Morando em casas ou apartamentos, cada vez mais pessoas buscam ter um espaço externo para chamar de seu. Optar por um revestimento que combine muito com piscinas e decks amadeirados pode ser uma alternativa para transformar um ambiente externo, mas existem muitas outras formas de deixar esses espaços com a sua cara.
Por efeito da crise climática, lugares que antes recebiam pouca chuva agora enfrentam períodos de enchente, ao mesmo tempo que frentes frias ou períodos de seca ficam mais intensos. Por isso, na hora de decorar ou montar um ambiente externo em casa, é necessário considerar os fatores que impactam na preservação e manutenção desses ambientes, sempre contando com um martelo e uma chave de fenda por perto.
Entenda as particularidades de ambientes externos
Cada espaço de uma casa exige tratamento diferenciado, em função do seu uso, e claro, da sua manutenção. Uma sala de convívio exige menos frequência de limpeza que um banheiro, por exemplo, e o mesmo acontece com as áreas externas. Tanto quintais de casa quanto varandas de apartamento estão vulneráveis a fatores como os descritos a seguir.
Exposição ao sol e à chuva
Mesmo que a luz natural entre em ambientes internos da casa, existe uma diferença no caso das áreas externas. Isso porque elas ficam diretamente expostas a sol, chuva, poluição, vento, entre outros fatores, que podem desgastar móveis e demais objetos ali posicionados.
Manutenção regular
Todos os ambientes da casa exigem manutenção regular, visando a preservação do imóvel e a possibilidade de uso adequado dos espaços. Em relação aos ambientes externos, verificar a presença de infiltrações, limpar revestimentos, remover folhas e outras sujidades carregadas pelo vento são alguns exemplos de rotina de manutenção.
Iluminação adaptada
Nem sempre a área externa da casa vai receber iluminação da rua ou de outros ambientes. Por isso é necessário pensar em uma iluminação adaptada, especialmente se o espaço comporta deck, piscinas ou outros locais que precisam de luz direta para se tornarem mais seguros e confortáveis.
Mude a cara de um espaço externo com criatividade
Um dos principais usos das áreas externas é o lazer, servindo como varanda gourmet, área de banho ou apenas apreciação da natureza. Para quem está montando um imóvel novo, ou reformulando a área externa de acordo com uma decoração diferente, é possível encontrar soluções criativas para deixar o visual da forma desejada.
Jardins suspensos
Os jardins verticais ou suspensos funcionam como opção sustentável, criativa e econômica para dar uma nova cara ao ambiente externo. Eles podem ocupar desde uma simples faixa da parede até muros completos e com uma enorme variedade de plantas. É possível criar a estrutura a partir de madeira reaproveitada, como pallets, e criar um sistema de rega com captação da água da chuva.
Iluminação com LED
Com mangueiras de metragens variadas, ou cordões com lâmpadas estilizadas, as luzes de LED são versáteis e resistentes. Com elas, é possível criar um ambiente de iluminação intimista, até reproduzir um clube animado com luzes coloridas e em diversas velocidades controladas por aplicativo.
Mobiliário modular
Um dos principais pontos de atenção para considerar na decoração de ambientes externos é o mobiliário. Afinal, você não vai querer expor um sofá de suede à chuva, muito menos sentar em uma cadeira de bambu molhada. O ideal é optar por móveis modulares, que possam ser movidos de lugar conforme o clima, e com aplicação de impermeabilizantes, aumentando a durabilidade do material.
Texturas e cores contrastantes
Em áreas externas é bastante comum o uso de azulejos ou revestimentos lisos, que facilitem a limpeza. Porém, paredes texturizadas conseguem resistir ainda mais ao atrito com sol, chuva e vento, e cores vibrantes protegidas com camadas impermeáveis garantem uma parede estilizada do seu jeito, com maior durabilidade.