Entre as possibilidades do empreendedorismo digital, o trabalho como afiliado digital tem ganhado cada vez mais espaço na internet. Tendo uma conta nas redes sociais, é possível ingressar neste mercado para ganhar dinheiro fazendo a publicidade de produtos e serviços para algumas empresas.
Neste texto, iremos falar um pouco sobre o que é exatamente um afiliado e apresentar cinco passos essenciais para ingressar neste mercado com sucesso. Fique conosco.
O que é afiliado?
Basicamente, um afiliado trabalha realizando promoções ou indicações de pessoas, marcas ou empresas que oferecem determinados produtos e ou serviços. Em troca da indicação, o afiliado recebe uma comissão por cada venda realizada.
Esse tipo de publicidade é adotado por diversas empresas e há mercado para empresas de qualquer segmento, como fabricantes de elevador de carga industrial, por exemplo, que é um nicho de mercado bastante específico, mas que pode encontrar afiliados que tenham alguma influência sobre empresas do ramo.
Há diversas plataformas disponíveis para quem deseja se tornar um afiliado e em diversos segmentos como já citado. Basta que o afiliado escolha o tipo de produto que mais se identifica.
Não há uma quantidade máxima de produtos ou serviços que um afiliado pode promover. Um mesmo afiliado pode indicar produtos e serviços de diversos nichos, mas é indicado que foque em um segmento e vamos ver a seguir o porquê.
Veja 5 passos essenciais para ser um afiliado
Agora que você já sabe o que é exatamente um afiliado, vamos ver cinco passos importantes para quem quer ingressar neste mercado.
- Conheça seu público: em geral, pessoas que iniciam no mercado de afiliação digital já possuem um público nas redes sociais. Por isso, é importante, antes de tudo, conhecer este público. Uma pessoa que atua no nicho cosmético, por exemplo, e tem muitos seguidores deste mercado, não tem por que fazer indicações de produtos industriais como caldeirão industrial. Conhecendo o público que se tem permite criar conteúdos mais segmentados, assim como, indicar produtos voltados para aquele público;
- Defina o nicho que quer atuar: Além do público-alvo, definir o nicho de atuação é indispensável. Focar em um nicho específico permite que o afiliado se especialize e consiga se tornar referência naquele assunto e assim, ter mais chances de sucesso;
- Escolha os canais de divulgação: há diversas opções de canais para divulgar um produto, não apenas as redes sociais, apesar desta ser a mais utilizada. Há também fóruns e grupos, e-mail marketing, anúncios pagos etc. Além disso, a criação de um blog também pode ser uma boa ferramenta de divulgação;
- Escolha produtos com potencial de venda: se você atua no nicho da construção civil, por exemplo, há diversas opções de serviços e produtos como o piso epóxi autonivelante. Se você entende que este produto tem potencial, invista nas parcerias com empresas que o comercializam;
- Trace uma estratégia para distribuir seu conteúdo: para criar uma estratégia de distribuição de conteúdo, é preciso pensar inicialmente como fazer para que o produto ou serviço chegue até o seu público-alvo. Isso pode ser feito por meio de criação de conteúdo, campanhas bem elaboradas, entre outros, e definir qual comunicação se encaixa melhor em cada canal.
Gostou das nossas dicas para se tornar um afiliado? Então, compartilhe o conteúdo com os amigos nas redes sociais.
Conteúdo produzido por Soluções Industriais