Com a correria do dia a dia, cada vez mais as pessoas estão recorrendo aos recursos tecnológicos para facilitar a rotina. Assim, as compras on-line ganharam destaque no universo do consumo, principalmente quando falamos sobre as compras do mês.
Na hora de fazer o mercado, não são raras as famílias que preferem adquirir os produtos por meio de aplicativos ou sites próprios para essa finalidade, aproveitando o que há de melhor em dois mundos: ampla variedade e possibilidade de economizar no mercado.
Entretanto, diante de tantos produtos, será que você sabe como fazer boas escolhas? Afinal, quais são as opções mais saudáveis e o que considerar durante essa tarefa? Hoje, preparamos um conteúdo exclusivo para te auxiliar nessa empreitada. Acompanhe a leitura e anote as dicas!
Monte uma lista
Sem dúvida, o primeiro passo para acertar em cheio na compra online é fazer uma lista. Atualmente, este é um dos cuidados mais eficientes para garantir a escolha de produtos saudáveis, evitando o desperdício.
Com isso em mente, tente priorizar os alimentos orgânicos, bem como aqueles com baixo teor de gordura. Doces, snacks, refrigerantes e ultraprocessados devem ficar no fim da lista ou, quem sabe, até serem descartados.
Prefira alimentos frescos
Outra dica crucial para quem deseja fazer um mercado mais saudável é focar nos alimentos frescos. Em outras palavras, estamos falando de legumes, vegetais e frutas — que também podem ser facilmente encontrados em sites ou aplicativos.
Para não ter erro, prefira as opções da estação, que tendem a ser financeiramente mais acessíveis. Após finalizar essa fase, você poderá selecionar as carnes, os laticínios e os demais produtos para complementar a sua despensa.
E mais!
Em relação às carnes, priorize as versões menos gordurosas, ou seja, as magras. Nessa lista, vale adicionar os peixes, os frangos, o coxão duro, o filé mignon, o músculo e o patinho.
Cheque as informações nutricionais
Em diversos canais de compras, os produtos são disponibilizados com informações nutricionais. Inclusive, esses dados são superimportantes e não devem ser ignorados na hora da sua escolha.
Uma dica é evitar adquirir alimentos compostos por mais de cinco ingredientes, afinal, quanto mais insumos na fórmula, menos natural é o produto.
Fora isso, é bacana comparar os produtos e, na maioria das vezes, investir nas versões menos calóricas, com menor teor de gordura ou açúcares. Isso te ajudará a fazer uma seleção completa, pronta para nutrir o organismo da melhor maneira possível.
Cuidado com o desperdício
No universo online, sempre nos deparamos com uma abundância de produtos. Já em outros casos, esses insumos podem ser disponibilizados por preços para lá de atrativos, nos levando às compras por impulso.
Porém, o grande problema dessa atitude é que, em se tratando de alimentos, as chances de acabar desperdiçando ingredientes é alta, especialmente quando falamos sobre os produtos perecíveis.
Por isso, antes de adicionar qualquer item no carrinho, procure refletir e pensar se, de fato, aquela compra será necessária para o seu dia a dia e a do restante da família. Apesar de parecer um cuidado superficial, ao longo do prazo esse tipo de atitude te renderá muito mais economia e escolhas eficientes. Vale a pena experimentar!
Bônus: a validade dos produtos
Por último, e não menos importante, analise atentamente o prazo de validade dos alimentos. Até porque não há nada mais desagradável do que adquirir um produto e, no fim das contas, perceber que ele já está vencido e não poderá ser aproveitado adequadamente. Fique de olho!