Muitos empreendedores estão encontrando no e-commerce a possibilidade de ampliar suas vendas. Seja uma empresa de produtos contra incendio já estabelecida no mercado ou uma pessoa que decidiu partir para um novo rumo, estes sites são cada vez mais o caminho a seguir.
O mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de avanços tecnológicos tem se popularizado e feito parte do dia a dia das pessoas, principalmente com relação a internet.
A tecnologia móvel, por exemplo, permite que o usuário consiga se conectar de qualquer lugar do mundo que tenha sinal de internet. Isso fez com que o conteúdo digital se tornasse ainda mais relevante.
Dentro do conceito de vendas, o e-commerce tornou-se uma importante ferramenta, principalmente depois da criação de dispositivos de segurança que tranquilizaram o público comum da entrega de dados bancários e pessoais para efetivar compras.
Hoje, quando um usuário precisa de algum item em particular, é comum que sua primeira reação seja buscar em um site de pesquisas pelo que ele precisa. Esta pessoa então digita uma série de palavras-chave relacionadas à situação em si.
Os algoritmos destes motores de busca fazem uma varredura em seus bancos de dados, e então apresentam ao consumidor uma lista com todos os resultados possíveis sobre uma distribuidora de produtos de limpeza, muitas vezes por ordem de relevância.
É comum que o usuário encontre o que precisa ainda nos primeiros links, o que torna fundamental para qualquer e-commerce estar no topo dessa lista para conseguir bons resultados.
Alguns motores de busca tem opções próprias para produtos, mostrando também preços e imagens do que está sendo procurado. Isso ajuda na identificação do usuário, bem como em identificar boas oportunidades para a compra.
Uma estratégia de qualidade é um ponto muito importante para se destacar em um ambiente que cada vez mais é competitivo.
A facilitação na montagem de um e-commerce de produtos para piscina atacado e no processo de Abertura de Empresas acabou aquecendo o mercado e criando mais concorrência.
Destacando-se em vendas
O objetivo principal de qualquer loja é aumentar suas vendas. É esse tipo de negociação que gera o capital necessário para a manutenção do estabelecimento e para a geração de lucro, o que pode até mesmo incentivar uma ampliação no comércio.
Por isso, é importante entender como aplicar esse tipo de conceito de maneira efetiva, garantindo um resultado maior para suas ações e possibilitando novas chances de vender seus produtos ou serviços.
Vale lembrar, entretanto, que nem todas as empresas funcionam da mesma maneira. Ainda que estejam em um mesmo segmento, dois e-commerces de material promocional de empresas podem ter resultados completamente diferentes ao tomar um rumo de ação.
Por isso, o ideal é você lidar com a realidade de sua loja virtual quando estiver buscando ampliar suas vendas, entendendo o que você precisa fazer para atingir as pessoas certas e conquistar uma boa estrutura de atendimento.
Segmentação de público
O primeiro passo para conseguir vender com qualidade é entender para quem você está oferecendo os itens de sua loja. Seu público é um passo muito importante para garantir mais vendas, e você deve entendê-los para conquistar mais oportunidades de negócio.
O grupo de pessoas que têm gostos e interesses em comum, cuja propensão de comprar em sua empresa é grande, é considerado seu público-alvo. O público-alvo interessado em comprar produtos de limpeza é a base de compreensão para conseguir entender suas linhas de ação.
Entretanto, nem sempre a definição do público-alvo é o suficiente para segmentar corretamente seus compradores, uma vez que se trata de um grupo amplo e nem todas as pessoas do público-alvo estão no momento certo de negociar.
Nestes casos, é preciso pensar no conceito de uma buyer persona. Uma persona é a idealização de um consumidor, uma figura fictícia criada com base na compreensão de seu público-alvo e em transações anteriores realizadas pela empresa.
O grande diferencial de uma persona é sua capacidade de compreensão, uma vez que além de elementos comuns como nome, endereço e classe social, você também cria todo um perfil psicológico com ela, com itens como:
- Medos;
- Anseios;
- Desejos;
- Padrões de consumo.
Todos estes itens ajudam você a conhecer melhor sua persona e o público que está no momento certo para consumir. Assim, você tomará ações muito mais efetivas para a conversão em venda de um fornecedor de alimentos sem glúten.
Dedicar-se a compreensão de seu público é um ponto importante para garantir uma nova estrutura de atendimento e aumentar consideravelmente seu retorno financeiro.
Marketing de conteúdo
Um dos grandes diferenciais do e-commerce é a capacidade de trabalhar o conteúdo para atração de novos clientes e aumentar suas vendas consideravelmente. Hoje, o valor que o consumidor dá para conteúdos relevantes é muito maior que para publicidades vazias.
O marketing de conteúdo utiliza informações relevantes para o consumidor, e é pensada não como uma plataforma de vendas, mas como uma forma de instruir o cliente acerca do tema que ele está procurando, como insumos para máquina de café vending.
Este material aumenta consideravelmente suas possibilidades, uma vez que gera uma autoridade maior para sua empresa acerca dos tópicos aos quais é criado o conteúdo. Entretanto, esse tipo de estratégia deve ser pensada a longo prazo.
Isso porque é preciso que o material criado esteja a um tempo na web para ser absorvido pelos motores de busca e encontrado pelos clientes. Quanto mais conteúdo de qualidade você tiver, mais gera uma fidelização dos consumidores.
Sempre que um cliente tiver um problema relacionado a algum assunto que você domina, a empresa será a primeira coisa que ele lembrará. Isso se repete no caso de precisar comprar um produto ou contratar um serviço.
Lembre-se que o conteúdo não se restringe a seu site ou e-commerce, podendo também ser explorado em áreas como redes sociais e blogs. O ritmo de publicações também é muito importante para garantir mais efetividade nesse tipo de estratégia.
Uma empresa que publica conteúdos de maneira muito espaçada acaba ficando para trás, esquecido no mar de informações que é a internet atualmente. É preciso ter presença na vida dos consumidores para atingir seus objetivos com bebedouro de pressão.
O excesso, por outro lado, é bastante prejudicial. Normalmente, uma empresa que excede a quantidade de publicações acaba sendo considerada spam, ou lixo eletrônico. Esse tipo de conteúdo afasta as pessoas e acaba gerando uma publicidade bastante negativa.
Aproveitando os marketplaces
Um conceito moderno que tem sido muito aplicado por uma série de e-commerces é a utilização de um marketplace. Trata-se de um site que agrupa lojas virtuais, um equivalente digital de um shopping center.
Estes espaços normalmente não cobram taxas para manter sua loja ali, trabalhando apenas com porcentagem sobre as vendas. Isso permite que você expanda ainda mais sua área de atuação, aparecendo em muitos outros locais.
Grandes players do mercado atual estão entrando na internet usando este formato, e aproveitando seu nome já estabelecido para conseguir angariar mais clientes. Isso acaba ajudando e-commerces menores a terem sua plataforma divulgada.
Uma das principais vantagens do marketplace é justamente o fato de que você alcança uma série de pessoas que não conseguiria normalmente, o que pode ser muito benéfico para aumentar suas vendas de maneira expressiva.
Além disso, estar em um ou mais marketplaces não significa que você deve abandonar sua loja própria. Pelo contrário, estas ferramentas tornam-se uma maneira de apresentar seu material para compradores, que podem aproximar-se mais conforme ampliam o relacionamento com a marca.
Isso faz com que muito mais pessoas se aproximem de seu conteúdo para conseguir conquistar mais vendas.
Omnichannel
As pessoas têm buscado uma comunicação cada vez mais prática para fazer suas compras, sobretudo com itens online. Hoje, uma empresa que possui diversos canais de comunicação está à frente de seus concorrentes.
O conceito de omnichannel garante que você continue o atendimento com o consumidor de forma constante, independente do tipo de canal que ele opte por usar. Um atendimento que começou pelo telefone pode passar pela internet e terminar em uma loja física.
Esse tipo de facilidade tem sido muito importante para ampliar vendas, e garantir novas possibilidades para qualquer empresa que deseja ter um bom posicionamento de mercado.
Considerações finais
Aumentar suas vendas deve ser um dos principais focos para qualquer empreendedor que deseja se manter em atividade, uma vez que se trata de uma das mais importantes funções de qualquer e-commerce.
Por isso, saber lidar com esse tipo de situação é muito importante, principalmente quando você consegue compreender as variações criadas em um ambiente como o digital. Esse tipo de atividade permite que você consiga ampliar suas oportunidades consideravelmente.
Empresas que se focam na conquista de novos clientes e em aumentar suas vendas acabam conseguindo posições de destaque e até mesmo de liderança no mercado em que estão inseridos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.