Saber lidar com vendedor desmotivado é um dos maiores desafios que os gestores comerciais precisam enfrentar hoje em dia.
Na busca por resultados cada vez mais satisfatórios, é fundamental poder contar com uma equipe de profissionais engajados e que tenham a motivação necessária para perseguir metas e objetivos desafiadores e relevantes para a empresa.
Tendo isso em vista, elaboramos aqui um conteúdo para mostrar como um vendedor desmotivado pode atrapalhar o desempenho do negócio e apontar também algumas dicas fundamentais para corrigir esse problema e alavancar a performance do seu time de vendas:
- Ofereça um plano de carreira para os seus vendedores;
- Adote uma liderança inspiradora;
- Invista em programas de treinamento e capacitação;
- Acompanhe resultados, premie os melhores e oriente os demais
- Utilize o Funil dos Sonhos.
- Distribua cupom de desconto para cada vendedor no seu e-commerce.
Quais problemas um vendedor desmotivado pode gerar para a empresa?
A falta de motivação dos vendedores, mesmo que em casos isolados, pode trazer repercussões negativas para o desempenho do negócio em diferentes aspectos.
O principal deles se refere à produtividade. Quando o vendedor se encontra desmotivado em exercer suas funções ele tende a produzir bem menos do que o seu verdadeiro potencial. E isso pode gerar uma reação em cadeia, colocando em risco a correta gestão das forças de vendas, a produtividade de toda a equipe e até atrasando as entregas.
Confira abaixo outras consequências negativas que a desmotivação dos vendedores pode gerar:
Aumento do absenteísmo
Sem motivação para trabalhar, a tendência é que o vendedor se ausente com mais frequência de suas atividades. Isso pode acarretar em perda de oportunidades de vendas e sobrecarga de trabalho nos demais vendedores.
Maior rotatividade
Vendedores desmotivados não costumam ficar muito tempo trabalhando na empresa. Assim, gera-se um aumento na rotatividade e nos gastos com novas contratações.
Baixo comprometimentos com as metas de vendas
O vendedor desmotivado é o oposto de um colaborador engajado, isto é: não está nem aí para as metas de vendas e vai fazer o menor esforço possível para atingi-las. Dessa forma, a empresa tende a se tornar menos competitiva.
Aumento dos conflitos e piora no clima organizacional
Outro problema ocasionado pela desmotivação dos vendedores é o aumento de conflitos internos e desgastes nas relações entre os demais colaboradores. Isso leva a uma piora do clima organizacional.
Danos na reputação da empresa
O vendedor sem motivação fica insatisfeito com a empresa e pode levar a sua insatisfação para fora do trabalho. Esse comportamento pode causar uma imagem negativa da empresa no mercado, prejudicando futuras negociações. Além disso, ela se torna menos atrativa para novos talentos.
Vendedor desmotivado: 4 dicas de como combater esse problema na sua equipe comercial
Se a falta de motivação dos vendedores é um problema na sua empresa, descubra a partir de agora 4 dicas essenciais que vão te ajudar a solucionar essa questão e impulsionar o desempenho comercial do seu negócio.
1 – Ofereça um plano de carreira para os seus vendedores
Uma das principais causas para a desmotivação dos vendedores é a falta de clareza sobre o seu futuro na empresa.
Quando ele se projeta para daqui a 5 ou 10 anos na empresa e se vê fazendo as mesmas coisas, ocupando o mesmo cargo e recebendo o mesmo salário (apenas com algumas correções), o vendedor tende a ficar desmotivado.
Portanto, crie e ofereça um plano de carreira para seu time de vendas. Assim, eles saberão que há a possibilidade de crescerem na empresa caso continuem dando o melhor de si em suas funções.
2 – Adote uma liderança inspiradora
A figura do líder exerce papel fundamental na motivação dos vendedores. É extremamente importante que o líder seja capaz de inspirar sua equipe e dar todo o apoio necessário para que eles consigam exercer suas atividades da melhor maneira possível.
Sem um bom líder para orientar, motivar, corrigir e reconhecer os vendedores, o desempenho deles e da equipe como um todo pode ficar bem aquém de seu verdadeiro potencial.
3 – Invista em programas de treinamento e capacitação
Para combater a desmotivação, invista em programas de treinamento que capacitem os vendedores sobre novas técnicas e ferramentas que podem ajudá-los a obter um desempenho mais satisfatório nas vendas.
Os treinamentos também podem ter como foco aspectos comportamentais para que eles possam se desenvolver também como pessoa.
4 – Acompanhe resultados, premie os melhores e oriente os demais
Os colaboradores se sentem prestigiados e parte do processo da empresa quando seus resultados são levados em conta. Assim, defina indicadores de desempenho e, com base neles, elogie em público os melhores vendedores.
Quanto àqueles que não estão se saindo tão bem, dê um feedback construtivo a eles e mostre que deseja ajudá-los a crescer junto com a empresa.
Se você quer algumas dicas de como dar feedback para seus colaboradores, este vídeo da Siteware pode ser bastante útil:
[INSERIR VÍDEO]:
5 – Utilize o Funil dos Sonhos
Você conhece o Funil dos Sonhos? Nesta última dica, trouxemos uma ferramenta que tem como proposta conectar os objetivos pessoais dos vendedores aos profissionais.
O Funil dos Sonhos consegue melhorar a motivação dos vendedores pois mostra qual deve ser o desempenho nas vendas para que os vendedores consigam alcançar seus sonhos particulares.
Agora que você já sabe como lidar com vendedor desmotivado, implemente as dicas que trouxemos e tenha uma equipe comercial de alta performance.
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.