Ainda que as clínicas médicas estejam voltadas à prestação de um serviço capaz de melhorar a saúde geral da população, a preocupação com os lucros e com a otimização dos recursos é ainda um ponto muito importante a ser considerado.
Afinal, consultórios também são negócios.
Por isso, o investimento na construção de um bom planejamento financeiro é imprescindível.
Através deste tipo de organização os gestores são capazes de definir objetivos, construir estratégias mais efetivas, alcançar metas e melhorar toda a rentabilidade da empresa.
No entanto, as vantagens obtidas através de uma boa gestão financeira são capazes de representar ganhos que vão além das conquistas econômicas dos empresários. Elas podem proporcionar um aumento na:
- Qualidade do atendimento;
- Agilidade na prestação do serviço médico;
- Comodidade dos pacientes;
- Organização dos consultórios;
- Satisfação geral dos clientes, entre outros.
Além disso, através da administração financeira os gestores podem analisar com mais precisão todos os beneficios plano odontologico empresas e de outros investimentos, garantindo que as apostas da instituição tragam os resultados mais positivos para todos.
Como investir melhor na sua clínica médica
A realização de novos investimentos é essencial no desenvolvimento de qualquer negócio.
Afinal, conforme o consultório se estabelece no mercado, ganha mais destaque e credibilidade entre o público, é preciso encontrar maneiras de possibilitar a realização desses atendimentos e de manter o crescimento da marca.
Assim, investir em aplicações que promovam um aperfeiçoamento da gestão, efetividade nos processos e a introdução de inovações nos tratamentos oferecidos e na forma de fazer negócios, é um processo que costuma ser passado por todas as instituições de saúde.
Antes de apostar na realização de uma parceria com um serviço de assistência médica privada – como o plano odontologico empresarial – ou introduzir ferramentas tecnológicas, os gestores precisam analisar os números e a rentabilidade do negócio.
Isso porque, nem sempre o atendimento de uma grande quantidade de pacientes resulta em boas taxas de lucro – quando o saldo do período é positivo – ou em um bom faturamento (soma geral de todas as receitas provenientes do trabalho da instituição).
Por isso, é fundamental identificar e administrar os custos fixos e variáveis, como forma de analisar mais profundamente a situação da saúde do caixa e as melhores opções de investimentos para a clínica.
Formas de investir no seu consultório e potencializar a lucratividade
Após os estudos empenhados acerca do fluxo de caixa, do retorno sobre os investimentos e do estabelecimento de métricas de monitoração sobre os investimentos realizados pela empresa, é preciso pensar nas ações ideais para a conquista dos resultados almejados.
E, ainda que não exista um conjunto de receitas que garanta benefícios para todas as instituições, afinal, as particularidades de cada segmento interferem muito nas estratégias, há algumas práticas que podem ajudar na potencialização dos lucros.
Algumas destas práticas incluem:
- Confeccione um bom plano financeiro
Antes de comprar novos equipamentos, modernizar os procedimentos ou fazer colaborações com serviços de plano odontologico para empresas, a realização de um planejamento completo e abrangente é fundamental.
Pois, é a partir dessa organização que será possível mapear todas as despesas e receitas da clínica, fazendo projeções mais precisas sobre os resultados dos investimentos e sobre os melhores caminhos para conduzir os negócios.
- Calcule a rentabilidade da clínica médica
Muitos profissionais tendem a confundir rentabilidade com lucratividade.
Por isso, antes de qualquer coisa é preciso acentuar que, lucratividade diz respeito ao ganho excedente – ou seja, todo aquele valor que ultrapassa os gastos da instituição.
Enquanto isso, rentabilidade é o retorno financeiro adquirido sobre algum capital investido. Isto é, o fruto de uma ação realizada ou da compra de algum tipo de material que pode se transformar em um crescimento da lucratividade da empresa, no futuro.
Assim, calcular a rentabilidade da empresa inclui dividir o valor inicial investido, pelo fluxo de caixa anual.
O resultado deste cálculo será o retorno dos investimentos realizados naquele ano específico. Isso é essencial para identificar o retorno sobre os investimentos e para basear a tomada de decisões futuras.
- Priorize a redução de custos
Além de estudar os resultados financeiros obtidos com o atendimento dos pacientes que fazem uso de certo tipo de plano dental para mei, por exemplo, garantir o aumento da lucratividade exige a priorização da redução dos custos.
Para que isso seja possível, os empresários precisam analisar todos os gastos diários e encontrar estratégias que permitam a otimização de todas essas despesas.
- Aposte na atração de um fluxo de pacientes maior
A aquisição de novos clientes é uma ótima forma de manter o crescimento da empresa, mas para que isso seja possível é preciso investir na criação de inúmeras iniciativas que visam chamar a atenção dos pacientes ideais e garantir a fidelização dessas pessoas.
Está incluso nesta categoria, a aplicação de estratégias que promovam um aumento da qualidade do serviço desempenhado, a aproximação do relacionamento com os clientes e a criação de uma boa experiência entre o público e a sua clínica.
- Não negligencie o Marketing Digital
O marketing digital se tornou indispensável para a manutenção das empresas do ramo de saúde, fazendo com que através dessa estratégia elas sejam capazes de conquistar visibilidade, relevância e uma vantagem competitiva em relação à concorrência.
Por isso, a criação de materiais digitais acerca do plano odonto pme ou de outros assuntos relacionados com o seu segmento de atuação, é uma ótima forma de construir uma boa reputação para a sua marca e de criar uma presença online.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.