Se você possui uma loja, com certeza já deve ter ouvido falar sobre o funil de vendas, mas você sabe ao certo sobre o que ele diz respeito ou por que é tão importante para as empresas?
Saiba que o funil de vendas é um conceito primordial para aplicar no inbound marketing e com isso aumentar os resultados comerciais da sua empresa, afinal se você não tiver um funil bem definido e monitorado, com certeza está perdendo clientes.
Para te ajudar a entender melhor como ele funciona, continue lendo este artigo, pois separamos tudo que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá!
O que é funil de vendas, afinal?
O funil de vendas também é conhecido como pipeline, esse é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a sua empresa até a concretização da compra.
Por exemplo, o funil de empresa de um cliente de uma empresa de sulfato de zinco fertilizante será todo o caminho que essa pessoa irá fazer até de fato comprar os produtos dessa marca.
Com isso, ele é um processo que conduz ou acompanha o cliente a partir do momento em que ele conhece a empresa e tem ciência de que aquele produto ou serviço irá resolver o seu problema até a fase final.
Como funciona o funil de vendas?
É importante entender que o processo de compras é feito através de várias etapas que preveem quais serão os próximos passos, como:
- O momento em que ele conhece sua empresa;
- A pesquisa sobre o item em que deseja;
- A compra;
- Recomendação que ele faz após usar o produto.
Sendo assim, quando um cliente descobre uma empresa de fios e cabos elétricos, ele ainda não está pronto para comprar o produto, afinal ainda está na fase inicial de conhecer a sua empresa e se realmente vale a pena comprar o produto.
Com isso temos três fases que são elas:
- Topo do funil: o aprendizado e a descoberta;
- Meio do funil: o reconhecimento e a consideração de solução;
- Fundo do funil: a decisão de compra.
Ela determina qual é o nível de maturidade do cliente em relação à decisão de compra.
Quais os tipos de funil de vendas?
É muito importante que as empresas entendam o funil de vendas para que consigam obter sucesso em toda sua operação comercial, além de melhorar os resultados do seu negócio, seja você uma empresa de inversor de frequência trifásico ou uma loja de sapatos.
Como já foi apresentado, o funil de vendas é a metodologia que acompanha toda a jornada de compra do cliente, mas saiba que existem dois tipos de funil de vendas, afinal o que alimenta o pipeline é o time de marketing.
Eles caminham juntos, mas é importante separá-los para que se consiga um melhor resultado.
Afinal, é o time de marketing que tem o poder de transformar os visitantes do site em leads para que então seja possível classificá-los e com isso enviá-los para as equipes de vendas como potenciais clientes.
Dessa forma, quando uma empresa de máquinas de solda profissional decide separar esses dois funis, o fundo do funil de marketing pode ser visto como o local em que se inicia o funil de vendas.
Mas é importante que a sua empresa não enxergue isso como o final desse processo, pelo contrário, às vezes o marketing não conseguiu convencer os o leads de fato, tornando necessário que a equipe de vendas trabalhe mais aspectos para torná-lo um cliente.
Por isso a sua empresa não pode limitar o seu funil de vendas a conversão de oportunidades em clientes, por isso que todos os processos precisam ser detalhados, esse é o principal diferencial de sucesso dessa prática.
Sendo assim, quando uma empresa de cabos elétricos, por exemplo, inclui essa organização em seu funil, consegue ter uma boa vantagem competitiva em relação à sua concorrência.
Como você pôde perceber, os dois funis estão interligados, sendo assim, por mais que eles sejam separados, um depende do outro para que a empresa obtenha bons resultados, com isso elas precisam ser analisadas em conjunto pela equipe de vendas e de marketing.
Como já dito, analisar o funil de vendas é fundamental para entender a jornada de compra e com isso saber quais são os aspectos que precisam ser melhorados, otimizando as práticas e aumentando as vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.