O efeito halo é algo que deve ser evitado pelas empresas, entretanto, é muito comum que aconteça quando a organização analisa o sucesso ou fracasso de um projeto apenas com base em seus resultados.
Tomar decisões é algo muito comum na gestão de projetos e envolve muitos fatores complexos. Só que a prática ao longo do tempo ajuda a avaliar riscos e fazer previsões mais precisas, tornando os resultados satisfatórios.
Mais do que isso, os resultados obtidos acontecem em tempo hábil, mas com as rotinas cada vez mais atribuladas e o excesso de informações superficiais, muitos gestores acabam entrando em um movimento reverso.
Eles começam a trabalhar com processos e qualificações que são observados com base em características insuficientes. Quando isso acontece, ocorre o efeito halo, sendo um dos equívocos mais cometidos dentro das corporações.
Também acaba por afastar os gestores de diagnósticos claros sobre a situação da companhia, o que colabora com o surgimento de outros problemas.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, veja qual é o conceito de efeito halo, como evitá-lo dentro da empresa e de que maneira ele exerce sua influência.
Entenda o que é efeito halo
Os gestores precisam conhecer e se antecipar aos problemas durante a avaliação de desempenho do negócio, mas essa tarefa pode ser muito desafiadora.
De qualquer forma, eles precisam ter a capacidade de diagnosticar gargalos e identificar oportunidades de melhorias, caso contrário a empresa não vai conseguir inovar.
Também não terá acesso a um bom planejamento estratégico e dificilmente vai se destacar no mercado. Mas se o proprietário de uma loja de frutas secas atacado souber o que precisa ser feito, evita esse tipo de situação.
Só que existem uma série de fatores que fazem com que gestores e funcionários analisem resultados sem considerar fatores que os trouxeram, e é justamente nesse momento que ocorre o efeito halo.
Efeito halo é um termo que foi usado pela primeira vez pelo psicólogo estadunidense Edward Thorndike para descrever a capacidade da mente humana em analisar, julgar, concluir e definir um indivíduo, por meio de uma única característica.
Isso expande a avaliação de um aspecto específico e que acaba afetando outros que não têm nenhuma relação com ele. Esse elemento pode ser o modo de se vestir, de falar, a aparência, entre outros.
Como evitar o efeito halo
Esse problema é muito frequente no ambiente organizacional, no entanto, existem algumas maneiras de evitá-lo. São elas:
Analisar as variáveis do processo
Para evitar julgamentos precipitados e desentendimentos, é muito importante deixar de avaliar o fracasso ou o sucesso de um funcionário com base no resultado.
O gestor de uma escola de curso extensão de cílios iniciante deve verificar todas as variáveis do processo, que são:
- Erros;
- Acertos;
- Qualificações;
- Pontos de melhoria.
Para facilitar ainda mais essa estratégia, é possível usar softwares de gestão e, com base em um olhar menos enviesado, o empreendedor consegue identificar hábitos de sucesso e pontos que precisam ser melhorados.
Ao longo do tempo, essas informações vão ajudar a conduzir a equipe e fazer todas as melhorias necessárias.
Ouvir os colaboradores
Uma cultura organizacional horizontal ou até mesmo estratégias que fomentem o diálogo entre gestores e colaboradores são ações que oferecem espaço para os funcionários.
Os profissionais vão se sentir mais à vontade para dar seu feedback e expor seu ponto de vista sobre os projetos e processos internos. Os gestores, por sua vez, terão mais informações para avaliar e com isso evitar julgamentos precipitados.
Ser um bom gestor
Uma das principais causas do efeito halo é designar profissionais especializados em certas áreas para cargos de gestão, e isso acaba fazendo com que o gerenciamento de projetos seja deixado de lado.
Dentro de uma empresa de impermeabilização de telhado com manta bidim, o gestor pode ser um especialista, mas ele também precisa aplicar seus conhecimentos, habilidades, técnicas e ferramentas na execução de projetos de maneira eficaz.
Também precisa saber elaborar relatórios de gestão, por essa razão, ao escolher um gestor para a função, é muito importante que esse profissional conheça as etapas do processo e saiba se colocar no lugar dos outros colaboradores.
Para exercer sua função, ele pode usar sistemas de indicadores de desempenho para melhorar a avaliação, além de demonstrar empatia para que as análises sejam completas.
Destacar a imagem corporativa
O efeito halo pode ocorrer por conta de julgamentos relacionados à imagem de uma pessoa e a mesma coisa acontece com uma empresa.
Nesse sentido, é muito importante que os funcionários saibam identificar os valores da organização para a qual trabalham e como devem se comportar diante deles.
Mesmo que o perfil da corporação seja mais descolado, desde sua fachada em acm até seus processos internos, é necessário que seus profissionais saibam até onde podem ir para que não sejam mal interpretados.
É justamente por isso que cada vez mais as organizações contam com o apoio de consultores de imagem corporativa.
O que o efeito halo pode influenciar
O efeito halo costuma exercer muita influência no gerenciamento de projetos, mesmo que isso aconteça de maneira inconsciente.
Muitas vezes, determinadas características de um gestor são valorizadas em excesso, ao passo que outras podem nem mesmo ser notadas, só que isso pode comprometer os resultados que a companhia deseja alcançar.
Para entender melhor, primeiro é necessário compreender o conceito de gerenciamento de projetos, que nada mais é do que aplicar conhecimentos, técnicas, habilidades e ferramentas na execução de um projeto, para que ele seja eficaz.
Só que, em muitos casos, profissionais de alto nível de especialização em alguma área precisam gerenciar o projeto, no entanto, ele deveria ser direcionado para atender demandas relacionadas à área que domina.
Todo tipo de organização, como uma empresa de instalação de sistema de cftv industrial, precisa se atentar a esse fator, caso contrário, pode acontecer o efeito halo.
Ele faz com que as pessoas considerem apenas o fato de que o possível gestor é um profissional altamente especializado no assunto, automaticamente concluindo que ele está preparado para conduzir a execução de um projeto.
Mas a verdade é que, para este papel, existe alguém realmente preparado, que nada mais é do que o gestor de projetos, que possui as habilidades necessárias para fazer seu trabalho, mediar conflitos, orientar profissionais, entre outras ações.
É alguém que está realmente apto a esse trabalho e que vai alcançar os resultados esperados durante a elaboração do projeto.
Só que uma loja de móveis para a cozinha planejada com bancada apartamento pequeno precisa estar atenta porque além de impactar a gestão do projeto em si, o efeito halo também pode gerar impactos no ambiente organizacional.
Ele pode impactar diretamente nos resultados individuais e empresariais, exigindo muita atenção em relação às consequências.
A partir do momento em que a companhia superestima as qualidades de um indivíduo e o coloca em um cargo de extrema responsabilidade, logo percebe que ele é inadequado para a função.
Mas até que se note essa questão, a corporação corre risco de perder muito tempo e dinheiro. Por outro lado, quando um profissional é subestimado, a companhia pode perder oportunidades de trabalhar com as pessoas certas em cargos de muita responsabilidade.
Se um fabricante de persiana integrada motorizada tem um projeto muito importante para lançar ele precisa garantir que vai trabalhar com os profissionais qualificados para realizar todas as funções.
Tenha em mente que os projetos são sempre muito delicados e passam por diferentes fases, e todas elas precisam de atenção. Se a corporação estiver usando profissionais inadequados, certamente terá dificuldades para alcançar o sucesso.
Não exagere nas qualidades de um profissional ou então não despreze as características que outro apresenta, afinal, esse tipo de comportamento pode ocasionar problemas para os resultados da corporação.
A boa notícia é que um fabricante de chapa de madeirite 20mm pode investir em algumas estratégias para evitar que o problema aconteça.
O melhor a se fazer é avaliar o profissional que será designado para essa responsabilidade e se certificar de que ele possui todas as habilidades necessárias para o sucesso do projeto.
Para minimizar ainda mais qualquer possível erro, avalie aspectos comportamentais e técnicos que o candidato apresenta e tenha bom senso na hora de fazer a avaliação.
Considerações finais
O efeito halo costuma aparecer em empresas que avaliam o sucesso e o fracasso apenas com base nos resultados obtidos, sem considerar ganhos ou perdas durante o trabalho.
Só que conduzir os processos de tomadas de decisão dessa forma pode trazer muitas perdas para a corporação. Além de saber avaliar corretamente os resultados, é fundamental contar com gestores que possuem as habilidades necessárias.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.