A comunicação é ponto vital para o bom desenvolvimento de uma organização e a oportunidade de se destacar no mercado em meio à alta competitividade. Por isso, é imprescindível realizá-la da forma correta e com eficácia.
Logo, entende-se como comunicação não apenas o ato de saber dizer algo para outros indivíduos, mas também a ação de conseguir permitir que o receptor da mensagem compreenda o que foi dito, com total entendimento e sem desvios de interpretação.
Então, a empresa precisa utilizá-la para conseguir se comunicar com o seu público interno e externo, como as marcas parceiras, os fornecedores e a comunidade em geral, permitindo a criação de um relacionamento com cada um deles.
Em suma, ela se refere à ação de se passar uma informação para a outra parte compreender exatamente o que era desejado, sem a necessidade de adicionar ou retirar qualquer coisa à interpretação feita.
Importância no mundo dos negócios
No ambiente corporativo, manter uma boa comunicação é imprescindível, uma vez que é realizada de diversas formas, seja nas reuniões, nas conversas, nos telefonemas, nos e-mails, ou mesmo durante momentos de pausa ou de criação de projetos importantes.
Isso porque o profissional precisa saber como transmiti-la de maneira que ela seja compreendida em sua totalidade, com clareza e assertividade.
Por exemplo, se um estabelecimento deseja apresentar um novo serviço, como conserto tela iphone 6, ele deve saber passar essa mensagem para seus público-alvo para ter seu projeto entendido e atrair seus targets.
Portanto, dentro de uma empresa, a sua utilidade é essencial para os processos de realização das atividades, a compreensão das etapas realizadas e o alcance dos objetivos e resultados desejados.
Se uma comunicação não consegue transmitir claramente o seu objetivo, os colaboradores não entenderão o que de fato devem fazer, não realizando as atividades necessárias e prejudicando o andamento do projeto, tendo que refazer todo o trabalho.
Basicamente, ela é necessária para que uma empresa de instalação de internet consiga se organizar em meio a tantas informações e pessoas envolvidas, garantindo que todas as tarefas sejam realizadas com qualidade.
Os tipos de comunicação
Dentro de uma companhia, existem diferentes tipos de comunicação, cada uma exercendo um papel essencial nas relações, garantindo que o receptor seja capaz de entender uma informação da maneira correta, sendo elas: a interna, a mercadológica e a institucional.
A primeira se refere à comunicação entre os funcionários, sendo a responsável por garantir que o ambiente de trabalho mantenha um clima agradável e de qualidade. Por isso, seus temas são dados administrativos e de projetos conjuntos e conversas informais.
A mercadológica é relacionada à venda ou melhoria da imagem de determinado produto ou serviço ofertado pela empresa. É desenvolvida seguindo estratégias de marketing e propaganda, com o objetivo de se destacar no mercado.
Já a comunicação institucional refere-se à imagem corporativa da companhia, englobando as propagandas institucionais e assessoria. Está relacionada à criação de uma imagem positiva da marca na visão da imprensa, da sociedade e dos próprios colaboradores.
Benefícios da comunicação assertiva
Até aqui, já foram entendidas todas as informações sobre a necessidade de implementar uma comunicação assertiva. Agora, serão analisados os benefícios de tê-la nas empresas:
- Aumento da produtividade;
- Possibilita a criação de projetos assertivos em suas etapas;
- Melhorias no ambiente corporativo;
- Garante a criação de uma boa imagem;
- Manutenção do relacionamento com os parceiros.
Além dessas já mencionadas, existem outras vantagens, que explicaremos a seguir, para haver melhor compreensão.
1. Maior produtividade dos colaboradores
Como um de seus objetivos dentro da empresa é manter todos os colaboradores informados sobre o que está acontecendo e de como cada etapa de um projeto segue, a produtividade é afetada.
Quando todos os que estão investidos em um projeto sabem o quanto falta para chegar até os objetivos traçados e as etapas que estão, ele consegue se localizar mais facilmente durante o processo, o que afeta diretamente na motivação deles para agir.
Ademais, a comunicação permite uma integração dos setores da empresa e dos próprios funcionários, o que diminui os erros de trabalho e a quantidade deles que realizam funções de responsabilidade de outros.
Por exemplo, se uma empresa que aluga sala privativa tem um funcionário com conhecimento de cada uma de suas ações, ele não perderá tempo fazendo a mesma tarefa de outra pessoa, prejudicando o desenvolvimento do projeto, pois etapas seriam puladas.
Assim, percebendo que conseguem trabalhar em harmonia e realizando todas as ações necessárias a cada um, o projeto caminha mais rapidamente e com mais eficiência, visto que eles estarão empolgados em perceber resultados, e não com problemas.
2. Reflete a qualidade ao público
Quando a comunicação dentro do negócio se mantém com qualidade, tendo os seus colaboradores exercendo suas funções corretamente e com maior eficiência, ela acaba refletindo nas suas ações em relação ao público externo.
Isto é, ao realizar atividades eficientes e com qualidade, os resultados de seus projetos também têm sua assertividade aumentada, o que agrada mais os clientes e consegue atrair um público novo, desenvolvendo-a externamente.
Logo, se uma empresa que vende etiqueta adesiva escolar tem seu trabalho feito com habilidade, rapidez e boa comunicação, ela consegue disponibilizar para venda em menos tempo e garantir a satisfação dos consumidores.
3. Maior assertividade nos projetos
Durante a realização de projetos, é fundamental que os envolvidos estejam de acordo com as etapas e com o que deve ser feito, para que ele seja executado seguindo expectativas e não tenha que enfrentar diversos problemas no percurso.
Assim, é necessária a criação de uma consciência geral e hábitos na empresa, certificando que as demandas sejam atendidas e os projetos executados da maneira esperada, confirmando que a comunicação foi correta e os objetivos serão alcançados.
4. Menos conflitos e melhora do clima da empresa
Quando ela consegue realizar uma comunicação eficiente, o número de conflitos diminui, pois os colaboradores entenderão uns aos outros, sem uma má interpretação que pode desagradá-los.
Isso acontece porque todos os emissores têm preocupação em transmitir a mensagem desejada com grande número de informações e detalhes, o que facilita o trabalho do receptor de entendê-la, executando sua tarefa corretamente.
Assim, o tempo que passariam discutindo sobre assuntos sem contexto ou por terem entendido errado as opiniões será economizado e evitado, permitindo que os colaboradores mantenham um relacionamento saudável e sem intrigas corriqueiras.
Além disso, a comunicação é efetiva para, em caso de conflitos reais e que não sejam por falhas na mensagem, sejam resolvidos rapidamente e com transparência, evidenciando os motivos e resoluções com clareza e impedindo que chegue a proporções exageradas.
Por exemplo, se em uma empresa estão criando o design de um notebook novo para vender, mas seus responsáveis não concordam com a forma de publicidade, eles conseguem conversar com calma e analisar a melhor opção, sem prejuízos.
Ademais, um ponto essencial para conseguir manter os funcionários trabalhando e sendo produtivos é a certificação de que o clima do ambiente de trabalho é acolhedor e agradável.
Para isso, a comunicação de qualidade é essencial, visto que permite uma interação madura e clara.
A transparência, por meio do compartilhamento de todas as informações úteis aos seus colaboradores, possibilita que a equipe fique mais motivada e se sinta mais valorizada, uma vez que se sente como parte do processo de evolução.
Além disso, ela diminui os boatos e especulações, que podem causar desconforto ou criar um ambiente de dúvida durante o trabalho. Dessa forma, não há prejuízo das atividades ou motivos para desconcentrar os funcionários.
5. Mantém uma boa imagem da marca
Como foi visto, a comunicação em uma empresa também pode estar relacionada a terceiros, ou seja, aos consumidores e a imprensa. Dessa forma, é possível manter um relacionamento de transparência, o que melhora a imagem da marca.
Logo, uma empresa de serviço de entrega motoboy que sabe se comunicar, ao enfrentar algum problema com seus clientes, consegue explicar seus motivos e fazer com que eles não a vejam com uma visão ruim, pois saberá resolver suas dificuldades.
6. Relacionamento com os parceiros assertivo
Uma empresa que sabe se comunicar com qualidade consegue trocar informações com seus parceiros e fornecedores de forma clara, garantindo que o seu relacionamento seja duradouro.
Assim, se uma empresa de confecção de carimbos precisa de madeira para a base de produto e houver algum imprevisto no transporte dela, poderá conversar claramente sobre sua necessidade e encontrar junto dele uma forma de compensar o atraso.
Conclusão
No mundo corporativo, diversas etapas precisam ser realizadas e executadas de maneira assertiva para que a próxima possa ser iniciada. Por isso, é preciso que a comunicação no momento de produção seja clara e de qualidade.
Além disso, para conseguir se desenvolver, a empresa precisa saber como falar com seu público e envolvidos no processo de criação, como de um painel backlight. Para isso, ela deve conseguir entender e dizer o que fazer e como fazer, assim como seus objetivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.