Se você se interessa por marketing digital e e-commerce, muito provavelmente já deve ter ouvido falar a respeito dos programas de afiliados.
Tornar-se um afiliado pode ser uma boa maneira de iniciar sua carreira como empreendedor digital, sem necessidade de investimento inicial.
Neste artigo, explicaremos melhor o que é afiliado e quais as vantagens em participar de um programa de afiliados.
O que é afiliado?
Afinal, o que é afiliado? Afiliado é alguém que promove produtos na internet e recebe comissão por cada venda efetuada através de sua indicação.
Nos últimos anos, o mercado digital tornou-se o principal meio para aquisição de produtos e serviços e, neste contexto, o empreendedorismo digital passou a ser uma das melhores alternativas de negócios.
O afiliado pode escolher entre diversos tipos de produtos, físicos ou digitais – materiais produzidos em formato digital e comercializados no meio online. Entre os infoprodutos estão cursos, e-books, aplicativos, ferramentas, entre outros.
Os nichos são diversos, deixando o afiliado livre para escolher aqueles que julga performar melhor na divulgação e vendas. O que torna o processo de divulgação mais efetivo e orgânico, é a identificação do afiliado com o tema escolhido.
Vantagens de participar de um programa de afiliados
Para aqueles que se identificam com o empreendedorismo digital, as vantagens em se tornar um afiliado são várias. Desde gerir seu próprio tempo de trabalho, até a elaboração das táticas de divulgação mais convenientes, tornar-se um afiliado pode ser uma potente alavanca àqueles que possuem veia empreendedora.
A seguir, vamos falar mais sobre algumas das principais vantagens em ser um afiliado.
1. Não correr o risco de perder o investimento
Para iniciar como afiliado, não é necessário nenhum investimento inicial. Os produtos ficam disponíveis em plataformas digitais, cabendo ao próprio afiliado verificar dentre eles, com qual (ou quais) mais se identifica.
Você pode se afiliar a vários produtos ou focar sua atenção em apenas um, tudo dependerá de sua estratégia de divulgação e da margem de lucro que deseja alcançar. Em ambos os casos, os únicos investimentos necessários serão seu empenho e dedicação.
2. Trabalhar sem ter um produto próprio
Como a gama de produtos é vasta, você pode escolher aqueles com os quais mais se identifica, ou que julga venderem melhor.
Ao optar por divulgar produtos já disponíveis no mercado, você ‘pula’ a etapa de criação, construção e implementação, passando diretamente para a divulgação e venda.
Este processo acaba direcionando seu trabalho e antecipando seus lucros, ficando livre para avaliar quais produtos lhe trazem resultado mais satisfatório.
3. Ser seu próprio chefe
Esta pode ser considerada uma das principais vantagens em ser um afiliado. Para aqueles que desejam empreender, ser seu próprio chefe é, sem dúvida, um dos principais objetivos profissionais.
Dentro do programa de afiliados é você quem trava suas metas, estratégias, seu método e horário de trabalho. Não havendo nenhum tipo de cobrança por resultados, você pode inclusive decidir se pretende tornar este trabalho sua fonte de renda principal ou se prefere deixá-lo apenas como uma renda extra.
Já que os resultados dependem diretamente de seu desempenho, ninguém melhor que você mesmo para se organizar e gerir suas tarefas.
4. Amplas possibilidades de divulgação
O ambiente virtual é imenso e existem diversas possibilidades de divulgar os produtos que você escolher.
Você pode utilizar suas próprias redes sociais, criar redes sociais dedicadas aos produtos, criar um blog ou até mesmo, investir em anúncios patrocinados para alavancar seus resultados.
Isso dependerá dos produtos escolhidos e do público alvo de cada um.
Conseguindo identificar os melhores canais de divulgação, você alinha suas estratégias e melhora sua taxa de conversão.
5. Não precisar lidar diretamente com o consumidor
Os serviços de atendimento ao consumidor, seja na fase pré ou pós venda, exigem dedicação e trabalho atento. Esclarecer as dúvidas, garantir a entrega do produto e a satisfação do cliente, fazem parte de todo processo de venda, mas podem tomar bastante o tempo do empreendedor.
Dentro do programa de afiliados, questões relacionadas ao esclarecimento de dúvidas e entrega do produto ficam a cargo da plataforma na qual ele está localizado. Sendo assim, como afiliado, você não precisará lidar diretamente com o consumidor ou com demandas burocráticas do processo de venda. Seu foco será apenas a divulgação e conversão.
6. Não precisar de site ou conhecimento técnico
Outros elementos que não fazem parte da rotina do afiliado são o conhecimento técnico, ou um site próprio.
Conforme vimos, os produtos ficam situados em plataformas virtuais. Portanto, toda a parte técnica envolvida na distribuição e entrega deste produto ao cliente final, é de responsabilidade da plataforma.
Da mesma maneira, você não precisa de conhecimento técnico acerca das áreas de atuação às quais os produtos se referem. Esta questão, por sua vez, fica sob a responsabilidade do criador ou fabricante do produto, sendo ele o encarregado de sanar quaisquer dúvidas técnicas ou teóricas que o consumidor venha a ter.
Como afiliado, sua preocupação será apenas criar as melhores estratégias de divulgação para aumentar suas vendas.
7. Escolher a margem de lucro
Como as plataformas de afiliados têm um grande leque de produtos, eles variam desde as categorias, até a margem de lucro. E este também pode ser um dos critérios de escolha para o afiliado.
A comissão de cada produto pode variar desde alguns centavos, até mais de R$100,00 por cada venda convertida. Sendo assim, fica a critério do afiliado decidir com quais produtos e margens de lucro prefere trabalhar.
8. Ter controle das indicações
Ao tornar-se afiliado a um produto, você receberá um link exclusivo para divulgação. É através deste link que são controladas e geridas cada indicação.
Sempre que algum usuário efetuar o acesso através do link do afiliado, esta informação ficará registrada na plataforma e, mesmo que a venda não venha a ser efetivada naquele dia, o acesso ficará vinculado ao afiliado em questão.
Por ser totalmente digital e associado aos dados de cada afiliado, este procedimento garante o controle das indicações e comissões das vendas convertidas.
9. Ter garantia do pagamento
Através do link exclusivo para o controle das divulgações, também é contabilizada a comissão relacionada à conversão das vendas.
As condições e prazos de pagamento dessas comissões variam de acordo com cada programa de afiliados. Mas de qualquer maneira, todo o registro de conversão é digitalizado e seguro, garantindo o pagamento aos afiliados sem grandes burocracias.
Como fazer parte de um programa de afiliados?
Agora que já conhecemos mais sobre o que é afiliado e as principais vantagens de tornar-se um, podemos planejar melhor como fazer parte de um programa de afiliados.
Os critérios essenciais para ser um afiliado são: ser maior de 18 anos, ter um endereço de e-mail válido e cadastrar-se numa plataforma de afiliados.
Existem diversas plataformas voltadas a programas de afiliados e, ao escolher com qual delas mais se identifica, basta efetuar seu cadastro para poder acessar os produtos disponíveis e iniciar seu trabalho de divulgação.
Pela ausência de investimento inicial e liberdade estratégica oferecida, fazer parte de um programa de afiliados pode ser uma ótima forma de iniciar uma carreira no empreendedorismo digital e trazer resultados bastante vantajosos.