Sinta-se em casa com um lar que tem tudo a ver com você. Confira as nossas sugestões!
Um dos fatores que mais nos faz sentir em casa é estar rodeado por uma decoração que tem a ver com nosso estilo e personalidade, e também com o lugar onde vivemos. Itens que conseguem transformar uma casa ou apartamento num verdadeiro lar.
Morar em fazenda, por exemplo, geralmente pede uma decoração mais rústica, com elementos que remetem à vida em meio à natureza, como objetos de madeira. Paralelo a isso, o estilo de vida, os gostos e particularidades de cada um são fatores primordiais a serem expressados no lar.
Para te ajudar a se inspirar nessa missão, fizemos uma lista com algumas dicas de como alcançar uma decoração única e personalizada, que te faça sentir-se em casa de verdade, com elementos que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar:
Use e abuse das fotografias
Não tem nada mais a sua cara e que conte a sua história mais do que os registros mais especiais da sua vida. Escolha lugares estratégicos para decorar com as suas fotos, das mais diversas maneiras.
Dá para fazer painel, varal, mandar enquadrar e fazer uma composição geométrica ou toda assimétrica, usar porta-retratos, mandar revelar em formato de polaroid ou até mesmo como imã e deixar exposto na geladeira.
O que não faltam são opções de como distribuir fotos pela casa. Não tenha receio e utilize essa dica com muito bom gosto. Use e abuse dessa recomendação, mas sem sair colocando foto em todo e qualquer lugar sem nenhuma lógica.
Personalize os objetos de decoração
Que tal botar a mão na massa e personalizar alguns objetos de decoração para a casa? Se você já tiver alguma afinidade com trabalhos manuais, como tricô bordado, pintura, etc., você pode fazer algo diferente nas almofadas, abajures, criar tapetes, cachepôs e muito mais.
Se as atividades artísticas não forem o seu forte, tudo bem. Dá para contar com a ajuda de alguém, encomendar a sua ideia com algum especialista, ou até se arriscar a fazer algo que nunca fez antes, como recortes e colagens, por exemplo. De repente você pode acabar gostando e descobrindo uma nova habilidade. Já pensou?
Arte direto na parede
Todo mundo tem um amigo artista, conhece alguém que manda bem nas ilustrações, ou sabe de alguém que não cobra muito caro para personalizar uma parede, enfim. Não é muito difícil encontrar uma pessoa disposta a transformar uma parede em branco em uma verdadeira obra de arte.
Pode ser uma parede inteira, apenas uma parte dela, todo um corredor ou apenas um cômodo. O legal é deixar a criatividade fluir e, caso for pedir para outra pessoa fazer, deixe sua ideia bem clara para que tudo saia do jeitinho que você imaginou.
Leve as recordações para as paredes
Para que a decoração da casa seja ainda mais única e personalizada, você pode adornar as paredes com lembranças de momentos vividos por você que vão além da fotografia: cartazes e ingressos de shows que você foi, por exemplo, podem virar quadros super legais e estilosos.
Você também pode enquadrar elementos que fizeram parte de algum momento especial. Um botão de rosa, por exemplo, pode ser deixado para secar e virar o tema central de um quadro, assim como um cartão postal, um bilhete, enfim, muitas outras coisas que trazem boas recordações.
Traga suas viagens para dentro de casa
Por último, mas não menos importante, uma forma de personalizar a casa é trazer para a decoração objetos trazidos de viagens. Podem ser vasos, miniaturas, imãs de geladeira, quadrinhos, instrumentos de madeira, chaveiros, enfim, com um prego e martelo, até as coisas mais improváveis podem ir para a parede.
Não se prenda em referências de Pinterest ou da casa de outras pessoas, é só utilizar o discernimento e um pouco da sua noção estética para alcançar uma decoração incrível e que tem tudo a ver com você. Boa sorte!