Otimizar Adsense
Otimizar Adsense é o primeiro passo de quem deseja lucrar com sites e blogs. É fato que não devemos depender unicamente de uma fonte de renda, mais também é fato de que a confiabilidade do Adsense deve fazer parte de qualquer projeto online. Hoje podemos ver que o Adsense é considerado até em grandes portais, como o G1.com, globoesporte.com e outros mais.
Para quem já tem alguma experiência, deve saber que otimizar Adsense pode fazer uma grande diferença nos rendimentos, tornando apenas mais alguns blocos de anúncios em potenciais geradores de renda. Hoje vamos falar sobre técnicas importantes para otimizar Adsense, de forma a não focarmos somente nos “cliches” muito utilizados na internet sobre aumentar seus rendimentos.
Não esqueça de nunca deixar de lado em qualquer estratégia plataformas e formas de ganhar dinheiro online como Netaffiliation, Effiliation, Public Idéas, Confilio e E-MAI.
Como começar a otimizar Adsense em meus blogs e sites?
A primeira coisa que qualquer pessoa deve ter em mente para otimizar adsense é seguir sempre as diretrizes do Google. Muitos blogueiros e webmasters quando começam as atividades acabam por tentar iludir o mecanismo do Google de forma a tentar aumentar artificialmente seus ganhos. Esqueça isto, pois conseguirá por pouquíssimo tempo e se banido não terá mais chances de voltar. Pois bem, o primeiro passo para otimizar adsense de fato é pensar em obter algum tráfego de seus projetos. Por mais que uma otimização bem feita pode ser um grande diferencial, sem um tráfego mínimo não há retorno.
Uma vez que já possui algum tráfego e já veicula alguns anúncios do Adsense, você poderá colocar em prática algumas estratégias bastante eficazes, conforme abaixo:
– Avalie o indice de rentabilidade para otimizar Adsense:
Este é o principal aspecto do sucesso de qualquer campanha. Analisar os números e trabalhar o resultado entre eles. Acesse sua conta do Adsense, e no menu superior clique em Permitir e bloquear anúncios. Neste momento será carregado um sub-menu, clique em categorias gerais. Será aberta uma tela semelhante a abaixo:
Repare nesta tela que o Adsense apresenta as categorias de anúncios que são exibidas em seu site e também o percentual de impressões de anúncios com a porcentagem de ganhos. Se olharmos o exemplo da primeira linha, anúncios sobre artes e entreternimento foram exibidos 5,5% das exibições do site e representaram 6,4% dos rendimentos em geral. Esta esta a se perguntar porque que a soma da coluna inteira de impressões de anúncios não bate com 100%, é porque existem anúncios que podem fazer parte de mais de uma categoria.
Pois bem, neste momento é necessário analisar o índice de rentabilidade de cada categoria. Repare nesta tela acima que temos a categoria “Comercial e Industrial” que representou incríveis 59,6% dos meus rendimentos. Mais, se levarmos em consideração que representou também 55,3% das impressões, a lucratividade pode não ser a melhor possível. Se dividirmos a porcentagem de ganhos pela porcentagem de impressão de anúncios, chegamos ao indice de lucratividade de 1,07. Enquanto isso, se analisarmos a categoria “Comida e mercearia” ela tem um indice de lucratividade de 4,22, o que é incrivelmente maior.
Desta forma, é possível bloquear a exibição de anúncios de categorias menos lucrativas em nossos blocos de anúncios e banners. É claro que não recomendo começar esta otimização por categorias tão representativas igual eu citei no exemplo, mais você deve ir realizando testes até obter o máximo indice de lucratividade de seu blog. Neste exemplo acima, os maiores indices de lucratividade tem conteúdo que não estão relacionados ao conteúdo das páginas onde os anúncios estão vinculados. Ou seja, descobrimos um perfil de leitores que não esperavamos inicialmente. Esta análise pode se estender também as sub-categorias, através do menu Categorias Sensíveis.
– Posicionamento dos anúncios:
Este pode ser talvez um dos itens mais manjados na internet, mais realmente faz grande diferença quando deseja otimizar Adsense. Estar com anúncios em regiões privilegiadas de um blog ou site pode aumentar a taxa de conversão drasticamente dos seus anúncios. Como exemplo, você pode visitar qualquer artigo do blog publicidade-na-web.com. Lá, nós trabalhos com 3 blocos de anúncios antes de cada artigo, conforme imagem abaixo:
Enquanto que no blog publicidade-na-web.com nós utilizamos 3 blocos de anúncios, aqui no afiliados na web utilizamos apenas 1, de forma a aderir mais ao conteúdo dos artigos. Qual vocês acham que rende mais com o mesmo número de visitas, os 3 banners do exemplo acima ou apenas 1 deste blog?
A resposta parece óbvia, mais apenas 1 deste blog rende mais do que os outros 3. Isto se faz por conta de que no outro blog criou um excesso de publicidades juntas, o que faz com que os leitores criem uma barreira visual para eles, mesmo estando tão bem posicionados quanto ao bloco de anúncios deste blog.
Além disso, como parte da estratégia para otimizar Adsense de seu blog, não cogite utilizar a barra lateral (com excessão no canto superior) e no rodapé. Estes lugares, reconhecidamente não trazem bons rendimentos.
– Tamanhos de anúncios:
Todos sabemos que os anúnciantes do Adsense remuneram por cada clique através de um leilão, onde quem paga mais tem seus anúncios exibidos. Pois bem, se utilizarmos a lógica, formatos mais utilizados, como 300×250, 250×250, 468×60 e 728×90, possuem mais anúnciantes que veiculam suas publicidades neles. Se continuarmos utilizando a lógica, se trabalharmos com estes formatos estamos trabalhando com uma gama de anúnciantes maior, o que eleva e muito o valor do clique. Isto pode representar um aumento significativo nos seus rendimentos e ajudá-lo a otimizar Adsense em seus blogs.
– Redes de anúncios Certificadas
Além dos pontos já citados acima, você deve habilitar as redes de anúncios certificadas. Estas redes, são redes que anunciam no Google. Seguindo também a lógica, quanto mais anúnciantes disponíveis, maior o valor de cada clique. Para isto, acesse sua conta do Adsense, clique em Permitir e Bloquear Anúncios e em seguida clique no sub-menu redes de anúncios. Nesta tela, deixe marcado todas as redes.
– Bloquear anúncios de concorrentes
Embora exista esta possibilidade, não recomendo que seja utilizada de forma desenfreada. Esta funcionalidade permite bloquearmos que sejam exibidos anúncios de uma determinada empresa. Eu recomendo que ela seja utilizada somente para bloquear concorrentes e ainda sim em sites que trabalham com venda de produtos e serviços. Fora isto, bloquear anúnciantes é diminuir a quantidade de empresas participando do leilão de seus anúncios, o que implica em queda no valor dos cliques.
Estas são as dicas para quem deseja otimizar Adsense de forma real, aumentando assim seus ganhos.
E você, como ganha dinheiro com o Adsense?