Principais cuidados com o maior órgão do corpo humano envolvem dormir bem e uma dieta saudável.
O envelhecimento da pele é um processo natural, mas muitas pessoas se assustam com esse ciclo. Especialistas têm estudado e divulgam estratégias para adiar as mudanças do maior órgão do corpo, em todas as idades. Seguir dicas ajuda a preservar a juventude estética.
Pesquisas evidenciam uma tendência de envelhecimento populacional no Brasil. Dados do Censo Demográfico de 2022 mostram que o número de brasileiros com idade acima de 60 anos superou 32,1 milhões de pessoas, o que totaliza 15,8% da população. Uma sociedade mais velha tende a querer retardar os efeitos do envelhecimento, especialmente da pele.
Estabelecer uma rotina de alimentação saudável e seguir os cuidados corretos para evitar problemas da exposição solar são indicadas para adiar o envelhecimento. Além disso, o uso de suplementos, como o magnésio dimalato, quando recomendados por profissionais também pode ser implementado no cotidiano.
Hábitos saudáveis ajudam na renovação das células da pele
Um artigo publicado na revista científica Cosmetics mostra a importância de uma alimentação saudável e uma dieta nutritiva para a melhora do bem-estar, incluindo a saúde da pele. Vitaminas são fundamentais para combater o envelhecimento e estimular a renovação das células. Alimentos com ação antioxidante promovem melhores resultados, especialmente os que são fonte das vitaminas A, C e E.
Existem, porém, alimentos que influenciam negativamente a pele. O estudo traz como vilão o açúcar refinado, já que ele participa do processo da quebra do colágeno. Além disso, o excesso de gordura na dieta também pode acelerar o surgimento de rugas e da flacidez.
Há, também, hábitos que aceleram o processo de envelhecimento, como o tabagismo. O uso de cigarros, incluindo os eletrônicos, reduz a produção de colágeno em mais de 40%, segundo estudos do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná. Essa proteína contribui para a elasticidade, hidratação e a resistência da pele. Sua perda acelera o envelhecimento.
Para quem não consegue seguir uma dieta balanceada, o uso de suplementos antioxidantes pode ser uma opção para a saúde da pele. Conforme estudo publicado na Revista Medicina e Saúde do Centro Universitário de Rio Claro (SP), os benefícios da Coenzima Q10 envolvem ações antioxidantes que protegem os danos da perda de colágeno. Além disso, a coenzima impede a formação de radicais livres, moléculas que se ligam a células saudáveis, facilitando a degradação delas e aumentando o processo de envelhecimento.
Qualidade do sono pode garantir rejuvenescimento
O artigo da Cosmetics também divulga a importância de manter um sono de qualidade para a pele, fator tão necessário quanto comer bem. Durante o sono, o organismo produz hormônios que ajudam na renovação e no rejuvenescimento das células da pele. Tais processos reduzem a inflamação e melhoram a circulação sanguínea.
A OMS estima que 40% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio do sono, o que pode ser um dos fatores responsáveis por acelerar o envelhecimento da população. Por isso, o órgão recomenda estabelecer uma rotina de sete a nove horas de sono.
Exercícios reduzem estresse associado a problemas de pele
A prática regular de atividade física contribui para uma aparência mais jovem e saudável, de acordo com estudos da Scientific Reports. Durante os exercícios, há um aumento da circulação sanguínea, que ajuda na reparação celular com a maior oxigenação. Além disso, o hábito pode diminuir os níveis de ansiedade, fator associado a problemas de pele, como acne e rugas. Isso porque há uma redução dos níveis de cortisol, hormônio do estresse.
Especialistas mostram, também, os benefícios da transpiração para a saúde da pele. O suor liberado durante as atividades ajudam a limpar os poros do rosto e do corpo. Esse processo retira a sujeira e as toxinas prejudiciais à beleza do órgão.
Skincare deve ser implementada na rotina
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que os cuidados com a pele são ideais para mantê-la saudável. Isso pode ser feito através do uso diário de protetor solar, limpeza adequada e hidratantes. Cada pele tem necessidades específicas e, por isso, é indicado consultar um especialista, que irá recomendar o tratamento ideal.
Higienizar a pele é importante para retirar poluentes e remover agentes infectantes que podem se acumular durante o dia. É indicado usar um sabonete adequado para cada pele e, preferencialmente, líquido. A hidratação também auxilia na manutenção da beleza do órgão, além de evitar problemas de ressecamento e irritação.
A exposição ao sol é a principal responsável pelo envelhecimento da pele, além de doenças como o câncer. Os raios ultravioletas em excesso, e sem as medidas de proteção, resultam em queimaduras, que deixam a pele vermelha e irritada.
A Biblioteca Virtual da Saúde recomenda evitar exposições prolongadas e repetidas ao sol, destacando o horário entre 10h e 16h como de maior incidência solar. Para aproveitar os benefícios do sol, o indicado é que a exposição ocorra em horários fora desse período.
Como principal medida de proteção, o órgão aponta a importância do uso de filtro solar, o qual deve ser aplicado, aproximadamente, 30 minutos antes da exposição. O produto deve, também, ser reaplicado a cada duas horas contínuas no sol.