Com certeza você já viu pela internet anúncios oferecendo comissões em troca de divulgação. Isso é marketing de afiliados, que consiste em uma pessoa se afiliar, por exemplo, a uma empresa que vende Sacolas Ecologicas.
Assim, ao se afiliar, você passa a divulgar as sacolas e recebe uma comissão por cada venda como pagamento. Descubra mais sobre como funciona o marketing para afiliados no Brasil
O que é Marketing de Afiliados
Marketing de Afiliados é uma atividade em que uma pessoa se afilia a uma empresa para divulgar um produto e recebe uma comissão por cada venda realizada.
Assim, o afiliado divulga os produtos e serviços de uma empresa e recebe uma parte do valor em comissão, de forma online.
Esse tipo de negócio no formato digital começou em 1996 com a BeFree, Link Share e a Amazon. Desde então, o marketing de afiliados viralizou no mundo inteiro e cada vez mais brasileiros optam por essa atividade.
Como funciona o Marketing de Afiliados
O ecossistema do marketing de afiliados é composto por três entidades: produtor, afiliado e cliente. Descubra mais sobre cada um e sua participação nesse mercado.
Produtor
É a pessoa ou empresa que desenvolve um produto e os coloca em plataformas de afiliados. Nessas plataformas, pessoas se afiliam a essas pessoas ou empresas para divulgar os produtos, como Sacolas Ecologicas, e impulsionar suas vendas. Em troca, recebem uma comissão a cada venda finalizada.
Dessa forma, o produtor consegue escalar seu produto alcançando mais clientes e realizando mais vendas, porém com menor investimento em anúncios e outros modelos de mídia paga.
Afiliado
O afiliado é uma espécie de “representante comercial online”, ou seja, quem divulga um produto, serviço ou marca para diversas pessoas. Com isso, realiza vendas para o produtor e recebe uma remuneração por esse trabalho.
Assim, o afiliado pode vender através de diferentes plataformas e para vários produtores. Pode ainda se afiliar a diversos produtos diferentes, vendendo diretamente para pessoas físicas, empresas, clientes finais ou intermediários.
Cliente
O cliente final é oponto chave para qualquer negócio, pois é ele quem vai receber a oferta do produto criada pelo afiliado e, assim, comprar o que o produtor oferece.
Portanto, é a figura mais importante já que sem ele é possível realizar as vendas. Logo, não há nenhum valor para receber e nenhuma comissão para pagar.
Tipos de divulgação para Afiliados
Existem algumas siglas relacionadas ao tipo de afiliação que você precisa conhecer para entender como o marketing de afiliados.
CPC – Custo por Clique
Esse modelo surgiu junto com o Google Adwords, por volta dos anos 2000 e por isso é um dos modelos mais antigos de comissionamento na Internet.
Nesse modelo, o afiliado divulga banners, links ou outros materiais em troca de um pequeno valor a cada clique, não importando a ação posterior.
Sua vantagem é que a responsabilidade do resultado final, ou seja, a venda do produto, não é do afiliado. Apesar disso, é um modelo mais difícil de escalar, pois são necessários milhares de cliques em anúncios para receber uma boa quantia.
CPA – Custo por Ação
O CPA é um dos modelos mais utilizados hoje em dia e um dos mais rentáveis também. Neste modelo, para receber o pagamento, é preciso que o usuário realize uma ação específica, que pode ser:
- O fechamento da venda, quando o produto é faturado.
- O preenchimento do cadastro;
- Download de e-book;
- Inscrição em Webinar, entre outros.
Como é um modelo que paga bem, exige maior esforço do afiliado, que precisa criar um planejamento estratégico de forma a saber quais são as dores e os desejos do cliente para, então, guiá-lo até a finalização da ação esperada.
CPM – Custo por Mil Impressões
O CPM ficou famoso nas agências de publicidade e na mídia tradicional, mas na década de 90 ele virou uma das principais formas de remuneração na Internet.
Nesta modalidade, o afiliado recebe um valor fixo a cada mil impressões (número total de vezes que uma publicação foi exibida aos usuários dentro de um determinado período).
Era uma opção muito utilizada por portais e blogs que tinham um bom tráfego e, assim, recebiam um valor recorrente todo mês.
CPV – Custo por Venda
Neste modelo, o afiliado recebe sua comissão apenas quando o cliente finaliza a compra. É o caso do programa de afiliados da Amazon, por exemplo.
CPL – Custo por Lead válido
No marketing digital, os leads são valiosos. Diante disso, as empresas pagam por contatos que são realmente vantajosos para ela.
Assim, nesse modelo, o afiliado ganha por cada lead válido. Por exemplo: em alguns sites de viagens, você ganha uma comissão quando indica um usuário e ele se cadastra e compra uma passagem.
CPF – Custo por Formulário
No modelo CPF é estabelecido um valor fixo para cada formulário respondido, que pode variar conforme a complexidade do formulário e outros detalhes combinados entre ambas as partes envolvidas.
CPI – Custo por Instalação
Este modelo tem se tornado cada vez mais popular, pois o afiliado ganha a cada instalação de aplicativo, independentemente se ele será usado ou não.
Conclusão
O marketing de afiliados cresce a cada mês. São pessoas em busca de uma renda extra, em alguns casos, a única renda.
Além disso, é um trabalho que exige baixo investimento para começar. Basta um celular ou computador e você pode se afiliar a uma empresa que venda Sacolas Ecologicas e começar a divulgá-las em suas redes sociais, blog e no Google.