O negócio precisa mensurar as métricas porque elas ajudam no crescimento da organização e trazem melhorias para as estratégias e os resultados. É necessário que as soluções estejam alinhadas aos melhores indicadores para que os impactos sejam reais.
Mas, mesmo que as métricas sejam essenciais para a empresa, independentemente de seu porte ou segmento, ainda é comum encontrar gestores com dúvidas sobre quais são as mais relevantes.
Compreender isso é fundamental para saber o que realmente deve ser considerado, inclusive o que realmente é uma métrica. Elas correspondem aos números que ajudam a quantificar comportamentos, tendências e variações.
Dessa forma, é possível mensurar e avaliar as ações realizadas, como no caso do setor de marketing. Ao utilizar ferramentas adequadas, fica mais fácil conhecer as ações e tomar decisões estratégicas.
O fato é que as métricas podem ser usadas de maneira específica para mensurar algo especializado ou ter uma visão geral sobre o negócio.
Este artigo vai mostrar quais são as métricas mais importantes, quais são as 3 fundamentais na avaliação do negócio, como identificar métricas adequadas, quais são as importantes em um processo e o que são métricas de negócio.
As mais relevantes: conhecendo-as
As métricas mais importantes para a empresa dependem muito daquilo que ela pretende alcançar, visto que o objetivo é ajudar nas tomadas de decisão. De qualquer forma, as mais utilizadas importantes são:
- ROI;
- CAC;
- Ticket médio;
- Lifetime Value;
- Taxa de conversão.
ROI é uma sigla para retorno sobre os investimentos, e por meio dessa métrica é possível conhecer os lucros da empresa, sendo fundamental acompanhá-la.
É assim que o organizador de eventos vai saber se seus investimentos em flyer festa junina trouxeram bons retornos, e a fórmula para calcular o ROI é:
ROI = receita – custo do investimento / custo do investimento.
CAC é uma sigla para custo de aquisição de clientes, sendo uma métrica essencial para saber o quanto a empresa está gastando para conquistar clientes novos.
O cálculo se baseia somando o investimento em marketing dentro de determinado período e dividindo pelo número de clientes conquistados.
Quanto ao ticket médio, é muito importante calcular para identificar o quanto os clientes estão gastando em cada compra. Para isso, basta dividir o valor das vendas pelo número de vendas realizadas.
Já o Lifetime Value (LTV) indica quanto lucro um cliente está dando para a empresa no período em que se mantém comprando com ela. É uma métrica relevante porque ajuda a prever as receitas. O cálculo usado é o seguinte:
LTV = ticket médio x tempo de permanência
Por fim, um fabricante de concreto usinado leve precisa calcular a taxa de conversão porque ela indica o quanto a organização está conseguindo converter. Não existe um cálculo porque a companhia vai utilizar ferramentas para obter essa informação.
Processo de avaliação e suas três métricas
Existem 3 métricas muito importantes para o processo de avaliação do negócio. Uma delas é o retorno sobre os investimentos porque ela ajuda a medir qual é o investimento da organização em marketing e vendas.
Também mostra se as estratégias estão trazendo bons retornos, e a partir dessa avaliação, é possível reduzir custos, aumentar os lucros, fazer escolhas seguras, identificar boas estratégias e até mesmo motivar a equipe.
A organização também não pode deixar de avaliar o NPS (Net Promoter Score), uma métrica de satisfação que ajuda a analisar o posicionamento da companhia e a obter insights sobre marketing e vendas.
Para saber qual é seu NPS, o negócio deve montar um questionário ou um formulário online para seus clientes responderem, oferecendo uma nota de 0 a 10, questionando o quanto essas pessoas indicariam a marca.
Por fim, é muito importante prestar atenção ao custo de aquisição de clientes (CAC), pois essa métrica mostra o orçamento realizado e os investimentos em marketing e vendas para conquistar os clientes adquiridos.
Identificando as métricas adequadas
Uma empresa de adestramento de cães para guarda precisa identificar as métricas mais adequadas para cada campanha proposta.
Mesmo que a organização tenha bons resultados sociais, o objetivo do negócio sempre estará associado ao seu desempenho em vendas, além de conseguir obter uma boa margem de lucros.
Nesse contexto, é fundamental avaliar o quanto os resultados obtidos pelas métricas de marketing podem impactar a capacidade do negócio em gerar dinheiro.
São métricas que ajudam a reduzir os custos e tornam a estratégia de marketing mais transparente. Para saber, por exemplo, sobre o sucesso de uma campanha das ações de vendas, a companhia pode usar indicadores diferentes.
Muitas avaliam o custo de aquisição de cliente, custo por lead, retorno sobre os investimentos e receita mensal recorrente.
Métricas que são importantes para processos
Um fabricante de adaptador soldável rosca interna precisa saber quais são as métricas mais importantes para se obter sobre um processo.
Uma delas é a taxa de conversão e vendas para saber quantas pessoas de fato compraram um produto ou serviço, e isso vai se basear no número total de leads adquiridos.
Por meio de algumas mudanças, a métrica ajuda o negócio a ser mais assertivo e a realizar ações para conquistar mais clientes.
Também é interessante fazer uma análise dos canais que a companhia usa para divulgar suas soluções, pois eles são decisivos na hora de chamar a atenção dos potenciais clientes.
Falando especificamente do marketing, existem outras métricas que precisam ser consideradas, como as redes sociais. Hoje em dia, as empresas podem divulgar seus produtos e serviços por meio de diferentes plataformas.
Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter são alguns exemplos disso e rastrear o engajamento nesses canais, fica mais fácil descobrir onde está o público alvo da organização e investir em maneiras de ter mais resultados.
Uma oficina especializada em bateria automotiva também precisa avaliar as taxas de abertura e taxas de clique no e-mail.
A taxa de abertura mostra quantas pessoas abriram o e-mail, um indício de que elas acharam o conteúdo relevante e interessante. Se essas pessoas estão abrindo a mensagem, mas não clicam no link, talvez seja necessário segmentar o e-mail.
Métricas de negócio: definição
Métrica de sucesso do negócio é uma medida quantificável que os gestores precisam conhecer para monitorar se suas ações estão trazendo os resultados esperados e são realmente eficazes.
Elas também são conhecidas como indicadores-chave de desempenho, mas nenhuma métrica de sucesso pode ser usada para todas as situações, assim sendo, a equipe precisa usar opções diferentes para avaliar o sucesso da empresa.
Se um fabricante de corrimão de ferro para escada interna fizer o acompanhamento das métricas certas, o gestor poderá usá-las como referência para o desempenho do negócio.
Elas devem ser definidas antes de começar uma nova iniciativa, pois assim o progresso poderá ser acompanhado do início ao fim.
A maior vantagem do uso das métricas de negócio é integrar o trabalho da equipe com as metas corporativas que a companhia quer alcançar. O alinhamento entre o trabalho e metas específicas ajudam a priorizar as tarefas que precisam ser realizadas.
Seu negócio está implementando uma nova tática ou estratégia com sua equipe, as métricas de negócio vão ajudar a avaliar o que funciona ou não.
Se a empresa medir essas métricas antes de implementar uma estratégia nova, então elas podem ser usadas como padrão de referência.
Ao implementar uma estratégia diferente, é possível comparar as novas métricas ao padrão de referência e se certificar sobre o desempenho.
Uma marca de papel de parede para sala fundo de TV pode usar dados históricos para ajudar sua equipe a tomar decisões mais sensatas, da mesma forma como usaria métricas passadas como padrão de referência para as novas estratégias.
O gestor pode observar as métricas de determinado período, por exemplo, dos 3 primeiros meses do ano anterior e compará-las com os 3 primeiros meses do ano atual, assim, saberá se elas foram diferentes do habitual.
Também vai conseguir avaliar qual foi a estratégia da equipe, identificar se aconteceu alguma coisa naquela época que pode servir de exemplo e usar essas informações para embasar as próximas decisões.
Se um fabricante de cantoneira plástica preta estiver avaliando muitas métricas e perceber uma queda, facilmente saberá qual parte dessa estratégia está ultrapassada e a equipe poderá fazer os ajustes necessários na próxima ação.
Considerações finais
Usar métricas é indispensável para qualquer empresa que queira garantir um bom trabalho com suas estratégias e o sucesso de todos os seus investimentos.
Seja qual for o mercado de atuação do negócio e as práticas de vendas e marketing que utiliza, basear as decisões e as ações nos resultados mostrados pelas métricas vai otimizar os custos e trazer resultados muito melhores.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.