Alguns erros se consagraram no marketing digital, como a ideia de que e-mail não funciona mais, ou de que ter um website é coisa do passado. Outro exemplo alarmante é a ideia de que SMS marketing também já não é mais necessário.
Na verdade, trata-se da soma de alguns simples preconceitos. Basta pensar no caso do e-mail marketing, que faz tanto sucesso quanto no passado, já que, ao comprar algo, a primeira coisa que a pessoa faz é correr na caixa de entrada para ver os detalhes.
Agora, imagine no caso do SMS, já que hoje as pessoas vivem com o celular nas mãos, usando o aparelho para todo tipo de coisa, desde fazer simples ligações até pesquisar e cotar sobre instalação de sistema de combate a incêndios por água.
Inclusive, pesquisas confirmam essa tendência geral, já que no último período o Brasil contava com nada menos que 450 milhões de aparelhos de celular. Ou seja, é como se cada um dos habitantes do país tivesse dois aparelhos ativos.
Os dados são da própria Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, que é o órgão regulador e a autoridade máxima no país. O relatório saiu em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), uma referência institucional acadêmica.
Portanto, ao falar sobre smartphones e marketing por mensagem de celular, estamos falando sobre duas tendências que se encontram. Para dar um exemplo, é mais ou menos como falar sobre guarda roupa de madeira rústica.
Afinal, tanto o setor moveleiro tem crescido muito, pois cada vez mais as pessoas trocam de móveis e realizam o sonho de montar a casa própria, quanto a busca por madeiras rústicas, de reflorestamento e ecologicamente conscientes também tem crescido.
É exatamente por isso que se torna tão importante tratar deste tema, isto é, das vantagens que o SMS marketing ainda pode trazer para qualquer tipo de empresa, desde que ela saiba implementar o recurso do início até o fim.
Por isso mesmo, além de elencar os benefícios que ele pode trazer, também vamos explicar alguns conceitos e características anteriores, sem o que a explicação se tornaria um pouco dispersiva e bem difícil de ser colocada em prática.
Por fim, também listamos a importância disso no curto, médio e longo prazo, sempre olhando para frente e tentando absorver as tendências de mercado. Com a alta concorrência atual e a clientela tão exigente, isso é fundamental para crescer.
Inclusive, um ponto bem bacana disso tudo é que a estratégia aqui referida já evoluiu tanto, que hoje pode ajudar qualquer tipo de empresa, seja uma loja de varejo que vende ribbon colors ou uma indústria que presta serviços nichados.
Desta maneira, se o interesse mais urgente e genuíno do leitor é compreender a fundo como o SMS pode revolucionar sua relação com o cliente, aumentando a qualidade do suporte e também as vendas em geral, basta seguir até o fim da leitura.
O que é o SMS marketing?
O marketing em si mesmo é todo esforço que uma marca faz no sentido de se comunicar com o seu público-alvo. O que consiste no desafio nada simples de aprender a estar no lugar certo, falando com as pessoas certas e do jeito certo.
Obviamente, a finalidade do marketing é aumentar sempre as vendas. Contudo, isso passa por outros esforços laterais, que não necessariamente vão tão direto ao ponto, como o esforço por aumentar a presença da marca e fortalecer seu nome no mercado.
Já o SMS é uma sigla em inglês para Short Message Service, ou seja, para Serviço de Mensagens Curtas. Lembrando que isso está sempre ligado ao celular enquanto serviço de antena, não a redes sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas.
Ou seja, quando uma empresa de limpeza e higienização de estofados dispara mensagens em massa por uma mídia social ou um programa do celular, isso não configura uma estratégia de SMS, mas sim, de social media, por que prescinde do serviço telefônico.
Depois vieram as MMS, que são um Multimedia Messaging Service, isto é, um Serviço de Mensagens de Multimídia, permitindo anexar vídeos, áudios, gifs animados e outros recursos. Mas aqui vamos nos focar no SMS, que é mais prático e mais barato de enviar.
Inclusive, em termos de custo-benefício o SMS se assemelha muito ao e-mail marketing, pois os custos são baixos, haja vista que lidam apenas com a operacionalidade técnica dos disparos, sem que haja taxas exorbitantes de veículos de mídia.
Ou seja, você é responsável e autônomo em relação a tudo o que dispara pelo celular da empresa, não precisando pagar comissões por venda, participação de vendedores ou leilão de anúncios, patrocínios e impulsionamento, como ocorre na internet em geral.
Mas aí já começamos a entrar na questão dos benefícios, que serão aprofundados adiante. O que precisa ficar claro aqui é que o SMS marketing nada mais é do que uma mensagem curta disparada para o celular de um cliente ou de um lead.
Por ser curta e chegar diretamente na palma da mão da pessoa, a estratégia tem um alto potencial de conversão e CTA (Chamado para Ação), o que pode ir desde comprar um produto ou fechar um serviço, até responder um formulário ou algo assim.
1. A variedade do recurso
Do que falamos acima, já deu para entender que o SMS marketing é bastante versátil, no sentido de que dá um espaço grande de decisão e de autonomia para a marca que decide implementar a estratégia.
Por exemplo, o fato de que pode servir como CTA para qualquer chamado ou ação, e não apenas a venda de algo ou um convite para o cliente passar o cartão de crédito.
Assim, temos a vantagem de que uma empresa de aplicação de botox na testa, por exemplo, pode utilizar o SMS em qualquer etapa do seu funil de vendas.
Ou seja, após a captação do número para contato, já é possível começar a estreitar os laços com qualquer cliente em potencial. O maior exemplo aqui talvez seja o do marketing de conteúdo, que vai educando o cliente aos poucos.
Assim, depois de subir uma postagem nas redes sociais ou um artigo mais completo no blog, você pode convidar o lead pelo SMS para que leia o material.
Outro exemplo de uso que vai muito além de simplesmente vender algo, é o da fidelização. Imagine quando o cliente recebe uma mensagem no celular perguntando como foi a fase de adaptação dele, se o produto ou serviço atende as expectativas.
2. Tecnologia e integração
Um erro muito comum nessa área é o de falarmos sobre SMS e alguns empresários ou gestores ficarem imaginando que alguém vai precisar escrever uma mensagem por vez, disparando tudo manualmente e de maneira amadora.
Na verdade, outro grande benefício do disparo de mensagens por celular é que uma empresa que instala piso vinílico amadeirado pode automatizar esse recurso, integrando ele com outras estratégias que já são rotineiras.
Por exemplo, unir o recurso ao CRM (Customer Relationship Management), que faz a Gestão de Relacionamento com o Cliente, para que a equipe de marketing possa fazer disparos em massa, tudo com poucos cliques e uma gestão facilitada.
3. Customização e assertividade
Outro ponto polêmico é que, ao descobrir que é possível automatizar o SMS marketing, alguns pensam que isso vai tornar o processo frio e maquinal.
Nada mais equivocado, pois é possível utilizar as mesmas plataformas que já citamos aqui de modo totalmente customizado.
Assim, uma empresa de instalação de portão eletrônico consegue fazer com que a mensagem disparada contenha o nome daquele cliente, aumentando a proximidade.
Mais ainda é possível segmentar a campanha inteira, de modo que mulheres podem receber um tipo de mensagem e homens outros, ou idosos e adolescentes, e daí em diante. O que também amplia consideravelmente a assertividade da estratégia.
4. O uso de gatilhos mentais
Por fim, outro benefício notável é o fato de que essas mensagens curtas de celular permitem colocar uma série de gatilhos mentais e emocionais em prática.
Com isso, uma fábrica de etiqueta termocolante personalizada consegue se tornar muito mais eficiente em termos de taxas de conversão.
Por exemplo, os maiores gatilhos existentes são os seguintes:
- Gatilho de Escassez;
- Gatilho de Autoridade;
- Gatilho de Urgência;
- Gatilho de Novidade;
- Gatilho de Exclusividade.
Imagine, por exemplo, se o cliente em potencial chegar a ler, antes mesmo de abrir a mensagem, que o estoque de determinado produto está acabando. Obviamente, isso vai gerar uma escassez nele, levando à compra o mais rápido possível.
O mesmo vale para uma pesquisa disparada, que apenas comprova a autoridade da empresa em relação à concorrência, estreitando os laços, e daí em diante.
Considerações finais
Falar em SMS marketing é o mesmo que tratar de uma das estratégias de maior custo-benefício que o mundo publicitário já viu.
No entanto, para conseguir os melhores resultados, é preciso entender melhor os conceitos e os 4 benefícios que listamos acima, servindo como um mapa a ser seguido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.