Afiliados na Web
No Result
View All Result
sábado, setembro 23, 2023
  • Login
  • Home
  • Conteúdos
    • Como criar um blog
    • Fórmula Negócio Online do Alex Vargas Funciona!?
    • Google Adsense
    • Hotmart é Confiável? Como Lucrar mais R$10.000,00 por mês
  • Anuncie
  • Advertise
  • Contato
Subscribe
Afiliados na Web
  • Home
  • Conteúdos
    • Como criar um blog
    • Fórmula Negócio Online do Alex Vargas Funciona!?
    • Google Adsense
    • Hotmart é Confiável? Como Lucrar mais R$10.000,00 por mês
  • Anuncie
  • Advertise
  • Contato
No Result
View All Result
No Result
View All Result
Home Guest Post

Hierarquia horizontal x hierarquia vertical: saiba as diferenças

Por Gustavo
in Guest Post
0
Hierarquia horizontal x hierarquia vertical: saiba as diferenças
157
SHARES
2k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Existem vários tipos de gestão e, com o passar dos últimos anos, a hierarquia horizontal x hierarquia vertical vem ganhando espaço e mostrando que existem métodos muito eficazes de se organizar um negócio e moldar novos talentos dentro da sua empresa.

Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar esse tipo de gestão e como elas são diferentes entre si, explorando como podem ser utilizadas de diferentes maneiras e ser muito funcionais dentro do mercado de trabalho e, principalmente, dentro da sua organização.

Saber como organizar uma empresa, suas tarefas e demandas pode ser mais difícil do que se imagina e, até mesmo uma empresa especializada em construção civil pode encontrar dificuldades para organizar suas ideias e fazer com que seu negócio funcione.

Pense que uma empresa é como se fosse uma casa. Ela precisa de um líder ou uma pessoa que dê alguns comandos para o seu funcionamento, precisa de organização para que as coisas não saiam de controle e para que as demandas sejam executadas.

Provavelmente você já ouviu falar sobre alguma expressão que diz que cada um entende da própria bagunça, assim como empresas de box para banheiro SP devem entender como funciona sua empresa.

Isso significa que, embora cada organização tenha a própria maneira de se organizar, é necessário um esqueleto, uma estrutura para que tudo siga de acordo com o planejado.

Para facilitar o entendimento, é preciso de uma estrutura organizacional, isto é, uma forma bem organizada de como todos os departamentos da empresa trabalham juntos para entregar o que é necessário, fazendo com que o negócio cresça e evolua.

Através dos resultados obtidos, os objetivos são conquistados e mostram o motivo dos negócios precisarem de uma organização e porque a estrutura organizacional é tão importante, até mesmo para uma fábrica de esquadrias de alumínio.

Sendo assim, os tópicos abaixo irão descrever melhor as diferenças entre a hierarquia horizontal e vertical, a importância desses tipos diferentes de gestão e como ambos podem ser tão impactantes e relevantes no mercado de trabalho. Confira.

As diferenças entre as gestões

Agora que ficou um pouco mais claro como é importante a estrutura organizacional, além de entender a sua definição, é necessário saber as diferenças quando pensamos no tipo de gestão horizontal e a vertical, para assim identificar suas peculiaridades, forças e fraquezas.

Pense em uma empresa pequena que ainda não possui um sistema de controle de acesso de pessoas, mas todos os reportes e relatórios são feitos a um único gestor, muito parecido com o que acontece em departamentos de uma empresa.

Muito utilizado principalmente em pequenas empresas e bem mais informal, esse tipo de gestão é conhecida como gestão horizontal, sendo muito boa para aumentar o elo entre o gestor e os colaboradores.

Dessa forma, é possível criar uma boa conexão e evitar burocracias que muitos acreditam ser desnecessária, incentivando e motivando os funcionários.

Pode-se destacar como desvantagem o fato de que, se tudo estiver sendo feito corretamente, a empresa irá crescer, sendo mais difícil de manter esse estilo e gerenciar as demandas e atividades, independente se estamos falando de uma grande logística ou sobre os melhores escritórios de assessoria contábil.

Já a gestão vertical se retrata a clássica e conhecida gestão de uma empresa, ou seja, é criado uma gestão hierárquica onde existe uma base, meio e topo.

Isso é muito útil e efetivo a longo prazo, além de ser mais indicado para organizações maiores, com mais demandas e que precisa de um pouco mais de padronização de serviços.

Com ela, é possível destacar os diversos organogramas que estamos tão acostumados a ver em empresas, onde cada passo é bastante planejado e mostrado aos funcionários. 

Independente se é aplicado em uma perfumaria ou em uma administração de condomínios e síndico profissional, é um modelo bastante indicado e funcional.

Como ponto negativo, pode-se destacar que, por ser um processo muito burocrático, perde-se a conexão com o líder, além de que essa liderança precisa ser forte e incisiva. Caso isso não aconteça, o sistema como um todo perde a força e abala as estruturas.

Isso significa que, ao decidir para a sua marca qual é o melhor desses estilos a ser abordado, é preciso levar em conta como perfil da sua própria organização:

  • As suas características;
  • Qual o perfil dos gestores;
  • O tipo de cultura e objetivos da empresa;
  • Tamanho e ramo de negócios.

Apesar dessas considerações precisarem ser bem pensadas e planejadas, mesmo para uma empresa de inspeção por partículas magnéticas, é preciso entender as diferenças entre ambos os modelos, porém, elas só foram citadas brevemente.

Sendo assim, os tópicos a seguir irão concentrar algumas das dicas e orientações para que você consiga identificar as diferenças entre ambos. 

  1. Tomada de decisões

O modo como as decisões são tomadas dentro de uma empresa são de suma importância para todos, afinal, a partir dessa simples ação que se sabe para onde as organizações darão os seus próximos passos. 

Em outras palavras, é preciso ter uma linha de raciocínio para que cada método se torne funcional e valha a pena.

Vamos supor que a tarefa designada seja compor um plano de gerenciamento de riscos, quando se pensa em um modelo de gestão vertical, as ordens e as orientações de como se deve trabalhar e proceder para que a demanda seja completa de forma funcional e para que siga os padrões da empresa.

Bastante diferente de quando pensamos em uma gestão horizontal, onde as próprias organizações capacitam os funcionários de tal maneira para que eles consigam lidar com as tarefas de forma independente, consultando a gestão apenas para decisões mais importantes ou para o esclarecimento de dúvidas.

Porém, não se engane, nesse segundo modelo também é respeitado as leis e métodos da empresa, tanto para garantir o trabalho quanto para a segurança dos envolvidos.

  1. Comunicação eficiente

A comunicação é fundamental em qualquer negócio ou relações pessoais ou profissionais. É através dela que acordos são feitos, que tarefas são realizadas, que o ambiente no trabalho é formado de maneira amigável e o elo entre gestão e colaboradores é criado.

Quando pensamos na gestão e no fluxo de informações de gestão vertical, a disseminação é mais lenta pela quantidade de burocracia que vem de cima para baixo, seguindo todos os padrões hierárquicos, também garantindo a segurança da informação e a clareza das mesmas.

Já quando pensamos na gestão horizontal, as informações são mais fluídas e podem chegar de maneira mais rápida de um colaborador para o outro. 

Com isso, o que pode acontecer é a falta de exatidão das informações por não acontecer uma diretriz ou um completo controle ou gerenciamento da mesma, caso não sejam passadas pelo gestor.

  1. Colaboração mútua

Assim como em qualquer outro trabalho, é preciso que os colaboradores cooperem entre si para que as tarefas e demandas sejam desempenhadas de forma assertiva e pontuais, aumentando tanto a produtividade quanto a efetividades das mesmas.

Conforme tudo que foi mencionado ao longo deste texto, cada um dos estilos de gestão possuem diferentes peculiaridades que podem ser melhor ou pior aproveitadas pelas mais diferentes empresas que investem nesse tipo de estratégia.

As principais peculiaridades de gestão vertical é que a colaboração, as relações entre os funcionários é em um ambiente controlado e muito bem vigiado, dando menos liberdade para o quesito interpessoal, mas sendo muito eficaz quando se pensa em manter padrões e oferecimento de recursos.

Já na gestão horizontal, os colaboradores têm muito mais liberdade para tomar decisões em conjunto, a colaboração é muito mais orgânica e abre muitas possibilidades que incentivam o trabalho em conjunto por parte dos funcionários.

Quando se pensa na utilização de ambas as gestões, é visível que cada uma possui suas qualidades e seus defeitos, podendo ser uma alternativa tentar buscar uma adaptação, uma mescla entre ambas as possibilidades, encontrando algo único para a sua organização

Considerações Finais

O texto de hoje abordou ambos os conceitos, o de hierarquia horizontal e vertical, mostrando as diferenças entre ambos os conceitos e como eles podem ser utilizados e aplicados no dia a dia de sua organização, além de algumas características que devem ser levadas em conta antes de se tomar uma decisão.

Independente de qual modelo irá utilizar, é importante avaliar muito bem a realidade da sua marca, quais as possibilidades de gestão que podem ser implantadas nela, qual que melhor funcionaria e qual delas a sua empresa prefere utilizar.

Portanto, use o texto como um guia, uma orientação para descobrir mais sobre estilos de gestão e garantir um excelente futuro para a sua marca, além de ver o seu crescimento e expansão.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts

Mercado de Ações: Desvendando os segredos da Renda Variável
Guest Post

Mercado de Ações: Desvendando os segredos da Renda Variável

Renda Fixa: A Estratégia Ideal para Investidores Conservadores
Guest Post

Renda Fixa: A Estratégia Ideal para Investidores Conservadores

Varejo Sustentável: Práticas e Tendências para um Comércio Responsável
Guest Post

Varejo Sustentável: Práticas e Tendências para um Comércio Responsável

Desvendando os Segredos do Sistema Bancário: Como Funcionam os Bancos
Guest Post

Desvendando os Segredos do Sistema Bancário: Como Funcionam os Bancos

Entendendo o mercado de Renda Fixa e suas oportunidades de investimento
Guest Post

Entendendo o mercado de Renda Fixa e suas oportunidades de investimento

Cirurgia do siso: cuidados no pós operatório
Guest Post

Cirurgia do siso: cuidados no pós operatório

Ver mais...

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *














Categorias

  • Afiliados
  • Blogs
  • Como Fazer
  • Dicas
  • Dicas de Ferramentas
  • Dicas de Marketing
  • Guest Post
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing Digital
  • Patrocinados
  • Publieditorial
  • SEO
  • Tecnologia
  • Uncategorized
  • Vendas
  • Vídeo Marketing

Recent News

Economize e Realize: Contrate uma Construtora

Economize e Realize: Contrate uma Construtora

desenvolvimento

Confira como o marketing pode salvar sua empresa da falência

Site Navigation

  • Home
  • Anuncie
  • Advertise
  • Contato
  • Política de Privacidade
Afiliados na Web

Afiliados na Web © 2020. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Google Adsense
  • Como Ganhar 10k p/ mês no Hotmart
  • Como Ganhar Dinheiro
  • Como Criar um Blog Lucrativo
  • Programa de Afiliados
  • Contato
  • Política de Privacidade

Afiliados na Web © 2020. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Usamos cookies para garantir a melhor experência em nosso website. Você pode encontrar mais informações sobre os cookies ou desabilitá-los em

Afiliados na Web
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.