Seja um e-commerce de itens esportivos, que tem como público-alvo o consumidor final, ou uma organização que visa alcançar empresas e indústrias, como uma empresa de envasadora de liquidos, há momentos em que é preciso reavaliar e traçar um novo caminho para a marca. E isso pode acontecer por vários motivos, como, por exemplo:
- Perda de mercado;
- Alterações no modo de operar e na gestão;
- Mudanças nos tipos de serviços e produtos oferecidos.
Esses casos e até mesmo outros, levam a necessidade do rebranding feito por muitas organizações de renome, como Subway, Nubank, Tam, Pfizer, entre outros. Mas, o que é de fato o rebranding? Entenda isso e muito mais nos próximos tópicos. Boa leitura!
O que é objetivamente rebranding?
De maneira prática e concisa, o rebranding é nada mais que um novo posicionamento da marca no mercado. A empresa vai expor ao seu público estratégico composto por clientes, fornecedores e investidores, uma imagem nova.
Uma das mudanças mais comuns nesse tipo de estratégia mercadológica é a alteração do logo da empresa e do nome. Também pode abranger formas de linguagem de contato com o público.
Além disso, o conceito de rebranding vai mais longe, podendo envolver alterações na missão e valores da empresa, bem como alterações de nicho de negócio, que inclui mudanças de serviços e produtos, bem como de público-alvo.
Por exemplo, uma organização cujo o carro-chefe é uma mesa inox industrial, e muda seu nicho envolvendo outros tipos de mobiliários, ela terá que se reposicionar, portanto, tem que realizar o rebranding.
É importante destacar que o processo pode ser tanto mais agressivo, como o exemplo dado, o mais simples, tendo como alvo a modernização da marca com apenas modificações em sua identidade visual. Todos esses pontos deixam clara a grande importância do conceito para diferentes empresas.
Principais vantagens do rebranding
- Traz uma imagem mais moderna à empresa: o comportamento do consumidor muda constantemente, seja pessoa física ou jurídica, logo, empresas da área B2B, como é o caso das especializadas em imã de ferrite, precisam se alinhar aos novos valores do público, o que faz do rebranding uma ótima alternativa.
- Torna a missão e valores mais consistentes: falando em novos valores dos consumidores, o processo de rebranding também ajuda a trazer mais transparência e especialmente visibilidade sobre essa questão.
- Aumenta a competitividade: quanto mais explícito o seu posicionamento, mais forte a marca no mercado, elevando o seu potencial competitivo.
- Acelera a atração de novos mercados: como falamos, o rebranding é usado em situações de mudança de modelo de negócio, já que auxilia a transmitir a imagem certa e com isso atrair de maneira ágil o novo público estratégico.
E como realizar um processo de rebranding eficiente? Por ser uma estratégia de alta importância para a marca da empresa, é fundamental que haja um planejamento das ações, baseado no entendimento amplo do consumidor. Ademais, a empresa também precisa considerar alterações em suas formas de atendimento, principalmente quando a mudança é de nicho de negócio.
Chegamos ao fim do nosso artigo sobre a importância do rebranding, processo adotado por organizações dos mais diferentes portes e segmentos que estão em busca de competitividade e melhor relacionamento com o público.
Se gostou compartilhe nas suas redes sociais e nos siga para mais conteúdos de marketing.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.