A timidez exagerada é um problema para quem busca se socializar e se integrar na sociedade, em outras palavras, para quem busca fazer amigos e se divertir com eles, ou até mesmo arrumar uma namorada, a introspecção atrapalha essas pessoas.
Ser introspectivo tem relação com ser mais na sua, mais silencioso, ou melhor, reservado, não necessariamente um indivíduo assim não goste de se comunicar, pode até desejar isso, mas não será visto sempre fazendo isso, mesmo querendo muito.
Sim, pessoas introspectivas querem se socializar, e nem sempre sabem como, acontece que essas pessoas não querem ficar sozinhas, mas naturalmente tendem a ser mais isoladas, tímidas, isso gera às vezes a vontade de se socializar de verdade.
Esse artigo não se foca em explicar o que é a introspecção em sua origem, ou os efeitos na sua vida, mas sim dicas de como tentar ser menos introspectivo, de como ser mais aberto a se socializar e como buscar fazer amigos mesmo nessa situação.
Ou seja, as opiniões expostas sobre pessoas introspectivas aqui não tem fundo científico, são apenas observações superficiais sobre o comportamento dessas pessoas, para assim tentar tratar o aspecto comportamental mais simples.
Vamos então ver como evitar que a introspecção atrapalhe sua vida ou de seus amigos se você ou eles forem introspectivos.
Esqueça a timidez e socialize
Pode parecer simples de falar e difícil de fazer não é? Bem, essa é a realidade, veja que não há outra opção para escolher, o primeiro passo certamente é esse, socializar mesmo que seja difícil, agir como se não fosse tímido mesmo que você seja.
Saiba que dificilmente as pessoas vão se aproximar de você do nada e fazer amizade, se você busca conhecer pessoas você deve dar o primeiro passo e, mesmo que com dificuldade, falar e tentar formar uma boa conversa, esse é o primeiro passo sempre.
Claro que a primeira vez tentando sustentar uma conversa sempre vai ser difícil, mas não se fique muito nisso, saiba que quanto mais você tenta parecer interessante menos atrativo você se torna, então fique tentando ser natural, ser você mesmo.
Não chame demais a atenção para si, nem tente ser o que você não é, ou mesmo se foque em mostrar que tem conteúdo, se as coisas fluírem naturalmente vai dar certo, então não se preocupem em forçar uma conversa com ninguém, tente deixar fluir.
Basta então chegar quando tiver oportunidade e desejo, e falar com alguém que você queira, se a pessoa se interessar pela conversar ela vai fluir, se não se interessar então não há necessidade de insistir, tente seguir em frente e não desista de tentar.
A forma como as pessoas te veem não é como você pensa
Outra dica importante é não ligar para o que as pessoas pensam ou falam sobre você, para quem não sofre com a introspecção, isso não é nada, mas para quem sofre com introspecção isso é algo bem difícil de se lidar, ainda mais se for ansioso.
O que as pessoas pensam de você não é nada para a maioria das pessoas, para o restante, entretanto é algo bem ruim, só quem já lidou com a ansiedade de não saber o que as pessoas pensam de você antes de conversar sabe o quão ruim isso é.
Mas não há com o que se preocupar, primeiro, pois raramente o que as pessoas pensam de você é realmente algo importante, só se aquela pessoa é de fato importante para você, as demais pessoas podem ser só ignoradas se não gostarem de você.
Além disso, se uma pessoa tiver uma impressão errada de você, certamente você não deve perder tempo se preocupando com isso, siga em frente, deixe a pessoa descobrir que estava errada se quiser, mas não fique ansioso com algo insignificante.
Basta que você se preocupe em ser uma boa pessoa e se as pessoas acharem que você não é não há nada que possa ser feito, basta ser bom de verdade e quem te achar mal vai estar perdendo de conversar com você, apenas isso.
Não deixe de conferir: Bio X5 funciona;
Introspecção em si é algo normal
Todos os indivíduos têm um nível de introspecção, isso é normal, cada pessoa tem seu nível de reserva, mas deixar isso controlar você não pode ser uma opção, tenha seus momentos de solitude, mas se quiser também tenha um pouco de sociabilidade.
Solitude, para fins didáticos, é diferente de solidão, solitude é o estado de paz de quem gosta de sua própria companhia, solidão é estar sozinho e ter problemas por isso, não deixe sua solitude virar solidão e equilibre sua vida social quanto possível.
Então uma vez claro que gostar de estar sozinho é normal, saiba que controlar ambos os aspectos é necessário, é preciso equilibrar seus momentos de paz sozinho, para se recompor, e seus momentos de alegria e sociabilidade, para evitar a solidão.
Sim, pois quem vive preso demais a solitude certamente acabará sem amigos em algum momento, se você ama a solitude isso não é um problema por si só, mas se você se entregar a ela corre o risco de virar uma pessoa solitária sem nem perceber.
Deixe que as coisas fluam naturalmente, equilibre sua vida e tenha seus momentos de solitude, e também tenha seus amigos para sair e se divertir, nada como isso para extravasar um pouco, se divertir para de vez em quando poder se sentir bem.
Tente sem medo de errar
Por fim, não tenha medo de errar, essa é uma das razões do nervosismo dos que tem introspecção, achar que podem cometer algum erro e serem isolados, fique tranquilo, não se deixe levar pela ansiedade, na maioria dos casos isso não ocorre.
As pessoas podem parecer difíceis de se aproximar, mas a maioria pode servir de boas amizades, desde que tome cuidado com as pessoas que são péssimas influências então nada deve acontecer que possa lhe prejudicar, então aja com calma.
Por fim, não esqueça de aproveitar o momento, não se prenda a ansiedade de fazer amigos, pois isso vai estragar a naturalidade do momento, apenas aproveite.