Cada etapa da gestação é marcada por mudanças que contribuem para a formação do bebê
Toda mãe é tomada de muita preocupação e de curiosidade durante o período gestacional, já que não é possível acompanhar tão de perto o desenvolvimento da criança na barriga.
Mesmo que não seja visível a olho nu, ao longo da gestação, os bebês passam por muitas mudanças para ter seu organismo formado e funcionando em perfeitas condições.
Com o propósito de ajudar as mamães a compreenderem melhor essa jornada, da fecundação até o nascimento, elaboramos um guia exclusivo a seguir, descrevendo cada etapa da evolução do bebê na fase gestacional. Confira!
1º mês: formação de órgãos essenciais
Logo após a fecundação, começa o período de evolução do feto, quando ocorre o início do desenvolvimento de alguns órgãos. Para a mãe, esse mês é marcado pelos primeiros sintomas da gravidez, como enjoos e muito cansaço, por causa do aumento hormonal sofrido por elas.
Nessa etapa, também ocorre a formação de partes essenciais para o embrião, como o coração, a placenta e o cordão umbilical, que conectam o corpo do bebê com o da mãe. Em relação ao tamanho, a criança costuma ter cerca de 2 milímetros até o final desse período.
2º mês: de embrião a feto
O segundo mês é o momento da transformação do embrião em feto. Nesse período, a criança continua muito pequena, medindo até 13 milímetros, por isso a barriga da mãe ainda não aparece nessa fase.
Entretanto, isso não indica que o bebê não esteja evoluindo. Pelo contrário, esse período é muito importante para o desenvolvimento de mais órgãos, como dos pulmões, do fígado, dos neurônios e até de pequenos botões, que se transformarão nos braços e nas pernas da criança.
3º mês: desenvolvimento de diferentes partes do corpo
A partir do terceiro mês, principalmente com o crescimento dos membros superiores, o bebê já começa a se movimentar na barriga da mãe, flexionando os cotovelos. Essa mudança ocorre junto ao amadurecimento da placenta, que, nesse ponto, já está completamente formada.
O terceiro mês também marca o início da formação dos órgãos genitais da criança, que logo poderão ser identificados no ultrassom. Para a mãe, essa etapa representa a diminuição dos enjoos matinais e o crescimento do volume dos seios.
4º mês: identificação do sexo do bebê
A maioria das mamães fica muito ansiosa pelo quarto mês da gestação, pois esse é o período em que os órgãos genitais são finalizados, sendo possível reconhecer o sexo do bebê.
Além disso, essa fase é o início do desenvolvimento da visão das crianças, que passam a distinguir a claridade da escuridão e, às vezes, já até conseguem mover os olhos de um lado para o outro, ainda que as pálpebras estejam fechadas.
5º mês: aparecimento dos pelos
Geralmente, no quinto mês, acontece a formação do “vérnix caseoso”, uma película gordurosa branca que cobre a pele da criança. Ela serve para proteger o bebê e para ajudá-lo na passagem pelo canal vaginal na hora do parto.
Nessa fase da gestação, a criança já chega ao comprimento médio de 27 centímetros, sendo seus movimentos muito perceptíveis à mãe. Esse momento ainda é marcado pelo surgimento de pelos no bebê, quando os cílios, as sobrancelhas e o cabelo da criança começam a ser formados.
6º mês: bom funcionamento do aparelho digestivo
O sexto mês é quando o bebê atinge uma etapa avançada do seu desenvolvimento e consegue realizar atividades como ter uma rotina de sono, abrir os olhos e responder a estímulos externos de sons fortes e de toques na barriga.
Também acontece a formação das impressões digitais da criança, e o funcionamento do aparelho digestivo ocorre com maior intensidade, levando o líquido amniótico até a criança.
7º mês: término da formação do bebê
No sétimo mês, a evolução do bebê está praticamente completa com o cérebro se desenvolvendo em um ritmo acelerado. Com isso, as necessidades nutricionais da criança aumentam, e o peso dela passa de 1,5 kg, provocando muitas dores nas costas e na região pélvica da mãe.
8º mês: movimentos do bebê
Como o oitavo mês é o penúltimo da gestação, já não existe muito espaço para o bebê se movimentar na barriga, pois ele fica grande demais. Em relação ao organismo da criança, esse momento ainda é marcado por uma fase de amadurecimento dos pulmões e do fortalecimento da estrutura óssea.
9º mês: momento do nascimento do bebê
O nono mês é a etapa final do período gestacional, podendo se estender até às 42 semanas. Nessa fase, o bebê continua crescendo, e o pulmão se torna cada vez mais forte.
Além disso, nessa etapa, até a semana 37, é comum que a criança adote a posição de nascimento, ou seja, fica de cabeça para baixo em direção ao canal vaginal. Devido a isso, as mães precisam ser acompanhadas constantemente por um obstetra, que avaliará os sinais do bebê até o nascimento.