Mitos sobre Monetização de Sites
Monetização de Sites é um assunto bastante abordado em blogs especializados no ramo de afiliação ou de dicas para blogs.
Porém muitas vezes uma falsa realidade é passada a quem lê, que acaba por não ter a verdadeira noção do que significa realmente ter um blog que produza bons frutos, especialmente no que tange a arrecadação com publicidade e conversões em programas de afiliados.
Existem diversas técnicas para conversão em blogs que podem ser utilizadas, assim como abordei em Como Ganhar dinheiro com Publicidade em Blogs de maneira eficiente, mais quero hoje falar sobre os principais mitos que existem no que diz respeito a monetização.
1 – Adsense é tudo!
Esqueça isso. Não se iluda que os ganhos com o Google Adsense serão suficientes para manter seu trabalho. A não ser que tenha uma visitação superior a 100 mil visitantes por mês, dificilmente o Adsense sozinho renderá o que espera. Uma boa dica é ler o artigo Google Adsense – 13 Estratégias para ganhar mais dinheiro.
É claro que jamais recomendo deixar de utilizar o Google Adsense, afinal é um programa de parceiros extremamente confiável e que pode lhe render algum dinheiro. Porém você deverá explorar muito mais o seu site para obter alto rendimento, com campanhas do tipo CPA, CPV, utilizando-se de técnicas de Marketing Digital para impulsionar suas conversões.
Se seu publico o reconhece como autoridade no assunto, seus artigos serão uma ótima fonte de indicação de produtos e serviços e realizarão muitas vendas.
Mais tome cuidado, o foco deve ser recomendar produtos e serviços que estejam relacionados ao tema abordado e que venham resolver algum problema do leitor, pois senão você pode acabar tendo mais problemas do que resultados.
2 – CPM é excelente pois ganho de qualquer forma
Este é o típico pensamento de iniciantes no rumo de monetização online, utilizar campanhas na qual é remunerado de acordo com as exibições de banners.
É claro que pode ser utilizado este tipo de campanha, mais não pensando que seja a principal fonte de renda de seu projeto. Se reparar com cuidado, a maioria dos programas de afiliados que trabalham com CPM utilizam-se de anúncios do Adsense para serem exibidos no local.
Logo este programa de afiliados nunca terá prejuízo, certo? Então como você terá melhores rendimentos se tem um intermediário no meio da história? Utiliza logo o Adsense no local….
Para tudo existe exceções. Mais por via de regra CPM deve ser utilizado somente como complemento e não como fonte de renda principal de seu site / blog.
3 – Banners em Sidebar e Rodapé
Não adianta encher de banners na sidebar ou rodapé achando que seus resultados irão saltar ao maior pico possível. Poluir demais seu site ou blog pode provocar até uma repulsa por parte de seus leitores.
É claro que pode ser utilizado banners nesses locais, mais não exagere e não espere que terá um resultado extremamente satisfatório igual muitos pensam.
Rodapé raramente é visto pelos seus leitores. Normalmente o que tem mais resultado é a região da primeira dobra, ou seja, a área do blog que é visualizada logo que o visitante entra.
Toda a área que fica onde é necessário o visitante utilizar a barra de rolagem tem resultados um pouco menores.
4 – Email Marketing para envio de propagandas
Já postei algumas vezes aqui no blog a respeito do Email Marketing e volto a dizer que este canal não deve ser utilizado para envio de propagandas pois não tem resultado satisfatório. Se ainda não trabalha sugiro que leia: 5 ferramentas de Email Marketing com melhor custo / benefício.
As pesssoas não estão interessadas em ficar recebendo inúmeras propagandas por email e se você conduzir dessa maneira fatalmente não terá bons resultados.
É claro que eventualmente você pode recomendar algum produto ou serviço que venha a lhe render bons frutos para sua lista, mais a base de tudo é construir um relacionamento sólido com seu público, fazendo com que o mesmo tenha confiança em você e suas recomendações tenham muito mais peso.
Esse é o conceito da utilização do Email Marketing, criação de relacionamento.
5 – Quanto mais banners melhor!
Este talvez seja um dos maiores mitos a respeito de monetização de sites e blogs.
A grande maioria das pessoas pensam que encher de banners em um blog trará mais resultados financeiros, porém isso não é uma realidade. Este tipo de ação traz mais resultados negativos do que positivos.
Existem dois grandes motivos para que isso aconteça: O primeiro deles é o simples fato de quem ninguém deseja navegar em algo extremamente poluído.
As pessoas estão visitando suas páginas em busca de informação e não querem excesso de propagadas. Isso desagrada os visitantes, o que faz com que eles deixem prematuramente seu blog e normalmente não voltem.
A outra questão é que muitos banners tiram o foco de uma determinada propagada. Vou explicar. Quando você abre um jornal com uma página de classificados, existem inúmeros anúncios, correto?
Para você visualizar um anúncio em específico la no meio da página de classificados não é bem difícil?
Agora imagine que você abra uma outra página de um jornal com conteúdo e la no meio um único anúncio. Você provavelmente irá visualizar e ler este anúncio pois ele terá muito mais destaque. Isso é o que ocorre também em suas páginas.
Excesso de banners tira o foco dos próprios banners, além é claro de gerar incômodo nos seus visitantes.
6 – O Importante é trazer mais visitantes independente como
Não é bem assim. Não adianta passar milhares de pessoas diariamente pelo seu blog que não tem o mínimo interesse pelos assuntos que você aborda.
É preferível 10 visitantes qualificados para seu negócio do que 1000 visitantes desqualificados. Seu resultado será muito maior.
Portanto um dos segredos para o sucesso da monetização de sites e blogs é qualificar o seu tráfego, focando em pessoas que estão em busca realmente das informações que você tem a oferecer.
Desta maneira a tendência é que seus visitantes permaneçam muito mais tempo em suas páginas, aceitem suas recomendações e se interesse também pelos anunciantes.
Não pense que trazer qualquer tipo de visitantes irá lhe trazer resultados. Pense nisso!
7 – Vou estimular cliques nos anúncios
Se esta pensando ou já pensou algum dia fazer qualquer tipo de ação para estimular artificialmente ou fazer com que seus visitantes cliquem propositalmente em seus anúncios, esqueça.
Isso não tem vida longa e também mostra um amadorismo muito grande. É um pensamento comum em quem inicia no mundo dos blogs.
Cada dia que passa mais os programas de afiliados e programas de parceiros estão equipados com tecnologias capazes de identificar a naturalidade dos cliques e das conversões e isso fatalmente detectar suas ações na tentativa de burlar esses sistemas.
Não adianta, o ideal é trabalhar pesadamente para fazer com que seu blog cresça e dê resultados adequados.
Pois bem, esses são verdadeiros mitos que são criados a respeito de monetização de sites e blogs na qual muitas pessoas acreditam e seguem.
Espero que esse artigo tenha lhe ajudado a não praticar qualquer um desses tipos de ações.
cara muito bom esse artigo, acabei pegando informações uties.
Que legal Sergio,
Um abraço!
Muito bom artigo, sempre tive essa linha de pensamento em relação a site lotados de propaganda, logo saio correndo. Tenho um site de noticias com 250 mil visitas, mas não consigo aprovação do Adsense, poderia me dar umas dicas, serei imensamente grato.
Ola José,
Você precisa verificar em qual dos itens da política do Adsense seu site não esta adequado.
Um abraço
Adriano
Em tempo, preenchi o campo do site, preciso de orientação profissional, somo m bom time e temos grandes pretensões. Obrigado