Trabalhar de casa tem seus prós e seus contras. Ter um horário mais flexível, poder cuidar das questões familiares com mais tranquilidade e não pegar trânsito são algumas das vantagens. Mas e quando falamos dos pontos negativos?
O home office pode ser desafiador, já que existem muitas distrações durante o dia para quem trabalha em casa. E a verdade é que muitas pessoas vêm enfrentando esse problema nos últimos tempos. A tendência do trabalho em home office já vinha crescendo ao longo dos anos no Brasil e, com a pandemia do COVID-19, 20 milhões de pessoas passaram a trabalhar de casa no país.
Para ajudar as pessoas que estão com dificuldade de se manter produtivas em casa, listamos oito dicas para melhorar o rendimento no home office. Vamos lá?
1. Tenha uma boa conexão de internet

Para começar, não existe home office sem uma boa internet. A lentidão para fazer upload e download de arquivos, enviar e-mails ou fazer videochamadas pode desmotivar qualquer pessoa e atrapalhar o rendimento no trabalho.
Dessa forma, é importante testar a velocidade da sua conexão de internet atual, para verificar se você tem um plano de banda larga adequado para sua demanda. Se antes você só usava a internet para acessar as redes sociais ou assistir streaming de filmes e séries, por exemplo, com o home office você passa muitas horas do dia conectado e transferindo dados.
2. Mantenha o ambiente agradável
Pode não parecer, mas um espaço silencioso e organizado faz muita diferença na performance no trabalho. Procure não fazer do seu quarto o home office, pois a cama é muito chamativa, e, se possível, separe um local isolado para montar seu escritório.
O silêncio auxilia na concentração para trabalhar e a organização da mesa e do espaço contribuem na ordem mental. Além disso, é importante ter uma cadeira confortável, caso contrário você pode passar a sentir dores e desconforto ao ficar horas trabalhando.
Sobretudo se você tem um blog ou é um afiliado e trabalha sozinho, é importante usar desses artifícios para sua automotivação.
3. Faça reuniões frequentes com a equipe
Se você trabalha com uma equipe, é importante ter reuniões periódicas de alinhamento. Faça videochamadas para trocar ideias, tirar dúvidas e estipular as tarefas do dia ou da semana.
Os encontros em grupos, mesmo que online, ajudam a manter o time motivado e cada um se apoia nas dificuldades durante o trabalho em casa. As reuniões também contribuem para te lembrar dos prazos e das entregas que devem ser feitas, funcionando como uma pressão, mesmo que leve.
4. Abuse de técnicas de produtividade
Já falamos bastante sobre técnicas para aumentar a produtividade nos estudos, mas as dicas valem também para o home office.

O Pomodoro, por exemplo, é um método muito conhecido para gestão de tempo, que tem o objetivo de criar um hábito para o trabalho e aumentar o foco. Você terá blocos de 25 minutos para concentrar apenas no trabalho e, entre esses blocos, intervalos de 5 minutos. Após quatro rodadas, faça uma pausa maior – de 20 a 30 minutos – e depois retorne para novos ciclos.
Você pode usar para isso aplicativos de Pomodoro, uma extensão do Google Chrome ou o próprio alarme no celular.
Se você preferir ter mais flexibilidade na contagem do tempo, utilize a técnica de “Flow Time”.
- Com o cronômetro do celular, comece a marcar o tempo de trabalho.
- Quando sentir necessidade, faça um intervalo e pause o contador.
- Marque o tempo gasto na pausa.
- Agora, volte a trabalhar pelo mesmo período anterior e faça a pausa também no mesmo tempo. Assim, você cria um hábito de acordo com suas necessidades de tempo.
5. Organize-se por aplicativos
A internet trouxe muitas formas de aumentar a produtividade no trabalho, fazer a gestão dos projetos e otimizar o tempo gasto nas tarefas. Atualmente, existem aplicativos para absolutamente tudo, como:
- Google Calendar para organizar as atividades do dia, compartilhar a agenda com a equipe e notificar sobre reuniões;
- Trello ou o Todoist para organizar o fluxo de trabalho e os processos e ajudar a planejar as tarefas, controlar prazos e entregas.
- Dropbox, Google Drive e outras plataformas de armazenamento em nuvem. Com elas, você consegue salvar e compartilhar arquivos, sem a necessidade de fazer grandes uploads por e-mail, por exemplo.
6. Desligue as notificações no celular
Apesar da internet móvel e o celular serem grandes aliados no trabalho, com aplicativos de produtividade, de reuniões e para ter contato com clientes, ele pode ser uma grande distração.
A dica é desativar as notificações de redes sociais e outros apps que atraiam sua atenção. Assim, você se concentra apenas nas plataformas que contribuam para o trabalho e não cai na tentação de ver a notificação e se perder na timeline das redes.
Manter a produtividade, porém, significa também ter pausas e momentos prazerosos. Sendo assim, nos momentos de intervalo você poderá se atualizar das redes sociais ou fazer outras atividades que goste, mas terá um tempo determinado para isso.
7. Coloque um som

A música é uma forte aliada para muitas pessoas quando falamos em concentração e criatividade. Além de isolar o som externo com o fone de ouvido, você pode escutar uma boa playlist enquanto trabalha para te ajudar a manter o foco.
Não coloque o som muito alto, para que a música não se torne mais uma distração. Especialistas indicam colocar um som ambiente em até 70 decibéis, que seria o equivalente ao volume de uma conversa.
8. Faça exercícios físicos e saia de casa
Pode parecer contraditório indicar que você saia de casa e se movimente trabalhando em home office. Mas os hormônios liberados durante os exercícios físicos e manter a mente desconectada do trabalho por um tempo é muito importante.
O corpo em movimento e os momentos de socialização ajudam na concentração, a ter novas ideias, a ficar saudável (afinal, ninguém consegue trabalhar estando doente), a dormir melhor, reduz o estresse e aumenta os níveis de felicidade no cérebro.
Estar em casa, portanto, não pode ser desculpa para não ir à academia, fazer uma dança, yoga ou natação, por exemplo. Pelo contrário. O tempo que você gastaria no trânsito indo ao escritório, pode ser o período que você vai parar para se exercitar ou até encontrar um amigo.
Esperamos que as dicas tenham sido úteis para te tornar mais produtivo no home office. Dessa maneira, você consegue unir o melhor dos dois mundos quando falamos em trabalho. Se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus colegas de trabalho e amigos e comente quais técnicas funcionam melhor para você.