Veja como sair do básico e conseguir um visual único usando o cimento queimado em diferentes pontos dos ambientes de sua casa ou escritório
O cimento queimado é uma técnica de revestimento de pisos que hoje é muito utilizada em vários ambientes. Por isso tem enorme popularidade nos projetos atuais de arquitetura e design que querem explorar linhas mais rústicas ou industriais.
A fama é tanta que hoje é muito fácil encontrar tutoriais na internet ensinando técnicas e linhas de estilo para utilizar o revestimento.
Entretanto, apesar de popular, o cimento queimado ainda faz surgir algumas dúvidas. Uma delas é sobre as várias aplicações possíveis da técnica, ou seja, em quais locais esse efeito é bem-vindo e vai elevar o estilo dos ambientes
Neste conteúdo, explicaremos um pouco mais sobre as principais aplicações possíveis do cimento queimado para que você escolha os melhores ambientes e pontos de destaque na hora de colocar essa técnica em prática.
Parede
Uma das utilizações mais em alta atualmente para cimento queimado é utilizá-lo como revestimento de paredes. O mais interessante desse acabamento é que ele pode ser aplicado em ambientes com os mais diversos estilos, seja um cômodo com uma linha mais industrial ou até mesmo em espaços com um visual mais clean.
Outra dica de cimento queimado na parede é fazer dele um fundo de destaque para os outros objetos e elementos do cômodo. Itens de metal, madeira ou tijolo aparente se potencializam com esse tipo de efeito.
Outra coisa interessante e pouco explorada é a variedade de cores além do cinza. Assim, para ter um ambiente mais moderno, vale apostar em cores mais vivas para dar contraste em ambientes com elementos neutros, tornando eles mais alegres e aconchegantes.
Piso
Além da parede, o cimento queimado também é bastante popular no revestimento de pisos. Essa, na verdade, é uma aplicação utilizada muito antes do acabamento em paredes. Por isso, é comum encontrar escritórios antigos extremamente sofisticados, com um visual industrial muito bem aceito para os padrões atuais de design e decoração.
O cimento queimado pode ser utilizado do método tradicional, como único revestimento em toda área do piso. No entanto, muitos profissionais investem na combinação entre porcelanato e esse tipo de acabamento. Dessa maneira, a linha de estilo permanece, ganha um toque personalizado e a manutenção diária do piso é facilitada.
Além do estilo industrial, pessoas que querem um ambiente mais rústico também podem apostar no piso de cimento queimado. A ideia aqui é combinar elementos naturais, com objetos e móveis de madeira.
Também é importante ressaltar que o produto utilizado para revestir o piso com efeito de cimento queimado é diferente do aplicado nas outras superfícies. Preste atenção neste ponto se for cobrir o chão com esse revestimento.
Teto
Um local não muito usual para o cimento queimado, mas que o acabamento é muito bem aceito, é o teto de ambientes. A técnica é a mesma utilizada na parede e combina muito bem nas linhas de decoração rústicas ou industriais.
Essa é uma forma de aplicar uma textura diferenciada no teto que não seja tão aparente e tenha o objetivo de amenizar a poluição visual dos ambientes corporativos ou com alto fluxo de pessoas. Nas casas pode ser um um destaque especial numa parte do ambiente que passa muitas vezes despercebido, trazendo vida e alegria aos espaços.
Outra maneira de utilizar esse revestimento no teto é dar continuidade a uma parede que já tenha a textura.
Neste caso, é importante aliviar o destaque dos objetos de decoração, como apostar em luminárias mais minimalistas ou spots e deixar a parede unida com o teto sem quadros, espelhos ou outros itens fixados. Caso contrário, o ambiente ficará sobrecarregado de informação e cansativo para as pessoas.
Bancada
As bancadas de cimento queimado também fazem bastante sucesso entre as pessoas que querem ter uma cozinha, áreas gourmet ou externas com visual industrial moderno, mas com um toque rústico na decoração do ambiente.
Você pode revestir a bancada toda utilizando a mesma cor, combinando duas ou mais cores, tudo vai depender dos itens e linha de estilo do ambiente. O acabamento em cinza é uma ótima escolha para quem gosta de móveis e objetos em madeira.
Se você está preocupado com a limpeza, não se preocupe: elas costumam ser bem fáceis de limpar e de fazer manutenção, além de não se deteriorarem com facilidade. Ou seja, você terá uma bancada bonita e moderna por muito tempo.
Pronto! Agora você conhece as várias aplicações do cimento queimado e pode explorar sua criatividade para usar esse revestimento em diferentes áreas dos ambientes de sua casa.