Não é de hoje que a população vem se preocupando com o meio ambiente. Dia após dia, mais pessoas estão percebendo que até as pequenas escolhas fazem total diferença no cenário global. Consequentemente, muitos indivíduos estão, aos poucos, adotando hábitos considerados sustentáveis — incluindo o uso de cosméticos incapazes de agredir o meio ambiente.
Isso significa que, na hora de sair em busca de uma boa maquiagem ou de um filtro solar com toque seco, a prioridade deve ser os produtos desenvolvidos a partir de ingredientes menos agressivos. Nessa lista, podemos incluir aqueles elaborados com plantas e livres de crueldade animal. Bem bacana, né?
Dito isso, e caso queira adotar essa rotina, nada mais justo do que começar a se aprofundar no assunto. Para isso, preparamos um conteúdo especial, com recomendações exclusivas sobre beleza sustentável. Não perca!
Fuja dos microplásticos
Ao falarmos sobre sustentabilidade, uma das grandes preocupações diz respeito à poluição dos mares e oceanos. Acredite ou não, os grandes poluentes desses cenários são os plásticos e microplásticos — que, ainda hoje, podem ser encontrados em inúmeros cosméticos, como acontece com os esfoliantes.
Por essas e outras, o ideal é sempre ficar de olho na rotulagem dos cosméticos escolhidos, a fim de evitar o consumo de certos componentes, como o polietileno. Nas embalagens, o ingrediente é identificado como Polyethylene.
Já se quiser substituir esses itens, a dica de ouro é preferir as versões formuladas a partir de ativos naturais. O açúcar, a casca de arroz e as sementes são ótimas alternativas. Para testar já!
Priorize os produtos veganos
Outra maneira de abraçar a sustentabilidade é adotando práticas veganas — até mesmo ao adquirir novos cosméticos. Basicamente, tais produtos são formulados com ingredientes não derivados ou testados em animais, como acontece com os componentes vegetais e sintéticos.
Diferentemente do que parece, tais opções não são menos eficientes do que as soluções tradicionais. Pelo contrário: tudo dependerá da composição do item. Hoje em dia, já é possível encontrar empresas veganas que investem em fórmulas de altíssima qualidade e desempenho, promovendo resultados para lá de eficazes. O ideal é ficar de olho e fazer uma pesquisa profunda antes de “bater o martelo”.
Fique de olho nas embalagens
Uma boa embalagem é crucial para o sucesso de um produto, inclusive no universo da beleza. Até porque você há de concordar: um cosmético com visual atrativo e funcional consegue se destacar em qualquer prateleira, chamando a atenção do consumidor.
Entretanto, por trás desse glamour, muitas embalagens escondem um impacto ambiental totalmente prejudicial. Sendo assim, se você deseja fazer a diferença, é preciso atentar a esse detalhe, dando prioridade aos itens desenvolvidos em plásticos biodegradáveis, que apresentam menos chances de interferir no ecossistema, seja ele marinho ou terrestre.
Nesse quesito, os materiais recicláveis ou feitos com matérias-primas sustentáveis também são ótimos para diminuir a pegada de carbono do mercado, contribuindo para uma melhor preservação do planeta.
Informe-se sobre a marca de beleza
Por último, é bacana ter em mente que as práticas sustentáveis não se limitam à análise dos ingredientes e das embalagens dos produtos; mas sim, precisa estar presente em todo o processo de produção de uma empresa.
Atualmente, as marcas mais comprometidas com o assunto são aquelas que não medem esforços para oferecer boas condições de trabalho aos seus colaboradores.
Fora isso, essas organizações prezam pela adoção de iniciativas em cunho social e ambiental. Para ilustrar, destacamos as companhias que apoiam e participam de ações voltadas para o reflorestamento, valorização da comunidade local, programas com foco na reciclagem, entre outras.