Nada revela melhor que você é uma verdadeira fashionista do que ser capaz de reconhecer cada tipo de sapato feminino só de olhar . Existe uma grande variedade de designs, formas e tamanhos em calçados femininos. Você conhece todos eles? Confira com esta entrada exclusiva da Dione em calçados femininos de A a Z!
Você encontrará tanto os calçados femininos mais básicos quanto as variações que surgiram em diferentes capitais mundiais da moda , principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra.
Preparar? Vai!
Sapatos para mulheres de acordo com sua estrutura básica
Alpercatas
Este tipo de calçado distingue-se por ser fabricado em lona e possuir uma sola em cânhamo ou outras fibras naturais. Sua versão flat é ideal para o dia a dia e a apresentação com salto tipo cunha, para ficar apresentável na primavera-verão com qualquer peça da estação.
Bailarinas
Como o próprio nome indica, são inspirados nas sapatilhas de balé. São sapatos de andar fechados com decote redondo. Para looks mais refinados, é preferível usar sabrinas bico fino ; para looks casuais, os de ponta arredondada são perfeitos.
Chuteiras
São sapatos fechados que cobrem tanto o pé como o tornozelo e parte da perna. Antigamente eram usados para andar a cavalo, por isso esse sapato costuma ter um salto, de 3 cm a 12 cm . Dependendo de suas características, as chuteiras podem receber vários nomes, que você conhecerá na próxima seção do artigo.
Botins
Ao contrário das botas, os botins cobrem apenas o pé e os tornozelos. Embora seja um calçado geralmente fechado, a liberdade nos designs modernos permite encontrar botins com decote profundo ou botins. Eles também são “subclassificados” de acordo com seus detalhes, que você pode descobrir na próxima parte do artigo.
Brogues para senhora
Esse é um tipo de sapato com ar masculino, de origem inglesa. Os brogues têm sola grossa, cobrem todo o pé e possuem cadarços no peito do pé. Eles são muito parecidos com os oxfords, exceto que nos brogues as abas de renda de couro são soltas, enquanto nos oxfords elas são costuradas na frente do sapato.
Mocassins para mulheres
Estes sapatos são de pele e não têm qualquer tipo de fecho. Sua principal característica é que possui uma peça larga no peito do pé , que é costurada nas laterais do mocassim, o que lhe confere seus típicos franzidos. Coordene-os com jeans e calças leves.
Mules
Mules são um híbrido entre sandálias e tamancos holandeses. Esses sapatos cobrem a parte da frente do pé e deixam o calcanhar exposto . Podem ter biqueira fechada ou aberta, ser rasa ou ter saltos de diferentes alturas e estilos.
Oxford feminino
Além de todas as características dos brogues e com abas de renda costuradas na ponta, os sapatos Oxford costumam ter pequenas perfurações para decoração. São excelentes para combinar com calças skinny ou leggings e saias curtas.
Sandálias de dedo
Este sapato grita “primavera” em todos os elementos. Basicamente, é composto por uma sola e tiras para segurar o pé, pode ser plano ou passar por todas as alturas do salto. O tipo, espessura e disposição das tiras podem variar quase infinitamente.
Tênis
Também tênis ou calçado esportivo, é um calçado com sola de borracha e corpo de tecido para exercícios. Atualmente são os calçados femininos perfeitos para looks informais, principalmente os modelos com linhas simples e em tons brancos ou claros.
Scarpin
O tipo de calçado feminino (Scarpin) por excelência caracteriza-se por ter a biqueira fechada e o salto. Dependendo da forma e altura do salto, pode ser classificado de várias maneiras. Conheça todos eles na próxima seção do artigo.
Tamancos
Compartilham as características das mulas, porém, diferem delas por possuírem plataforma de corrida e não ultrapassarem 5 cm de altura . Eles são uma ótima opção para usar com combinações frescas de primavera.
Tipos de calçados femininos de acordo com seus detalhes e características
Cinta de tornozelo ou cinta de sapato
A tradução literal é “cinta de tornozelo”, que descreve perfeitamente essa classificação. Os calçados femininos que podem apresentar esse detalhe são sabrinas, sandálias, chinelos e botins, como o Ayana de Dione. Além de melhorar o suporte, a tornozeleira dá um ar de flerte ao sapato.
Motociclista
Biker ou biker é um estilo que se aplica especialmente a botas de cano longo e botins. Caracterizam-se por terem uma sola larga, um cano largo e várias fivelas como decoração. Recomendamos o modelo Demi de Dione, perfeito para looks urbanos, você pode combiná-lo com jeans e uma jaqueta preta.
Chelsea
Este tipo de botins distingue-se por possuir uma secção elástica nas laterais exteriores do calçado, à altura do tornozelo. Esta seção pode ser visível ou oculta com texturas no mesmo material do loot. É um sapato feminino casual e confortável que pode ser usado durante todo o ano.
Vaqueiro
Botas estilo cowboy e botins destacam-se das demais pela biqueira pontiaguda, salto baixo e pouca ou nenhuma decoração. Geralmente cobrem até a panturrilha, mas existem modelos que cobrem apenas o tornozelo. Se procura uns botins deste estilo, recomendamos o modelo Nadia da Dione.
D’orsay
Trata-se de um tipo de calçado sem apoio que cobre apenas o calcanhar e a planta do pé, deixando a parte superior totalmente visível. É um sapato fino e estilizado que lembra a elegância dos anos 20. Use-o com seus vestidos favoritos.
Plano
O estilo flat não é o mesmo que “sapato de chão” porque o solado é totalmente plano, enquanto os modelos de chão podem ter salto de até 3 centímetros de altura. Você encontrará esse tipo de sapato em sabrinas e sandálias da moda para a estação primavera-verão.
Salto gatinho/salto feminino
Amado por muitos, esse tipo de sapato é identificado por seu salto fino que não passa de 5 centímetros de altura e se une ao sapato formando uma leve curva. É a versão do estilete para o dia a dia. Na Dione amamos a elegância desse modelo com bico fino, como os modelos Ivette e Laia. Encontre-os na secção de sapatilhas!
Sobre as botas de joelho
São as botas que cobrem o joelho ou até o meio da coxa. Inspiram-se nos calçados dos mosqueteiros que protegiam o rei de França no século XVII, daí o nome. Existem modelos rasos ou com salto, justos na perna ou folgados. Use-os com um mini vestido, shorts ou sobre calças justas.