entanto, podemos listar as disposições principais e mais importantes.
Medidas de controle
As medidas de controle são ações que visam controlar o trabalho e prevenir acidentes com riscos elétricos. Cada uma das ações do grupo tem uma forma diferente de controlar ou prevenir acidentes.
As principais medidas de controle incluem:
• Desexcitação: práticas para eliminar todos os vestígios de eletricidade nos sistemas ou equipamentos;
• Aterramento – medida de segurança que descarrega energia elétrica diretamente para o solo;
• Conexão funcional – específica através de condutores elétricos;
• Proteção – ligação à terra dos elementos condutores e à terra fora do sistema.
Observadas as medidas de controle, fica muito mais fácil administrar os trabalhos que envolvem riscos elétricos, além de reduzir o risco de acidentes fatais e não fatais.
Dispositivos de cadeia de proteção
Dispositivos instalados geral ou individualmente destinados à proteção do meio ambiente e dos trabalhadores. Existem vários tipos de dispositivos, chamados dispositivos residuais (DRs).
Barreiras e invólucros
De acordo com a NR10, devem existir barreiras ou invólucros que impeçam o contato acidental de pessoas ou animais com partes vivas de sistemas ou equipamentos elétricos. Desta forma, as partes acessíveis que conduzem eletricidade ficam protegidas e afastadas de qualquer forma de contato.
Bloqueios e impedimentos
São ações de segurança que visam evitar a religação ou modificação de equipamentos ou sistemas elétricos. Normalmente, essa disposição da NR10 é atendida com o travamento dos terminais ou chaves de acesso, o que evita que sejam reconectados ou alterados por pessoas não autorizadas. Tal ação colocaria em risco a vida dessa pessoa, bem como a de todos os outros trabalhadores.
Obstáculos e anteparas
NR10 estabelece que devem existir obstáculos e anteparas para evitar o contato acidental com partes energizadas de equipamentos ou sistemas. Mesmo ao trabalhar em tais equipamentos, os trabalhadores não devem ser capazes de tocar acidentalmente nas peças energizadas.
Isolamentos
São elementos constituídos por materiais não condutores de energia elétrica (dielétricos) que envolvem partes de equipamentos energizados. Com isso, poderão ser manuseados sem o risco de futuros choques elétricos.
Treinamento NR10
Como você viu, as disposições da NR10 são muito completas e repletas de detalhes. No entanto, todo o conteúdo da norma só pode ser compreendido por meio de treinamento especializado.
É o mesmo treinamento que deve ser aplicado aos colaboradores, conforme exigido pela NR10. Para manter seu negócio regulamentado e funcionando perfeitamente, certifique-se de disponibilizar este treinamento para seus funcionários.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.