Nos dias atuais, o crescimento e a expansão de marcas vem se tornando cada vez maior, com as empresas criando novas formas de atrair o público. Em um cenário como esse, o Live Marketing tem sido uma estratégia bastante usada.
Que o marketing é bastante relevante e impacta direta e indiretamente nos resultados e ações da empresa, isso não é novidade para ninguém. Mas, assim como a tecnologia, ele está em constante estudo e mudança, procurando sempre evoluir.
Percebendo que o público procurava experiências mais únicas e personalizadas, o Live Marketing se tornou uma tendência em diversas empresas ao perceberem que apenas anúncios e postagens não estavam mais chamando a atenção necessária.
Empresas como o Google adotaram o Live Marketing e obtiveram um bom resultado, provando que é possível realizar esse tipo de estratégia, mesmo em escala menor.
Em outras palavras, mesmo que o foco de seu negócio seja uma grande indústria ou fornecer serviços de chaveiro residencial, você entenderá por meio deste artigo o que é o Live Marketing e como aplicá-lo em sua empresa. Acompanhe a leitura!
O conceito e objetivos de Live Marketing
O principal objetivo do Live Marketing (também chamado de marketing ao vivo) é proporcionar ao cliente uma experiência única e completa, envolvendo-o de tal forma que ele demorará a esquecer ou, se for muito impactante, guardará para sempre.
Engajar, conquistar e fidelizar o cliente tornou-se uma tarefa muito mais árdua e trabalhosa. Todas as grandes empresas tentam fisgar mais público, mas são tantos recursos novos surgindo que eles ganham interesse do público tão rápido quanto perdem.
Então, saiba que seja vendendo camisas masculinas ou creme para cabelo cacheado, a responsabilidade é da empresa em se tornar irresistível a ponto de o cliente não ter dúvidas sobre o produto ou serviço que está adquirindo.
Porém, para que a estratégia funcione de forma eficaz, é necessário um bom estudo de mercado, além de se apoiar em argumentos e ideias sólidas. Caso contrário, o cliente pode pensar que é apenas conversa fiada, causando o efeito inverso ao almejado.
Alguns pontos que deve ter em sua mente quando for realizar esse tipo de abordagem são:
- Entender muito bem o seu público-alvo;
- Saber qual sensação você deseja passar ao cliente;
- Planejar o capital que será investido e quanto pode retornar;
- Estudar e aplicar a estratégia de forma eficiente.
As observações acima descritas referem-se principalmente se o seu produto não tem como principal finalidade estimular reações e sensações marcantes nas pessoas.
Ou seja, um estúdio para ensaio, normalmente é alugado já com o intuito de ensaiar ou criar músicas e a música em si é uma arte. Isso facilita na hora de aplicar a estratégia, pois é algo que é muito único de cada um, aumentando o vínculo à experiência.
Entenda agora alguns benefícios ao adotar a prática do Live Marketing.
Os benefícios de adotar o Live Marketing
São bem evidentes os benefícios de usar o Live Marketing, afinal, sua abordagem é bastante diferente das comuns e mais utilizadas. Como já discutimos até o momento, sua tática envolve o consumidor, marcando-o diretamente.
Portanto, o primeiro grande benefício que ele traz é o engajamento de seu público. É de extrema importância ter um relacionamento próximo ao de seu consumidor, assim um vínculo pode ser criado, aumentando sua satisfação com a empresa.
Essa espécie de laço entre duas partes agrega muito valor para ambos os lados: para a empresa, associando o produto diretamente à companhia e para o cliente, que encontrou um lugar onde foi bem tratado e teve uma experiência diferenciada do produto.
Isso faz com que o consumidor volte a consumir seus serviços, sem falar que ele pode até mesmo divulgar seu negócio, seja pelo famoso “boca a boca” ou compartilhando um flyer digital.
Outro benefício é se tornar referência no mercado em que atua. Existem diversos modos de se tornar referência, um deles, que é o mais simples, mas nem sempre tão praticado, é oferecer produtos e serviços com uma excelente qualidade.
Acredite, não existe estratégia de propaganda e divulgação que te manterá por muito tempo caso o produto que chega nas mãos do cliente não for bom. A divulgação por parte deles será negativa, impedindo desta forma sua expansão.
Caso o seu ramo seja de empresas de instalação elétrica, temos certeza que você quer ser a primeira empresa que passe pela cabeça de qualquer cliente que precisar desse tipo de serviço.
Por fim, mas não menos importante, um benefício que é muito impactante trata-se no aumento do número de vendas. Embora ele seja consequência de suas ações, o dinheiro movimenta o fluxo de trabalho da empresa, sendo essencial.
Por exemplo, sua imobiliária oferece serviços de locação de salas para cursos, palestras e outros afins. Para que o comércio se estabilize e gere bons frutos, uma frequência de entrega desses serviços se torna necessária.
Caso siga os passos já descritos até o momento nesse artigo, isso virá de forma natural. Um cliente satisfeito é um cliente que volta a comprar e, consequentemente, a empresa lucra com isso.
Maneiras de aplicar o Live Marketing
Assim como você, empreendedor, busca boas oportunidades para aplicar novas estratégias de comércio, seus clientes também buscam por promoções que realmente valham a pena para o bolso deles.
No mínimo, procuram algo com um custo benefício que chame a atenção. Independente do produto, seja um ventilador de teto ou placas informativas personalizadas, pagar menos por um bom produto é sempre vantajoso.
Outra ideia é fazer promoções que dão um item adicional caso o cliente compre mais de um, como por exemplo: “Na compra de oito pares de item x, ganhe dois de graça”. Isso incentiva a compra e traz mais compradores para o comércio.
Ações promocionais são um meio perfeito de ganhar a empatia do cliente e de aplicar de forma muito eficiente o conceito de Live Marketing. Crie um sistema de pontos e recompensa que o instigue a participar e ganhar um brinde, por exemplo.
Além disso, é interessante utilizar as redes sociais para interação com o seu público. Cada curtida, compartilhamento e número de comentários que a comunidade atingir, é desbloqueado uma recompensa caso compre algo em uma semana específica.
Bônus: utilize a tecnologia a seu favor
Divulgue seu trabalho não só em meios digitais, mas em eventos presenciais também. Uma demonstração do potencial e do diferencial do seu produto com um público fiel, pode gerar ainda mais oportunidades de estar perto de seus clientes.
Se for necessário, contrate serviço de empresas especializadas em montagem de stands para dar um verdadeiro show. Leve algumas atividades interativas e premiações únicas para quem estiver no evento.
Considere ainda criar conteúdo e divulgá-lo em todas as redes sociais possíveis. A maioria das pessoas conectadas atualmente possui perfil em mais de uma rede social, porém, existem muitos clientes que preferem o Instagram ao Facebook, por exemplo.
Para não deixá-lo de fora e atrair mais público, o mesmo conteúdo lançado em uma rede social pode ser utilizado em outra, talvez criando uma ou outra adaptação, mas ainda assim, sendo um conteúdo para todos que te seguem.
Uma boa sacada é utilizar de lives para criar uma interação direta com o público. As lives são uma forma de responder e interagir com seus clientes de maneira menos automatizada e mais pessoal.
Realizar sorteios ao final de uma transmissão ao vivo é mais uma forma de utilizar o Live Marketing ao seu favor, colocando-o como meio de comunicação instantâneo. Em questão de recursos, é bem mais barato e fácil de se realizar do que um evento.
Considerações finais
Como acompanhamos no decorrer deste conteúdo, o Live Marketing está presente nas principais estratégias e é o método mais eficaz de se obter e engajar o público, embora precise de bastante planejamento e investimento por parte da empresa.
O Google, por exemplo, utilizou deste método em uma campanha para apoiar pequenas empresas em Bay Area, em São Francisco, na Califórnia.
Foram distribuídos diversos totens pela cidade, oferecendo oportunidades para que a população local pudesse votar para determinar como a quantia de U$5,5 milhões seria distribuída na campanha.
Tanto as empresas que foram ajudadas quanto a população da cidade se lembrarão desta campanha, pois foi algo diferente e que marca toda uma situação.
Não é preciso fazer algo grande como a Google, mas ter iniciativa e criatividade para fazer algo dentro dos padrões atuais de sua empresa é um grande primeiro passo.
Então, já pensou como será a sua campanha e qual estratégia das que foram descritas irá utilizar? Agora é com você, empreendedor!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.