Conheça o funcionamento de um dos principais buscadores da internet
O Google é um dos buscadores mais utilizados pelos usuários da rede, e isso é um fato inquestionável. Apesar de ser amplamente conhecido, muitas pessoas têm dúvida sobre o seu funcionamento. A boa notícia é que você não precisa ser uma agência de SEO ou especialista em internet para conhecer melhor as características, o funcionamento e os fatores de rankeamento do Google.
Todas as empresas que usam o digital no seu dia a dia, seja para fortalecer sua marca, para aplicar estratégias de marketing digital ou de conteúdo e até para vender online, podem conhecer e entender o funcionamento do buscador e aprender como usá-lo a favor dos seus negócios.
Funcionamento do buscador Google
De uma forma objetiva, podemos dizer que o buscador do Google realiza as suas pesquisas utilizando robôs, que vasculham as informações disponíveis na internet, identificam páginas que tenham relação com a palavra fixada, classificam essas páginas e depois indexam em seus servidores.
Dessa forma, sempre que uma pesquisa é feita no Google, o algoritmo trabalha para analisar e organizar os resultados encontrados, priorizando as informações e os conteúdos que têm maior relevância para o usuário.
Search Engine Results Page
Sempre que você faz uma pesquisa no Google você é direcionado para a Search Engine Results Page, ou simplesmente SERP.
A SERP é a página que você vê logo depois de inserir uma consulta na aba de pesquisa do Google ou de qualquer outro mecanismo de pesquisa.
Nessa página, as buscas realizadas são divididas em dois tipos de resultados: resultados pagos e resultados orgânicos.
- Resultados pagos: aparecem por meio de anúncios realizados pelo Google Ads (anúncios pagos) e estão posicionados acima e abaixo dos resultados orgânicos.
- Resultados orgânicos: são aqueles obtidos a partir da análise do algoritmo do Google e do diagnóstico de relevância para o usuário que está pesquisando.
Fatores de ranqueamento
Imagine que você entrou em uma grande biblioteca e há uma infinidade de livros espalhados pelas prateleiras a sua volta. Você está procurando um livro sobre “SEO”, mas nessa biblioteca há livros com milhares de temas e assuntos. Para encontrar um livro que traga o conteúdo que você está procurando será necessário seguir algumas etapas para encontrar os melhores livros.
Primeiro, você estabelece o tema, no nosso exemplo, a pesquisa é sobre SEO. Feito isso, será necessário observar título, subtítulo, capa, sumário e conteúdos. Depois, será preciso identificar os melhores autores e obras mais conhecidas. Feito isso, você seleciona e classifica os melhores livros de acordo com a relevância e relação com o conteúdo pesquisado. Depois é só escolher os principais títulos.
Esse exemplo ajuda a entender como o Google funciona, a diferença é que ele parte da palavra-chave pesquisada, analisa o que tem disponível na rede, avalia a relevância desse conteúdo e classifica a sua relevância. Aqueles conteúdos que são considerados mais relevantes vão para as primeiras posições no buscador.
O Google usa um rastreador, conhecido como Googlebot, que vasculha e lê todo o conteúdo disponível nas páginas e traz dados a respeito delas para os seus servidores. O objetivo desse rastreador é identificar os melhores resultados possíveis nas páginas disponíveis, visando oferecer a melhor experiência de busca para o usuário.
Há uma série de questões que contribuem para que uma página tenha um bom ranqueamento no Google, entre elas destacamos:
- indexação da página no Google;
- utilização de palavras-chave relevantes e em posições estratégicas;
- otimização SEO do conteúdo do site;
- compartilhamento de conteúdos estratégicos e com qualidade;
- backlinks de qualidade;
- certificado SSL de segurança;
- rastreabilidade do site;
- engajamento dos usuários;
- velocidade de carregamento;
- autoridade do site;
- usabilidade em dispositivos móveis, como smartphones e tablets; e,
- interface amigável.
Perceba que há uma série de aspectos que impactam na análise de relevância de um site pelo Google. Para que uma empresa tenha relevância sob o ponto de vista dos mecanismos de busca, é imprescindível que ela estabeleça estratégias de SEO e direcione suas ações de marketing para o desenvolvimento de conteúdos de qualidade.
Com o suporte de agências e empresas especializadas em SEO, fica mais fácil atingir uma posição privilegiada nos resultados de busca do Google, ampliando as oportunidades de crescimento do seu negócio e o desenvolvimento da sua marca.