Criar um fluxo de nutrição é uma das etapas mais importantes da estratégia de quem trabalha com Inbound Marketing.
Afinal, é muito importante manter os seus possíveis clientes engajados, por conta da otimização das suas ações.
Dessa forma, é possível ser visto como uma referência no mercado, além de melhorar os seus resultados e atingir o tão esperado sucesso.
Para isso, entretanto, é necessário entender sobre como funciona o Inbound Marketing, assim como conhecer as principais estratégias para criar o fluxo de nutrição para a sua empresa.
Quer saber mais sobre isso? Confira essas dicas!
Definindo sua persona
O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing digital, seja o marketing b2b, de conteúdo ou qualquer outro, é ter a sua persona bem definida.
Dessa forma, é possível garantir que todos os conteúdos que serão produzidos pela sua empresa vão atingir a pessoa certa e, mais importante: no momento certo.
A persona, para quem não está familiarizado com o termo, é um personagem fictício criado como o consumidor ideal do seu produto ou serviço.
Ele é muito mais específico que o termo “público-alvo”, o que faz com que os conteúdos sejam ainda mais direcionados, garantindo um maior sucesso nas ações estabelecidas pela empresa.
Listando suas estratégias
A partir do momento que você tem a sua persona estabelecida, é muito importante pensar nas suas estratégias e, principalmente, no seu objetivo.
Nenhuma empresa trabalha sem objetivo, não é mesmo? Independente de qual seja ele, desde aumentar o seu lucro, como também abrir microfranquias, o importante é que toda empresa tenha estabelecido o seu.
Dessa forma, é mais fácil garantir que as estratégias serão direcionadas, assim como todas as suas ações.
Selecione um evento
Selecionar o evento significa também escolher o gatilho inicial para dar início ao seu fluxo de nutrição. Ou seja, é importante definir qual das ações do seu possível cliente vai desencadear o disparo do e-mail marketing.
Para isso, é importante conhecer bem a ferramenta escolhida para o envio dos e-mails, pois cada uma tem a sua especificidade e normalmente existem ações pré-definidas.
Os gatilhos mais comuns são:
- preenchimento de formulário;
- download de material;
- visita a uma página específica;
- abertura ou clique em e-mail.
Planejando seu calendário editorial
Antes de produzir os seus e-mails, é muito importante estabelecer um calendário editorial. Isso porque, a grande sacada dessa estratégia de inbound marketing é a criação de um relacionamento da empresa com o seu possível cliente.
E para criar esse relacionamento, é importante ser constante, não é mesmo?
Isso significa estar presente com certa periodicidade, mas não lotar a caixa de emails do seu consumidor, uma vez que isso pode fazer com que o indivíduo se descadastre da sua lista ou encaminhe para spam, o que não é um benefício para você.
Para consolidar o seu relacionamento com a sua base de contato, o recomendado é que o intervalo de e-mails seja entre dois e cinco dias.
Chegou a hora!
Você pensou que o seu trabalho em criar um fluxo de nutrição já tinha acabado? Estamos quase lá!
Como em qualquer estratégia de marketing digital, é muito importante analisar os resultados obtidos através do fluxo de nutrição estabelecido.
Dessa forma, é possível analisar quais foram os pontos que deram certo, assim como alterar aqueles que não foram tão positivos como você esperava. Para isso, existem métricas que te ajudam a visualizar esses resultados.
E agora? Pronto para colocar o seu plano em ação e gerar leads e vendas para o seu negócio?
Conteúdo produzido por Letícia Eleutério | Redatora no Ideal Marketing