As dúvidas sobre como será o retorno do aprendizado fora de casa após a pandemia é algo natural. Afinal de contas, já faz alguns meses que os estudantes estão em sala, aprendendo através da internet e se adaptando a esse novo método de estudo.
Dessa forma, é possível dizer que tudo pode ser diferente em algum momento do futuro, já que existem algumas previsões. Pensando nisso, vamos apresentar aqui os principais dados e características que vários especialistas vêm mostrando.
Logo, você pode começar a entender melhor o que esperar. Vamos lá?
Como será o retorno de aprendizado fora de casa após a pandemia
Não é segredo nenhum que a suspensão das aulas provocou uma série de mudanças na vida dos estudantes. Sejam aqueles que estão ainda no Fundamental até aqueles que estavam cursando a faculdade.
A partir do cenário atual, ainda estamos em meio a uma pandemia sem previsão de fim. O resultado, é que são muitas as incertezas sobre o futuro, principalmente relacionadas a espaços de aglomeração.
Portanto, alguns especialistas afirmam que o ensino nunca mais será o mesmo. Até porque, durante esses meses de distanciamento social, um novo método foi implantado: o ensino online.
Aprender através de um computador, sem um professor, já era algo comum para quem fazia cursos online. Entretanto, para os demais estudantes, foi um grande impacto que causou uma mudança na rotina de pais, professores e famílias inteiras.
Inclusive, diversos professores vêm apontando mudanças significativas no estilo de vida, que vão perdurar por muitos anos. Em síntese, a lousa agora é a tela de um computador e todo conteúdo se mistura entre documentos físicos e digitais.
Com isso em mente, não é possível retroceder ao modelo antigo. Sendo assim, o “voltar às aulas” será um impacto para todos: professores, alunos e famílias.
Qual a principal mudança esperada?
Algumas instituições de ensino já estão se preparando para o novo modelo de aula que pode fazer parte da vida futura. Em outras palavras, todo o corpo docente está passando por um tipo de upgrade.
Sendo assim, novos cursos e métodos estão sendo aprendidos. De qualquer maneira, a principal mudança que espera ser observada se refere ao fluxo de ensino.
Se antes os alunos precisavam passar horas estudando um conteúdo, com livros em mãos, pode ser que esse modelo já não seja mais o requisitado. Assim, vídeos, conteúdos online e interativos estão entre as apostas do mundo novo.
Muito longe de ter como objetivo acelerar o ensino, a ideia é trazer um reforço para o básico. Até porque, não é de hoje que diversas áreas de estudo dizem que já estava na hora de mudar.
A internet e a pandemia aceleraram esse processo, com a chance de inovar e dar um novo significado ao método de ensino. Da mesma forma, espera-se um ensino híbrido, que seria o novo normal.
Este ensino seria dividido entre o ensino comum e o novo método. Ou seja, uma forma de complementar o que o aluno está aprendendo e otimizar o ensino.
Desafios para o retorno de aprendizado fora de casa após a pandemia
É possível que você seja ou conheça algum estudante que tenha sofrido com o novo método de ensino. Seja porque não tem acesso à internet em casa, não tem um computador ou mesmo porque o ambiente não facilita esse processo.
São vários os relatos de alunos que reclamam sobre o barulho em casa, outras tarefas, familiares que não dão suporte, etc. Esse também é um desafio para o estudante, que precisa transformar o quarto/sala em uma sala de aula.
No caso de alunos de cursos e universidades, isso pode ser ainda mais complicado. Afinal, existe o trabalho, cansaço do dia e demais afazeres, que acabam se misturando na rotina.
Portanto, ao mesmo tempo que se espera um avanço no ensino, também existem dificuldades a serem enfrentadas. Isso sem falar nos professores que não se adaptaram a esse novo método.
Em resumo, o professor deixa de ser o centro do palco, para se tornar um condutor do ensino, um facilitador para a descoberta. Dessa forma, são desafios a serem enfrentados e superados, na busca por uma melhora na qualidade do ensino.
Algo que as escolas particulares, principalmente, vêm apostando para melhorar a qualidade do aprendizado. Já em relação aos demais estudantes, os cursos online com certificado nunca foram tão procurados.
Já que este é considerado o melhor momento para melhorar o currículo e alavancar as chances futuras de empregabilidade.
Possíveis problemas a longo prazo – Quando o ensino para
Algumas pesquisas foram realizadas pensando em situações semelhantes a essa, de parada do ensino nas escolas. Entretanto, especialistas afirmam que não se trata de uma situação normal ou que possa ser realmente comparada a outra.
Afinal, em situações de guerra, o ensino é estagnado e, durante as férias, o aluno deixa de ser aluno. A longo prazo, isso poderia significar uma redução na qualidade do ensino.
Sendo que o ensino nas escolas públicas já é alvo de críticas constantes. Como resultado, existe a possibilidade de que escolas particulares tenham um resultado ainda mais satisfatório.
Um resultado que pode ser prejudicial para o futuro dos alunos. Além do mais, é preciso pensar em comunidades e famílias que ainda não possuem um sistema capaz de garantir que o aluno tenha acesso ao básico.
Isso porque, existem famílias que não possuem computador, acesso à internet e nem uma biblioteca onde o aluno possa ir para fazer este acesso. Portanto, é necessário que o Governo tenha uma preocupação real em relação a essas vulnerabilidades brasileiras.
Caso contrário, daqui alguns anos, o número de estudantes nas universidades será reduzido, bem como o de profissionais realmente qualificados para os cargos. Por fim, não há como afirmar como será o retorno do aprendizado fora de casa após a pandemia.
Porém, dá para dizer que as coisas vão mudar e que nada será como antes. Enfim, você ainda ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais?
Comente aqui embaixo ou aproveite para compartilhar as suas experiências e expectativas com nossos leitores. Grande abraço e até o próximo post!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.