Quem já trabalha com marketing há um bom tempo, sabe que o e-mail marketing é uma estratégia bastante promissora, que continua tão importante quanto sempre foi. Mas será que quem não é da área sabe disso ou tem a mesma convicção?
De fato, segundo uma pesquisa da Radicati Email Statistics Report, importante instituição da área, só no último período os usuários de e-mail subiram para 3 bilhões de pessoas no mundo todo. Após a crise da pandemia de 2020, isso só aumentou mais.
Agora, imagine se uma loja virtual de roupas como camisa gola polo personalizada souber criar boas campanhas digitais e canalizar a atenção de todos os seus leads e clientes em potencial, qual não será o resultado que ela vai obter?
Muito positivo, sem dúvida. Porém, mesmo assim, tem muito empresário que pensa que “o e-mail morreu”. O que causa essa impressão são as inovações constantes que surgem no universo da esfera digital, que realmente são muitas.
Há redes sociais de todos os tipos, grandes motores de busca que facilitam na hora de encontrar qualquer solução pertinho da gente, além de marketplaces e plataformas digitais de serviços e produtos que também têm um portfólio bastante variado.
O que não podemos esquecer, no entanto, é como o e-mail é algo básico e funcionou. Por exemplo, após realizar uma compra em qualquer um desses veículos citados, onde é que chega a confirmação do pedido feito, e por onde a pessoa acompanha o envio?
Sim, pelo e-mail pessoal. Com o advento dos smartphones, que permitem receber notificações na palma da mão, isso cresceu mais. Por isso, hoje já se sabe que essa ferramenta é básica e indispensável, da mesma forma que o RG ou CPF do internauta.
Inclusive, isso vale tanto para demandas de pessoa física (como no exemplo da loja de roupas), quanto para soluções corporativas e empresas no geral. Aliás, no caso das empresas, o e-mail marketing é ainda mais promissor.
Pensemos em uma solução como espaco comercial compartilhado, ou serviços semelhantes da área de coworking em geral, que várias empresas novas e startups estão sempre procurando. Os decisores desse tipo de serviço são os gestores corporativos.
Portanto, impactá-los diretamente em seus e-mails pode ser uma excelente maneira de atingir o seu público-alvo do jeito certo e na hora certa. Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo os melhores conceitos e conselhos da área.
O mais interessante é que a estratégia realmente evoluiu tanto que, se for bem aplicada, pode ser aproveitada por qualquer segmento ou nicho de mercado, seja para fazer vendas online ou fechar clientes da área de entrega expressa de documentos e embalagens delivery personalizadas.
Então, se você quer entender melhor como isso é possível e revolucionar suas estratégias online por meio do e-mail marketing, basta seguir adiante na leitura.
Do que se trata o e-mail marketing?
O e-mail marketing nada mais é do que a estratégia de marketing ou publicidade online que consiste em disparar um conteúdo para um lead ou uma lista de leads que forneceram seus dados para contato.
Isso é muito importante, pois quer dizer que não se pode fazer o topo do funil de vendas com ele, já que é preciso ter um banco de leads com o qual trabalhar a lista. Mas é justamente do meio do funil até o fim que ele pode ajudar e muito na estratégia.
Por um exemplo, um artigo sobre etiqueta adesiva branca multiuso no blog da empresa pode não ter extraído todas as dúvidas do cliente sobre os usos exaustivos da etiqueta multiuso, o que, aliás, é bom para conter a audiência do cliente em potencial.
Portanto, o e-mail vem na sequência e estreita a relação com aquele lead. Para isso, ele precisa cumprir com algumas características essenciais, tais como:
- Ter um assunto chamativo;
- Não exceder um tamanho grande;
- Incluir percentuais e números;
- Ter uma escrita leve e assertiva;
- Conter apresentação visual bacana;
- Evitar traços típicos de spam;
- Saber usar CTAs, botões e links;
- Lançar mão de automatizações.
Enfim, nosso foco aqui não é fornecer um manual do e-mail perfeito, mas veja a questão das automatizações, por exemplo. Neste caso temos algo essencial, já que a tecnologia deve ser usada a nosso favor.
De tudo o que dissemos até aqui, já ficou claro que há muitas vantagens em utilizar o e-mail marketing, mas agora vamos enumerar esses benefícios.
Ademais, é bom que já tenhamos mencionado o funil de vendas, pois outra grande vantagem tem tudo a ver com ele, como ficará claro adiante.
1. Acelerando o funil de vendas
Hoje em dia, não é possível falar em marketing digital sem falar em um funil de vendas muito bem desenhado pelo departamento de marketing da empresa.
É ali que encontramos todos os estágios que cada visitante do seu site ou da sua loja precisará vencer para ir do nível de alguém que ignora a existência da sua marca (ou mesmo da sua solução) para o nível de um cliente satisfeito e fidelizado.
Contudo, para algumas empresas, é difícil dar o salto entre o momento em que o cliente informa seu e-mail ou telefone para contato, e as primeiras investidas. É justamente aí que entra o papel do e-mail marketing como estratégia de vendas.
Ou seja, ele vai acelerar incrivelmente esse processo, fortalecendo a relação com os leads e com os clientes, ampliando a autoridade da marca e, claro, aumentando as vendas.
Se a ideia é fazer o lead trocar sua impressora colorida profissional pelo modelo que você vende, vai ser muito mais fácil convencê-lo disso por e-mails bem delineados que realmente eduquem o público sobre as vantagens do seu produto.
Assim, o e-mail cumprirá com as etapas de resolução do problema e aprofundamento da consciência do cliente, até que o interesse desperte e surja a etapa da prospecção, que já é típica do departamento de vendas.
Graças a essa estratégia, ou seja, quando a venda é feita dessa forma, a taxa de renovação, aceitação e satisfação dos clientes aumenta consideravelmente, o que prova a eficiência e assertividade do funil de vendas atrelado ao e-mail marketing.
2. A facilidade de aplicar o recurso
É claro que campanhas bem elaboradas de marketing digital têm algum custo, até porque envolvem profissionais da área, desde gestores e criadores de ações até colaboradores da área de redação, revisão e design.
Contudo, também é verdade que algumas ações podem ser iniciadas do absoluto zero, por um empresário que trabalhe sozinho ou com equipe muito enxuta. É, sem dúvida, o caso do e-mail marketing, no que, aliás, consiste uma de suas maiores vantagens.
Imagine um pequeno negócio que vende armario de metal vestiario, nada impede que ele tenha um blog ou perfis nas redes sociais e, a partir dali, colete o material necessário para escrever excelentes e-mails.
Ou ainda, seria possível partir direto para o e-mail marketing, caso a empresa ainda não tivesse uma ação mais forte nos demais canais citados, pois o e-mail também tem essa autonomia em termos de ferramenta e realização.
3. Quanto custa escrever e-mails?
Outro benefício notável do e-mail marketing é o dos custos que você vai ter para produzir boas campanhas e ações duradouras.
No fundo, como dissemos acima, profissionais da área podem ajudar e muito, especialmente no caso de textos e imagens, que realmente precisam ser bem tratados.
Imagine uma gráfica que trabalha com banner impressao, certamente ela precisará impressionar todos os seus leads e leitores com uma apresentação visual à altura de alguém que trabalha nessa área.
No caso da escrita a regra é universal: todo e-mail precisa estar bem escrito, conforme o perfil do público-alvo e de acordo com as regras da gramática e da ortografia, pois isso transmite uma imagem bem melhor em termos de idoneidade e profissionalismo.
Porém, mesmo nesses casos, é perfeitamente possível a pessoa ter algum domínio nessas áreas e se sair bem, ou aprender o que precisa na internet mesmo.
Ademais, contratar freelancers nessa área, caso necessário, também é algo prático e acessível, tornando o e-mail marketing um dos tipos mais rentáveis e baratos de ação digital.
4. Segmentação e automatização
Por fim, quem pensa que o e-mail está ultrapassado se esquece da quantidade de softwares e programas que podem atendê-lo.
Com eles, é possível segmentar disparos em lote, conforme os perfis do seu público e os estágios em que estão no funil.
Assim, um e-mail de novidades sobre mobiliario urbano em sao paulo pode ser disparado apenas para um grupo dos seus leads, o que ainda dá para ser facilitado graças aos mesmos programas.
Nesse sentido, a tecnologia também permite emitir relatórios e dominar as métricas que mais ajudam a melhorar as estratégias, como taxas de abertura e de retorno.
Conclusão
Acima analisamos 4 benefícios que, na verdade, exploram todas as vantagens que o e-mail marketing pode trazer a qualquer marca.
Vimos como a tática pode ajudar no conteúdo segmentado e personalizado, na melhora do reconhecimento da marca, na credibilidade, no relacionamento com o cliente e na fidelização dele.
Além disso, também vimos que podem ocorrer retornos objetivos, como otimização de tempo e de orçamento, maior tráfego para o site, facilidade com métricas para acompanhamento e, ainda, o aumento nas vendas.
Com isso chegamos ao fim, deixando claro por que toda marca que queira se destacar no médio e longo prazo precisa colocar em prática os conceitos e os conselhos dados acima.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.