Mesmo após mais de um ano de pandemia, muitas pessoas ainda não possuem uma rotina correta de higienização contra o coronavírus.
A pandemia do Coronavírus pegou todos de surpresa no ano de 2020 e muitos estabelecimentos, tanto comerciais quanto residenciais, tiveram que mudar suas rotinas de limpeza. Com o decorrer da pandemia, novos produtos de higiene foram lançados. Atualmente, encontramos no mercado produtos para higienização de superfícies, das mãos e até mesmo de máscaras.
Mesmo com esses novos produtos disponíveis e com uma comunicação prolongada sobre a importância das medidas de segurança, entre elas a higienização constante, muitas pessoas ainda não se protegem da maneira correta contra o novo Coronavírus. Continue lendo para saber um pouco mais sobre como manter tudo bem higienizado e protegido do vírus.
Cuidados com superfícies
Mesas, cadeiras, interruptores, maçanetas e outras superfícies tocadas com frequência devem ser limpas de forma assídua. Os produtos utilizados para a limpeza dessas superfícies devem conter cloro ou álcool 70%. Procure utilizar luvas na hora da limpeza e mantenha sempre o ambiente bem arejado. Não se esqueça de lavar as mãos depois.
Algumas superfícies são mais propensas a hospedar o vírus, pois são mais manuseadas no nosso dia a dia. Um desses exemplos é o celular, que deve ser higienizado no mínimo três vezes ao dia com um pano umedecido com álcool 70%. Notebooks e fones de ouvido também precisam de higienização frequente, e fique tranquilo, pois o álcool 70% em baixa quantidade não danifica os aparelhos eletrônicos. Mas lembre-se sempre de desligá-los antes de limpar.
Cuidados ao sair de casa
Muitas pessoas estão voltando a suas rotinas de trabalho e pegando o transporte público com mais frequência, porém as medidas de segurança e higiene não devem ser deixadas de lado. Ao utilizar o transporte público tente não encostar nas superfícies e deixe sempre as janelas abertas onde isso é possível. Caso haja a necessidade de se apoiar em alguma superfície, higienize as suas mãos com álcool em gel 70% logo após o contato.
Mesmo ao usar o carro, não se esqueça de higienizar volantes, câmbio e maçanetas, tanto na parte externa quanto na interna, com um pano umedecido com álcool 70%. Ao chegar no trabalho, separe alguns momentos antes de começar a sua rotina para higienizar a mesa, cadeira, computador e outros utensílios que pernoitaram no escritório.
Ao chegar em casa, é importante separar um tempo para que seja feita uma rotina de higienização, a fim de evitar que o vírus adentre seu ambiente doméstico. Não entre com os sapatos em casa, deixe-os do lado de fora, separados para serem usados em ambientes externos. Separe um local na entrada da sua casa para que sejam deixados os objetos que você estava carregando, como a bolsa, mochila, chaves e celular. Higienize esses objetos posteriormente.
Retire as roupas da rua e coloque-as para lavar, evitando ao máximo circular dentro de casa com essa vestimenta. Em seguida, tome um banho e lave o cabelo. Por fim, higienize com álcool 70% dos objetos trazidos da rua e as maçanetas e interruptores que você pode ter tocado antes de ter lavado as mãos ou tomado banho.
Cuidados com as compras e pedidos
Quando for ao supermercado, certifique-se de passar álcool em gel na barra onde o carrinho é empurrado ou nas hastes da cestinha. Muitos estabelecimentos já disponibilizam produtos para serem utilizados nesse processo, mas caso o seu supermercado não os forneça, o álcool em gel para as mãos pode ser utilizado.
Ao chegar em casa, higienize as sacolas das compras com um pano umedecido com álcool 70% ou com uma solução feita com água sanitária e água, sendo nove partes de água e uma parte de água sanitária comum.
As embalagens de produtos não comestíveis devem ser limpas do mesmo modo e aqueles alimentos que serão consumidos crus devem ser lavados em água corrente e, se possível, limpos com uma solução de água com água sanitária própria para alimentos. Fique atento aos produtos que irá utilizar, pois muitas marcas de água sanitária não são próprias para a lavagem de alimentos.