Quando é necessário qualificar o gerenciamento de uma empresa para um novo nível, um dos primeiros pontos que devem ser analisados é com relação a qualidade e a eficiência dos fornecedores.
As relações bilaterais entre empresas é algo muito comum no mercado, portanto, é necessário escolher bem os fornecedores para alcançar uma série de benefícios, como por exemplo:
- Matéria-prima imediata para a produção;
- Atendimento pontual ao mercado consumidor;
- Garantia de qualidade junto ao fornecedor;
- Garantia de suporte ininterrupto ao setor de produção;
- Entre outras características.
Foi pensando na importância de aumentar conhecimento e saber lidar com a melhor seleção de fornecedores e buscar benefícios para sua empresa que produzimos esse artigo.
Aqui você vai contar com dicas e critérios que é recomendável ser adotados na hora de escolher um fornecedor. Gostou da pauta? Então venha conosco e confira.
Atente-se às feiras
Suponhamos que você tenha uma empresa especializada em pistola de pintura pulverizadora e consequentemente acontecem diversas feiras e eventos do setor. É natural entre essas feiras, além de se encontrar com as concorrências, também encontrar fornecedores de todos os tipos de insumos e matérias-primas para seu setor produtivo.
Logo, essa é uma porta aberta para novas parcerias e por isso recomendamos que em todas as feiras do segmento, sua empresa compareça ao menos com alguns representantes para buscar acordos mais vantajosos e eficientes para sua linha de produção.
Fique atento ao e-mail marketing
Muitas vezes você não conhece o fornecedor, mas o fornecedor conhece você. É muito comum que esses fornecedores enviem catálogos online via e-mail e muitas vezes os gestores acabam desconsiderando, por já ter um vínculo com outros fornecedores.
É importante analisar a nova proposta com cautela. Em suma, pode estar ali uma oportunidade de ouro para sua empresa diminuir as despesas e aumentar os lucros.
Encontre fornecedores próximos de sua sede
Além de procurar os melhores fornecedores, é importante considerar a distância entre ele e sua empresa. Isso quer dizer que os custos de logística serão menores e o prazo de atendimento a ser menor.
Se você tem uma empresa de etiquetas personalizadas, por exemplo, isso automaticamente pode gerar uma parceria muito frutífera para ambos, onde por sua vez, poderá até ocorrer uma flexibilização de preços a fim de aumentar a rentabilidade final do produto.
Análise aos critérios do fornecedor
Preço, garantia e tempo de entrega são as principais pautas que devem ser consideradas na hora de fechar com um novo fornecedor.
Além do mais realçamos a importância de um contrato com transparência, se cláusulas que beiram a discordância ou dificuldades para desfecho contratual.
O bom fornecedor é aquele que trabalha com você e não aquele que quer lhe amarrar com um contrato de fornecimento por tempo determinado.
Observe a qualidade do material
Apesar de óbvio, precisamos relembrar esse critério básico, pois muitas vezes as empresas acabam escolhendo o fornecedor mais pelo preço do que pela qualidade do produto.
Logo, se sua empresa é especializada na fabricação de gerador de energia, por exemplo, lembre-se que o produto final vai estampar o logo de sua empresa e não de seu fornecedor. Portanto, pense no cliente e na forma que você quer se apresentar no mercado, isso fará muito mais sentido na hora de escolher os fornecedores.
Esperamos que essas dicas sejam importantes para analisar os contratos de fornecedores de sua empresa. Se gostou do tema compartilhe com amigos e nos siga para mais dicas de marketing e administração de empresas.
Esse conteúdo foi produzido pela equipe Soluções Industriais